Salival

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Salival
Tool-salival.jpg
Caixa especial de Tool
Lançamento 12 de Dezembro de 2000
Gravação 1992 - 1998
Salt Lake City, UT
Portland, OR
San Diego, CA
Denver, CO
Estúdio(s) The Loft, Hollywood, CA
Ocean Way Recording, Hollywood, CA
Gênero(s) Metal alternativo
Rock progressivo
Metal progressivo
Duração 73 min 57 seg
Gravadora(s) Volcano Entertainment II
Tool Dissectional
Produção David Bottrill
Cronologia de Tool
Ænima
(1996)
Lateralus
(2001)

Salival é um álbum ao vivo, de outtakes e de vídeo lançado como um box set de edição limitada em CD/VHS e CD/DVD em 2000 pela banda de rock progressivo americana Tool.
Inclui um livro de 56 páginas com fotos e imagens dos vídeosclipes.

Críticas profissionais
Avaliações da crítica
Fonte Avaliação
allmusic 3 de 5 estrelas. (CD/VHS)[1]
allmusic 3 de 5 estrelas. (CD/DVD)[2]
Rolling Stone 3.5 de 5 estrelas. [3]
Esta tabela precisa de ser acompanhada por texto em prosa. Consulte o guia.

Contexto[editar | editar código-fonte]

A faixa ao vivo "You Lied" é um cover de uma música da ex-banda de Justin Chancellor, Peach. O cover de "No Quarter", do Led Zeppelin, foi originalmente gravado para a trilha sonora do filme Private Parts, mas a banda posteriormente decidiu não permitir que fosse usada, o que levou à críticas de Howard Stern, que anteriormente havia endossado a banda.[4]

Salival é o segundo e último lançamento oficial do Tool a apresentar material ao vivo (o outro lançamento ao vivo da banda, consistindo principalmente de músicas do Lollapalooza de 1993, está disponível no esgotado "Sober - Tales of Darkside"). As faixas foram gravadas em vários shows diferentes antes do lançamento oficial em 2000; no entanto, como o livreto apenas lista locais sem informações de data, as fontes exatas não são confirmadas. Prováveis candidatos para a maioria das gravações são a turnê de verão de 1998,[5][6][7] embora a gravação em San Diego possa ser "Third Eye", "Pushit" ou "Merkaba" da primavera de 1997.[8]

Versões ao vivo das faixas "Pushit" e "Third Eye" do álbum anterior aparecem aqui, além de uma versão ao vivo da música "Part of Me" de Opiate. O instrumental "Merkaba" era originalmente uma introdução para a música Sober quando tocada ao vivo, no entanto nenhuma faixa do Undertow aparece aqui em formato ao vivo. O nome "Merkaba"; traduzindo "mer-luz", "ka-espírito", "ba-corpo" é o veículo de luz divina alegadamente utilizado pelos mestres ascensos para se conectar e alcançar aqueles que estão em sintonia com os reinos mais elevados. Uma referência também à escola merkabah de misticismo judaico no que se refere à uma meditação moderna.[9] "Message to Harry Manback II", "No Quarter" e "L.A.M.C." foram gravados durante as sessões de Ænima, apesar de terem sido regravados um pouco antes de serem lançados no Salival.[10]

Rumores e Vazamentos[editar | editar código-fonte]

Tal como acontece com outros lançamentos, houve rumores durante o período do Salival. Mais notavelmente de que a banda estava se separando.[11] Maynard James Keenan disse: "nós mencionamos alguns títulos musicais e alguns idiotas saíram e reservaram todos os nomes ".com" e ".org"".[12]

Arte e Embalagem[editar | editar código-fonte]

O álbum é embalado em uma caixa preta apresentando o "homem salival" com os braços estendidos. Está contido em um slipcase (caixa de quatro ou cinco lados) translúcido que apresenta o logotipo da banda na frente. Quando a capa do próximo álbum é colocada no centro inferior dentro do slipcase translúcido invertido da versão VHS, mostrando a árvore da vida, cria uma imagem que faz alusão a faixa mística "Merkaba"; enquanto a alma sobe do centro do peito do homem arquetípico da capa de Lateralus formando uma "tocha" com a escápula laranja-brilhante do "homem salival", exatamente no lugar onde fica a sephirah oculta conhecida como "daath" na árvore da vida, conectando os mundos do macrocosmo e microcosmo.
A frente do livro que acompanha a embalagem possui um pequeno quadrado brilhante em sua frente. Após o lançamento inicial, a embalagem vinha com dois adesivos na capa; um anunciando que o novo álbum de estúdio deveria chegar às lojas em 17 de abril de 2001, no 37º aniversário de Maynard, embora tenha sido posteriormente marcado para 15 de maio. O outro adesivo, um Parental Advisory, seria o quarto e último a aparecer em um álbum da banda.

A parte de áudio do CD do álbum está contida dentro de uma bandeja de disco na parte de trás do livro de 56 páginas, que tem dimensões semelhantes e é apenas um pouco maior que o padrão de um estojo de CD.

Erros no álbum[editar | editar código-fonte]

As primeiras prensagens de Salival contêm erros tipográficos, bem como a edição VHS com fita vermelha. As edições posteriores não possuem essas gralhas.
Os seguintes erros de digitação são encontrados no livreto do CD:

  • Os nomes de Aloke Dutta e Paul D'Amour estão errados como "Aloke Dutto" e "Paul D'Mour".
  • "Stinkfist" está listado como "Stink Fist".
  • "Message to Harry Manback II" está listado como "Messege to Harry Manback II".
  • A ordem de reprodução dos vídeos no VHS é listada em ordem cronológica inversa.
  • A ordem das faixas de "Merkaba" e "You Lied" está incorreta.

Um erro tipográfico apareceu na versão 61422-31158-2R do VHS; Stinkfist foi escrito como 'Stinkfest' no adesivo da etiqueta.

Faixas[editar | editar código-fonte]

Todas as músicas compostas por Adam Jones, Danny Carey, Justin Chancellor, e Maynard James Keenan, exceto onde anotado.

CD
N.º TítuloCompositor(es) Duração
1. "Third Eye" (ao vivo)  14:05
2. "Part of Me" (ao vivo)
  • Jones
  • Carey
  • Keenan
  • Paul D'Amour
3:32
3. "Pushit" (ao vivo)
  • Jones
  • Carey
  • Keenan
  • Paul D'Amour
13:56
4. "Message to Harry Manback II"    1:14
5. "You Lied" (ao vivo, cover de Peach)
  • Simon Oakes
9:17
6. "Merkaba" (ao vivo)  9:48
7. "No Quarter" (cover de Led Zeppelin) 11:12
8. "L.A.M.C." (A faixa termina em 6:44. A canção secreta "Maynard's Dick" começa em 7:09)  10:53
Duração total:
73:57
DVD/VHS
N.º Título Duração
1. "Ænema"   6:39
2. "Stinkfist"   5:09
3. "Prison Sex"   4:56
4. "Sober"   5:05
5. "Hush" (apenas em DVD, não incluída na versão VHS) 2:48
Duração total:
24:37

Músicos[editar | editar código-fonte]

Paradas[editar | editar código-fonte]

Chart (2000) Posição
Billboard 200[13] 38
ARIA Charts[14] 29

Referências