Rudolf Eucken

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Rudolf Eucken Medalha Nobel
Nascimento 5 de janeiro de 1846
Aurich
Morte 15 de setembro de 1926 (80 anos)
Jena
Nacionalidade Alemanha Alemão
Assinatura
Rudolf Eucken (signature).jpg

Rudolf Christoph Eucken (Aurich, 5 de Janeiro de 1846Jena, 15 de Setembro de 1926) foi um filósofo alemão. Foi galardoado com o Nobel de Literatura de 1908.

Início de vida[editar | editar código-fonte]

Eucken nasceu em Aurich, Reino de Hanôver (hoje Baixa Saxônia). Seu pai morreu quando ele era criança, e ele foi criado por sua mãe. Ele foi educado em Aurich, onde um de seus professores foi o filólogo clássico e filósofo Ludwig Maximilian Wilhelm Reuter (1803-1881). Ele estudou na Universidade de Göttingen e na Universidade de Berlim. Na última instituição, Friedrich Adolf Trendelenburg foi um professor cuja ética tendencial e o tratamento histórico da filosofia o atraíram muito.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Eucken recebeu seu Ph.D. em filologia clássica e história antiga na Universidade de Göttingen em 1866, mas a tendência de sua mente estava definitivamente para o lado filosófico da teologia.[1] Em 1871, depois de cinco anos trabalhando como professor de escola, ele foi nomeado professor de Filosofia na Universidade de Basileia, na Suíça. Ele ficou lá até 1874, quando ele assumiu uma posição semelhante na Universidade de Jena, na Alemanha, em 1874. Ele ficou lá até se aposentar em 1920. De 1913-1914 ele atuou como professor convidado na Universidade de Nova Iorque. Durante a Primeira Guerra Mundial, Eucken, como muitos de seus colegas acadêmicos, tomou uma linha forte em favor das causas com as quais seu país se associou.[2]

Referências

  1. Erro de citação: Tag <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs chamadas eb1911
  2. "Eucken, Rudolf Christoph". Encyclopædia Britannica (12ª ed.). 1922.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Precedido por
Rudyard Kipling
Nobel de Literatura
1908
Sucedido por
Selma Lagerlöf
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.