Gerhart Hauptmann

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Gerhart Hauptmann Medalha Nobel
Romancista e dramaturgo
Nacionalidade Alemanha Alemão
Nascimento 15 de novembro de 1862
Local Szczawno-Zdrój
Morte 6 de junho de 1946 (83 anos)
Local Jelenia Góra
Atividade
Campo(s) Romancista e dramaturgo
Prêmio(s) Nobel prize medal.svg Nobel de Literatura (1912)

Gerhart Johann Robert Hauptmann (Szczawno-Zdrój, Silésia, 15 de novembro de 1862Jelenia Góra, 6 de junho de 1946) foi um romancista e dramaturgo alemão.

Laureado com o Nobel de Literatura de 1912, foi um dos responsáveis pela introdução das tendências naturalistas no teatro alemão, cujas peças evoluíram posteriormente para um complexo simbolismo metafísico e religioso.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Abandonou a escola aos 15 anos, trabalhou no campo, estudou escultura em Breslau por dois anos e interessou-se depois por história, filosofia e ciências. Radicou-se em Erkner, perto de Berlim (1885), onde passou a se dedicar à literatura e editou sua primeira peça, Vor Sonnenaufgang (1889). Depois apresentou Einsame Menschen (1891) e sua obra-prima Die Weber (1892), uma peça sobre uma revolta frustrada de proletários acusados pela mecanização e pela fome.

Outras peças clássicas de sua autoria foram Der Biberpelz (1893), Hanneles Himmelfart (1893), Fuhrmann Henschel (1899) e Rose Bernd (1903). O naturalismo, a luta de classes, ladrões sagazes e magistrados insapientes, à arrogância das autoridades prussianas etc, caracterizadas por um tom satírico foram a marca registrada de suas peças. Na virada do século começou a escrever peças poético-simbólicas, que não resistiram ao tempo. No romance Emanuel Quint der Narr in Christo (1910) mostrou como o evangelho seria recebido, se Cristo surgisse novamente no mundo.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui multimídias sobre Gerhart Hauptmann


Precedido por
Maurice Maeterlinck
Nobel de Literatura
1912
Sucedido por
Rabindranath Tagore



Ícone de esboço Este artigo sobre a biografia de um(a) escritor(a), poeta ou poetisa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.