Renault Zoe

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Renault Zoe
Visão Global
Produção 2012 - presente
Fabricante Renault
Modelo
Classe Compacto urbano
Ficha técnica
Motor Elétrico
70 kW
225 Nm
Layout Hatch
Dimensões
Comprimento 4,100 m
Entre-eixos 2,605 m
Largura 1,840 m
Altura 1,4516 m
Último
Último
Próximo
Próximo

O Renault Zoe é um veículo totalmente elétrico de quatro lugares concebido pela Renault. Este modelo é completamente eléctrico, ou seja, é Zero-Emissões de gases com efeito de estufa. Tem um preço de venda ao público em Portugal de 21750€ adicionando-se 79€ por mês de aluguer de baterias,1 um dos mais acessíveis da gama Zero-Emissões.

Especificações[editar | editar código-fonte]

Zoe Concept

A aerodinâmica tem um papel fundamental no desempenho de um veículo Zero-Emissões como é o caso deste modelo da Renault. O Zoe Z.E Concept tem 4,10m de comprimento e é propulsionado por um motor eléctrico de 95cv que desenvolve 226Nm de binário. As jantes de 21 polegadas e as grandes superfícies laterais dão a sensação de tranquilidade para os 4 passageiros que o Zoe pode transportar.

Na traseira, um aileron retráctil aciona-se a velocidades superiores a 90 km/h de forma a melhorar significativamente o desempenho aerodinâmico do Zoe. Esta parte constituinte do Zoe está equipada com LEDs que servem também como luz de paragem.

  • O tejadilho tem uma membrana que isola os ocupantes do calor e frio, e permite o controlo da temperatura com recuperação da energia através das células fotovoltaicas do tipo favo de abelha.
  • Na frente e na traseira, um escudo de gel de poliuretano protege as luzes que possuem díodos electro-luminiscentes com uma eficiência elevada que emitem uma luz azulada. Esta segunda pele protege estes componentes vulneráveis das pequenas batidas na cidade.
  • Existem entradas de ar situadas nas laterais do carro que proporcionam o ar fresco necessário para arrefecer as baterias. O ar é depois extraído através de duas condutas traseiras de grandes dimensões.
  • Os espelhos retrovisores são substituídos por câmaras de vídeo de alta eficiência energética que transmitem imagens para um ecrã que substitui o espelho retrovisor mas que proporciona uma visão perfeita e abrangente sem quaisquer tipos de ângulos mortos.
  • A abertura das portas é igualmente inovadora proporcionando um acesso facilitado ao interior.
Zoe Preview

No interior, o painel de instrumentos contribui também de forma decisiva para a sensação de organização do interior.

  • Existem sistemas que informam o condutor sobre o tráfego, autonomia e pontos de carregamento mais próximos.
  • O sistema de climatização permite filtrar o ar e detectar substâncias tóxicas fechando automaticamente a ventilação. O sistema também pode emitir substancias hidratantes não secando o ar e proporcionando uma sensação de bem-estar, sendo que também pode emitir aromas estimulantes, garantindo assim uma condução relaxante.

O Renault Zoe tem um coeficiente aerodinâmico de 0.25 e atinge os 140 km/h de velocidade máxima.

Carregamento de baterias[editar | editar código-fonte]

Em relação ao carregamento das baterias, este modelo da Renault permite três opções:

  • Um carregamento convencional necessitará entre 4 a 8 horas para carregar as baterias.
  • Um carregamento rápido carregará em 20 minutos parte das baterias em pontos de carga específicos.
  • Existe ainda um método do tipo ‘Quickdrop’ que permite que em apenas 3 minutos as baterias sejam trocadas numa estação de troca de baterias.

As baterias de iões de lítio permitem uma autonomia de 160 km.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]