Táxis do Marne

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde abril de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Um dos táxis de Paris, Renault Type AG/Type AG-1, que levaram os soldados para a frente de batalha e ficarm depois conhecidos como "Taxis de la Marne".

Os Táxis do Marne (em francês: Taxis de la Marne) estiveram no centro de um episódio histórico que teve lugar na Primeira Batalha do Marne, no fim do Verão de 1914.

Nos primeiros dias de Setembro de 1914 as tropas alemãs chegam ao departamento do Sena e Marne, ficando a cerca de 40 quilómetros a nordeste de Paris. O estado-maior francês tinha de encontrar uma solução para enviar rapidamente tropas frescas para conter o avanço alemão. Requisitou os táxis de Paris, que, ao longo dos dias 7 e 8 de Setembro, dia e noite, transportaram os soldados de infantaria franceses da capital para a frente de batalha. Estes automóveis, que foram fabricados pela Renault entre 1905 e 1910 para serem usados como táxis em Paris, ficaram conhecidos, desde este episódio da Primeira Guerra Mundial, como os “ Táxis do Marne”.

Ícone de esboço Este artigo sobre automóveis é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.