Rio Beberibe

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Beberibe
Confluência do Rio Beberibe com o Rio Capibaribe na Ilha de Antônio Vaz, Recife.
Comprimento 19 km
Nascente Camaragibe
Foz Oceano Atlântico (Recife)
Área da bacia 79 km²

O Rio Beberibe é um rio brasileiro que banha o estado de Pernambuco. Tem sua nascente no município de Camaragibe com o encontro dos seus dois formadores: o rio Pacas e o rio Araçá. Tem um curso de 19 quilômetros.

A bacia hidrográfica do Beberibe tem 79 quilômetros quadrados e está situada inteiramente na Região Metropolitana do Recife, passando por Camaragibe, Recife e por Olinda, fazendo confluência com o Rio Capibaribe antes de desaguar no oceano Atlântico. Os principais afluentes do Beberibe são o rio Morno e seu afluente rio Macacos, além dos canais Vasco da Gama e da Malária, e do riacho Lava-Tripas. Estes últimos cortam zonas pobres do Recife e de Olinda, desaguando no Beberibe grandes quantidades de poluição.

Diz a lenda que, no Recife, o rio Beberibe se une ao rio Capibaribe para formar o Oceano Atlântico.

Por obra da engenharia, o Rio Beberibe obteve outra foz, antes da confluência com o Capibaribe, transformando a antes península do Recife Antigo em outra ilha, entre as tantas que formam a cidade.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

O topônimo "Beberibe" se originou do termo tupi îabebyrype, que significa "no rio das arraias" (îabebyra, arraia + 'y, rio + pe, em).[1]

Referências

  1. NAVARRO, E. A. Dicionário de tupi antigo: a língua indígena clássica do Brasil. São Paulo. Global. 2013. p. 547.
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.