00-Zero

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
00-Zero
Informações gerais
Primeira aparição The Case of the Purloined Pearls (1966, nos Estados Unidos)
Criado por Dick Kinney e Al Hubbard
Informações pessoais
Nome original 0.0. Duck
Características físicas
Sexo masculino
Informações profissionais
Ocupação agente secreto
Inimigos B.R.O.N.K.A.

00-Zero (0.0. Duck no original, em inglês) é um agente secreto das histórias em quadrinhos Disney criado por Dick Kinney e Al Hubbard, em 1966.

Trata-se de uma sátira extremamente escrachada aos filmes de espião, muito em sucesso na época, principalmente os de James Bond.

00-Zero é um agente muito atrapalhado, auxiliado pela vaidosa Pata Hari e pelo cãozinho Lobo.[1] Ambos combatem a organização B.R.O.N.K.A., chefiada pelo Grande Bronka. Tanto 00-Zero quanto a Pata Hari possuem um arsenal de ferramentas de última geração, porém nenhuma invenção funciona como o esperado e eles sempre deixam o Grande Bronka fugir, sem nunca mostrar o rosto do personagem.

Apareceu pela primeira vez nos Estados Unidos, na história The Case of the Purloined Pearls, de 1966. Esta mesma história, traduzida como O primeiro caso do 00-Zero foi sua estréia no Brasil.[2] A primeira história criada no Brasil foi A volta do 00-Zero, em 1975.[3]

No Brasil, seus traços eram feitos pelo mestre Ivan Saidenberg.[4]

Nome em outros idiomas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «UniversoHQ». adoráveis idiotas. Consultado em 22 de dezembro de 2009. Arquivado do original em 1 de fevereiro de 2010 
  2. «Esquiloscans». 00-Zero. Consultado em 22 de dezembro de 2009 
  3. «Inducks». histórias do 00-Zero (em inglês). Consultado em 22 de dezembro de 2009 
  4. «Inducks». 00-Zero (em inglês). Consultado em 22 de dezembro de 2009 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre personagens, revistas ou outros assuntos da Disney é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.