Slade (banda)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde agosto de 2013).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Slade
Slade em 1974
Informação geral
Origem Walsall e Wolverhampton, West Midlands, Inglaterra
País  Reino Unido
Gênero(s) hard rock
glam rock
Integrantes Noddy Holder
Dave Hill
Jimmy Lea
Don Powell

Slade é uma banda do Reino Unido, formada pelo quarteto Noddy Holder (vocais, guitarra), Dave Hill (guitarra), Jimmy Lea (baixo) e Don Powell (bateria) marcaram a história do rock a partir de 1966, quando lançaram o single You better Run produzido por Kim Fowley.


Com a entrada da década de 1970, o Slade viu no chamado glam rock uma boa oportunidade de aparecer. A banda fez fotos promocionais no visual da época e lançou o single do cover Get Down And Get With It, que chegou ao Top 20 em 1972.

Os músicos se empolgaram e Jim Lea e Noddy Holder começaram a investir em composições próprias. ”Cuz I Love You” chegou ao número 1 das paradas. Até a presente data o Slade já havia lançado quatro discos: Ambrose Slade Beginnings (69), Play It Loud (70), Slade Alive! (72), Slayed?(72).

Nos anos seguintes o Slade se tornaria um campeão dos charts, enquanto músicas como "Mama Weer All Crazee Now", "Cum On Feel The Noize" e "Skweeze Me Pleeze Me” surgiam nas paradas.

Em 73, o Slade participa de um famoso festival de natal no Reino Unido, e isso rende um álbum. A banda chegava ao topo do rock inglês.

Os próximos álbuns foram: New, Borrowed And Blue (74), Nobody's Fools (76), Whatever Happened To Slade (78) e Return To Base (79).

Fato curioso é que o Slade tinha o mesmo álbum com nomes diferentes para EUA e Reino Unido. “Old, New, Borrowed And Blue”, por exemplo, saiu na América com o título de Stomp Your Hands, Clap Your Feet.

Em 1980, a banda faz uma apresentação no Reading Festival. Esta apresentação inspirou o lançamento do terceiro e último album ao vivo "On Stage"

Em 1983, a banda conquista sucesso mundial com a balada “My oh My” do disco “The Amazing Kamikazee Syndrome”.

Os anos 80, foram muito competitivos para a banda que disputava o espaço com grupos como Def Leppard (na Inglaterra) e com o Quiet Riot na América.

Álbuns como Rogues Gallery, que traz a excelente “Hey Ho wish Well” e “You Boyz Make Big Noize”, não conseguiram emplacar, e a banda acabou dando um tempo na carreira, só vindo a lançar um novo álbum em 1996.

O Slade possui várias coletâneas. As melhores são “Smashes” (80), “Slade's Greats” (84) e “Greatest Hits: Feel The Noize” (97).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Flag of the United Kingdom.svgGuitarra masc.png Este artigo sobre uma banda ou grupo musical do Reino Unido, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.