Sismologia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Gtam.gif

Sismologia (do grego seismos, abalo + logos, tratado) é o estudo dos sismos (ou terremotos) e, genericamente, dos diversos movimentos que ocorrem na superfície do globo terrestre.

Esta ciência busca conhecer e determinar em que circunstâncias ocorrem os sismos naturais assim como suas causas e distribuição sobre o globo terrestre, a fim de prevê-los em tempo e espaço (o que ainda não é possível). Como derivação do estudo da distribuição e causa dos sismos, a sismologia usa métodos sismológicos para realizar estudos da estrutura da Terra, desde a superfície até o seu núcleo. A sismologia é um dos únicos métodos geofísicos utilizado para estudar as camadas mais profundas da Terra para compreender os mecanismos envolvidos na tectônica global do nosso planeta.

Na maior parte dos casos, os sismos são devidos a movimentos ao longo de falhas geológicas existentes entre as diferentes placas tectônicas que constituem a região superficial terrestre, as quais se movimentam entre si. Em Portugal, a sismologia desenlaçou-se graças ao Marquês de Pombal que depois do Sismo de 1755 mandou fazer um inquérito sobre tal com perguntas como: "Quando começou", "a que horas acabou" e se "os animais tiveram comportamento estranho". Para obter a resposta de algumas questões foi necessário estudar o sismo.

No Brasil, os principais centros de pesquisa de Sismologia no País são a Universidade de Brasília (UnB), o Observatório Nacional, o Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo - USP e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)[1] .

Em Portugal, os registos ficam a cargo do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Sismologia
Ícone de esboço Este artigo sobre Geologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.