Superpateta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

[1]

Superpateta
Personagem de Quadrinhos Disney
Informações gerais
Primeira aparição "The Thief of Zanzipar", em 1965
Criado por Del Curry
Paul Murry
Informações pessoais
Residência Várias
Características físicas
Espécie Cachorro
Sexo Masculino
Cor dos olhos Preto
Informações profissionais
Poderes Soltar raios lazers e tem apetrechos que o dão poderes sobre-humanos
Aliados Superpata
Superpato
Quatro Folhas
Ganso de Aço
Esquálidus
SuperGil
Coronel Cintra
Morcego Vermelho
Inimigos Doutor Tic-Tac, Doutor X, Doutor Estigma, e Doutor Kanhestro
Afiliações atuais Clube dos Super-Heróis Disney
Ultra-Heróis
Aparições
Série(s) liga da justiça

Superpateta (Super Goof, no original) é um personagem do Universo Disney. É a identidade de super herói do Pateta, que ganha temporariamente superpoderes semelhantes aos do Superman quando come o super-amendoim que nasce em seu quintal. O efeito da planta dura pouco, por isso Superpateta carrega sempre vários amendoins de reserva, dentro de seu chapéu. O personagem também recebe a ajuda de seu inteligentíssimo sobrinho Gilberto, que às vezes também come alguns super-amendoins e torna-se o "SuperGil" – adquirindo assim, poderes iguais aos de seu "super-tio".

O alívio cômico de suas histórias surge do fato do efeito dos amendoins acabar rapidamente e o personagem perder seus poderes no momento menos oportuno, quando este está voando ou precisando de superforça em uma batalha. Ocasionalmente ele esqueceria de reabastecer seu chapéu com os super-amendoins, tendo que resolver seus problemas sem a ajuda de seus superpoderes.

O fato de ninguém descobrir quem ele é mesmo sem ele usar nenhuma máscara satiriza as histórias do Superman e a forma aparentemente porca, mas eficaz, deste super herói esconder sua identidade,

Seu traje de super herói é um pijama vermelho daqueles felpudos, tipicamente americanos (que vemos em filmes americanos de velho oeste), também usa uma capa azul presa por um alfinete.

História[editar | editar código-fonte]

O Superpateta foi criado por Del Curry e Paul Murry, em 1965, estrelando uma série americana própria até 1984. Seus primeiros inimigos foram o Doutor Tic-Tac, Doutor X e o Doutor Estigma. Durante os anos 70 e 80 teve várias histórias produzidas no Brasil, inclusive uma especial em que ele enfrenta o sinistro Doutor Kanhestro (publicada em dezembro de 1975).

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Super Goof at Don Markstein's Toonopedia. Archived from the original on January 1, 2018.