Rocha Vaz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Rocha Vaz
Personagem de Quadrinhos Disney
Informações gerais
Primeira aparição "Como almoçar de graça", em 1942
Informações pessoais
Nome original Rocha Vaz
Residência Mansão Rocha Vaz
Características físicas
Sexo Masculino
Família e relacionamentos
Família Rosinha Vaz (filha)
Granolino da Rocha Vaz (irmão gêmeo)
Informações profissionais
Ocupação Antagonista
Aliados Zé Galo
ANACOZECA
Inimigos Zé Carioca

Rocha Vaz (Gaitolino da Rocha Vaz) é um personagem de história em quadrinhos da Disney. Participa do universo do Zé Carioca desde seu início nos quadrinhos.

História[editar | editar código-fonte]

Rocha Vaz é o milionário sogro do Zé Carioca, que desaprova inteiramente o namoro dele com sua filha e herdeira, Rosinha. Arma sempre para prejudicá-lo, na tentativa de separá-lo de sua filha.

Vive em uma mansão localizada em um bairro nobre vizinho à Vila Xurupita (embora seu endereço seja designado como Vila Xurupita em muitas histórias). Seu fiel mordomo, que também já criou aversão ao Zé, chama-se Alberto. Seu cachorro, treinado para atacar seu genro, chama-se Átila. Os dois são figuras secundárias frequentes nas histórias do Zé Carioca, o último sendo motivo de pesadelos para o papagaio. Seu genro, não por menos, tem o sogro como alvo frequente para descolar dinheiro através de seus golpes.

Foi revelado em uma revista especial que era o chefe da ANACOZECA, um grupo de cobradores do Zé Carioca.[1] E em uma história, também foi revelado ter um irmão gêmeo que morava em São Paulo, Granolino da Rocha Vaz.

Referências

  1. «Zé Carioca: uma aventura editorial no Brasil». UNIVERSO HQ. 14 de agosto de 2003. Consultado em 30 de janeiro de 2022 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]