Spyro 2: Ripto's Rage!

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox important.svg
Foram assinalados vários aspectos a serem melhorados nesta página ou secção:


Spyro 2: Ripto's Rage!
Produtora Insomniac Games
Editora(s) SCEA
Plataforma(s) PlayStation
Data(s) de lançamento 2 de novembro de 1999
Gênero(s) Aventura/Plataforma
Modos de jogo Um jogador
Controles Joystick

Spyro 2: Ripto's Rage! é um jogo para PlayStation, produzido pela Insomniac Games e publicado pela Sony Computer Entertainment[1] .

Foi lançado nos Estados Unidos com esse título em 2 de novembro de 1999. Na Europa e na Austrália como Spyro 2: Gateway to Glimmer em 5 de novembro de 1999 e no Japão como Spyro x Sparx: Tondemo Tours em 16 de março de 2000.

Ripto's Rage é o segundo jogo da série Spyro the Dragon, que se iniciou com Spyro the Dragon em 1998. O protagonista da série, Spyro, é colocado no mundo de Avalar. Um dinossauro mago, conhecido como Ripto, invade Avalar e enfeitiça alguns de seus moradores. Ídolos ganham vida e atacam seus criadores, esquimós são aprisionados em cubos de gelo e uma população de cavalos-marinhos têm a água do seu reino confiscada. O jogador, Spyro, deverá viajar através do mundo de Avalar e desfazer os feitiços de Ripto.

O jogo se tornou disponível para download no PlayStation Network em 26 de julho de 2007, mesmo antes de seu antecessor, Spyro the Dragon, ser liberado no mercado. Menos de uma semana depois, no entanto, ele foi removido devido os níveis "Colossus" e "Idol Springs" falharem ao carregar.

História[editar | editar código-fonte]

Em Avalar, os residentes locais Elora, Hunter e Professor têm trabalhado em seu mais novo e maior portal. Durante uma das tentativas, Hunter entra com sua data de aniversário como a senha do portal, ativando-o e permitindo que um pequeno feiticeiro nomeado Ripto juntamente com dois grandes dinossauros, Crush e Gulp, entrem em Summer Forest. Identificando que a terra não tem dragões, Ripto declara que está indo tomar esse lugar para si, porém Elora é capaz de ativar o portal, instruindo as fadas para removerem os orbs elétricos do portal. Como Ripto começa a aterrorizar Avalar, Elora e Professor têm um plano para trazer um dragão, a fim de derrotar Ripto.

Spyro declara que precisa de férias e encontra um portal para Dragon Shores. No entanto, depois de viajar através do portal, Spyro não chega em Dragon Shores, e sim em Summer Forest. Ripto entra em cena e destrói o portal, opondo-se porque Elora e Professor conseguiram trazer um dragão para Avalar. Ripto é forçado a recuar quando seu cetro mágico é ativado. Spyro é convidado a ajudar a salvar o mundo de Avalar e derrotar Ripto.

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

Os dragões do jogo anterior foram substituídos por um totalmente novo elenco de personagens, incluindo fadas, animais robóticos, empresários robóticos, e muito mais. O reino de Avalar está dividido em três mundos, todos eles nomeados com o nome de uma estação do ano: Summer Forest (Floresta do Verão), Autumn Plains (Planície do Outono) e Winter Tundra (Tundra do Inverno). Todos os três mundos tem um certo número de fases, uma fase especial (denominada Speedway) e uma prisão em que os capangas de Ripto estão aprisionados para tentarem derrotar Spyro.

Os fluxos de jogabilidade são semelhantes ao primeiro jogo, com poucas variações de controle e das principais habilidades. Spyro pode atacar os inimigos com sua típica cabeçada ou soltando sua chama, embora diferentes inimigos possam exigir um determinado ataque para derrotá-los: inimigos com um metal blindado são imunes a chama de Spyro, e inimigos muito maior que ele são imunes a sua cabeçada. Ele também pode nadar agora. Ao usar as suas asas para deslizar, Spyro pode estender seu salto para uma considerável distância. Alguns níveis possuem grandes abismos que exigem que ele use essa habilidade. Todos os níveis do jogo possuem power-ups, que dão temporariamente para Spyro uma reforçada habilidade que lhe permite vencer novos inimigos, atingir novos domínios ou completar determinadas missões. Os power-ups são inativos no começo, mas quando se derrota um certo número de inimigos tornam-se disponíveis.

Personagens Principais[editar | editar código-fonte]

  • Spyro: é o personagem principal. É um dragão roxo com asas e chifres. Também pode soltar fogo pela boca.
  • Sparx: é uma libélula qua acompanha Spyro em todas as suas aventuras.
  • Elora: é um fauno. É ela quem controla todos os portais e dá algumas informações a Spyro durante o jogo.
  • Professor: é um velho muito inteligente. Ele também controla os portais. Ele dá algumas missões para Spyro realizar.
  • Hunter: é uma onça pintada. Ele dá algumas informações para Spyro e algumas missões para ele realizar.
  • Moneybags: é ele quem ensina Spyro a nadar, subir e dar a cabeçada no chão. Mas para isso, é preciso dar uma quantia em diamantes para ele.
  • Zoe: é uma fada amiga de Elora. Ela serve como Check Point no jogo. Também ensina certas coisas sobre a mecânica do jogo.
  • Ripto: é o vilão do jogo. É um pequeno dinossauro laranja.

Níveis[editar | editar código-fonte]

O jogo conta com 29 níveis. Cada nível possui 400 diamantes, um determinado número de orbs e um talismã (só os níveis de Summer Forest e Autumn Plains).

Summer forest[editar | editar código-fonte]

O primeiro mundo do jogo. Aqui, Spyro aprende a pairar, a nadar, e as coisas básicas e essenciais que ele deve ter conhecimento para mais tarde no jogo. Esse mundo possui seis fases, um speedway e um chefe. Nesse mundo pode-se encontrar quatrocentos diamantes e quatro orbs.

Fases[editar | editar código-fonte]

  • Glimmer: É um nível de exploradores de jóias e diamantes. Possui quatrocentos diamantes, três orbs e um talismã.
  • Idol Springs: Este nível é um templo de estátuas de madeira. As estátuas ganharam vida e cabe a Spyro livrar o templo delas. Possui quatrocentos diamantes, dois orbs e um talismã.
  • Colossus: Este nível também é um templo, onde vivem levitadores que usam a sua magia para se esconderem de um monstro conhecido como Yete. É um nível frio e é nesse nível que Spyro terá sua primeira experiência com esportes. Possui quatrocentos diamantes, três orbs e um talismã.
  • Hurricos: Primeiro nível noturno do jogo. Nesse nível, alguns montros estão roubando as esferas geradoras de energia da fabrica de seus moradores. Possui quatrocentos diamantes, três orbs e um talismã.
  • Sunny Beach: Nível ensolarado e a locação é uma praia. Os bebês tartarugas fugiram de seu pai, e Spyro deverá levá-los de volta ao rei de Sunny Beach. Possui quatrocentos diamantes, três orbs e um talismã.
  • Aquaria Tower: Primeiro nível totalmente aquático do jogo. Uma população de cavalos marinhos teve a água de seu reino confiscada. Possui quatrocentos diamantes, três orbs e um talismã.
  • Ocean Speedway: Primeiro nível speedway do jogo. Nesse nível, Spyro deverá voar pelo cenário todo a busca de diamantes, passando por anéis e batendo em objetos. Possui quatrocentos diamantes e um orb.
  • Crush's Dungeon': Primeiro chefe do jogo, e consequentemente é o chefe de Summer Forest. Ccrush é um grande dinossauro azul.

Autumn Plains[editar | editar código-fonte]

O segundo e mais longo mundo. Aqui, Spyro aprende a subir escadas. Esse domínio possui oito fases, dois speedways e um chefe. O mundo conta com quatrocentos diamantes e dois orbs.

Fases[editar | editar código-fonte]

  • Skelos Badlands: É um nível pré-histórico. A população está sendo apavorada por dinossauros que querem simplesmente devorá-los. Possui quatrocentos diamantes, três orbs e um talismã.
  • Crystal Glacier: Outro nível congelado do jogo. O líder de Crystal Glacier foi aprisionado por uma série de montros do gelo. Possui quatrocentos diamantes, dois orbs e um talismã.
  • Breeze Harbor: Outro nível noturno. Nesse nível, o navio voador está muito distante do líder da população. Spyro deverá encontrá-lo e fazer com que o navio suba. Possui quatrocentos diamantes, dois orbs e um talismã.
  • Zephyr: Nível relacionado com bombas. Um grupo de pássaros está aterrorizando a população soltando terríveis bombas. Apesar disso, os pássaros prenderam o líder da população em uma jaula. Possui quatrocentos diamantes, quatro orbs e um talismã.
  • Scorch: Nível localizado em um deserto. O irmão de Greta foi capturado por criaturas do deserto. As portas devem ser abertas para que Greta alcance o seu irmão. Possui quatrocentos diamantes, dois orbs e um talismã.
  • Fracture Hills: Mais um nível noturno. A principal líder da população foi aprisionado por monstros chamados Earthshapers. Possui quatrocentos diamantes, três orbas e um talismã.
  • Magma Cone: Nível localizado próximo a um vulcão. O cone do vulcão localizado no centro do nível está aberto, o que faz liberar bolas de fogo, uma vez ou outra nos habitantes. Deve-se fechar a abertura do vulcão. Possui quatrocentos diamantes, três orbs e um talismã.
  • Shady Oasis: Nível relacionado com contos de fadas. Os habitantes desse nível adoram maçãs mágicas. Se elas forem ingeridas, o ingestor se transforma em um gigante. Deve-se levar o líder até o final do nível. Possui quatrocentos diamantes, dois orbes e um talismã.
  • Metro Speedway: Outro nível speedway. É um nível noturno. Possui quatrocentos diamantes e um orb.
  • Ice Speedway: Outro nível speedway. Nível localizado em uma região congelada. Possui quatrocentos diamantes e um orb.
  • Gulp's Overlook: O segundo chefe do jogo e consequentemente, o chefe de Autunm Plains. Gulp é um enorme dinossauro verde, com placas em seu dorso.

Winter Tundra[editar | editar código-fonte]

É o último e mais curto mundo do jogo. Aqui Spyro aprende a dar a cabeçada no chão. Esse mundo possui quatro fases, um speedway, um chefe e um nível bônus. Conta com quatrocentos diamantes e três orbs.

Fases[editar | editar código-fonte]

  • Mystic Marsh: Nível localizado em um pântano mágico. A fonte da população parou de jorrar água. Possui quatrocentos diamantes e três orbs.
  • Cloud Temples: Nível localizado em um templo nas nuvens. Deve-se levar o líder até o final do nível, derrotando os montros mágicos. Possui quatrocentos diamantes e três orbs.
  • Robotica Farms: Nível localizado em uma fazenda onde tudo é robotizado. Pragas robóticas tomaram conta da fazenda. Possui quatrocentos diamantes e três orbs.
  • Metropolis: Nível localizado no futuro. Deve-se chagar ao final do nível, destruindo todos os inimigos. Possui quatrocentos diamantes e quatro orbs.
  • Canyon Speedway: Último nível speedway do jogo. Nível localizado em um canion cheio de lava. Possui quatrocentos diamantes e um orb.
  • Ripto's Arena: Último chefe do jogo, e consequentemente, chefe de Winter Tundra. É um pequeno dinossauro laranja.
  • Dragon Shores: Nível bônus, onde o jogador poderá coletar fichas jogando nos diversos mini-games, para poder assistir ao Teatro de Dragon Shores (que nada mais é do que a união de todos os vídeos do jogo) e se o jogador conseguir todos os 10.000 cristais, todos os talismãs e obs poderá abrir a última porta do jogo e usar Super Flame por tempo ilimitado após atravessar o portal.

Power-ups[editar | editar código-fonte]

  • Super Fly: faz Spyro voar livremente durante um determinado período de tempo.
  • Super Charge: faz Spyro correr rapidamente para bater fortemente nos objetos em um determinado período de tempo.
  • Super Freeze: faz Spyro congelar alguns inimigos para chegar até lugares mais altos (só aparece em Cloud Temples).
  • Springs: faz Spyro dar saltos altos para alcançar lugares de difícil acesso.
  • Invincibility: faz Spyro ficar invencível (podendo atravessar lagos de lava ou de ácido) por um determinado período de tempo.
  • Super Flame: faz a chama de Spyro ficar mais forte por um determinado período de tempo.
  • Combo: é a combinação entre Super Flame e Super Fly. (só aparece em Metropolis).
  • Ultra Charge: igual a Super Charge, mas muito mais potente (só aparece em Ripto's Arena).
  • Ultra Flame: igual a Super Flame, mas muito mais potente (só aparece em Ripto's Arena).
  • Ácido: injeções poderosas de ácido para machucar Ripto (só aparece em Ripto's Arena).

Itens[editar | editar código-fonte]

Diamantes[editar | editar código-fonte]

Spyro devará coletar 400 diamantes em cada fase, sendo 10.000 no total. Cada diamante possui um cor, sendo que cada cor tem um número que representa o valor do diamante.

  • Vermelho: um ponto.
  • Verde: dois pontos.
  • Roxo: cinco pontos.
  • Amarelo: dez pontos.
  • Rosa: 25 pontos.

Cada diamante pode estar disposto de diferentes maneiras.

  • Podem estar soltos, espalhados pelas fases.
  • Podem estar dentro de barris, que podem ser quebrados com a cabeçada ou com a chama.
  • Podem estar dentro de garrafas de vidro, que podem ser quebradas com a cabeçada ou com a chama. Essas garrafas só são encontradas na água.
  • Podem estar dentro de garrafas de metal, que só podem ser quebradas com a cabeçada.
  • Podem estar dentro de caixas de metal, que só podem ser quebradas com os powerups.
  • Podem estar dentro de garrafas com um ponto de interrogação. Quando Spyro quebrar uma delas, ela vai aparecer em outro local da fase.
  • Podem estar dentro de garrafas de vidro, com foguetes em volta, que devem ser acionadas usando a chama. Em seguida elas iram para o céu e cairam no chão quebradas.
  • Podem estar dentro de garrafas de metais suspensas a um balão, que só poderão ser quebradas com os powerups ou com bombas.

Orbs[editar | editar código-fonte]

Cada fase pode ter dois, três ou quatro orbs, sendo 64 no total. Para conseguir os orbs, Spyro deverá cumprir várias missões, que podem ser decretadas por Hunter, Professor ou pelos cidadãos das fases. Os orbs são esferas verdes, cercadas por "tiras" amarelas.

Vidas[editar | editar código-fonte]

As vidas são borboletas azuis que Sparx come. Podem estar dentro de garrafas de vidro em algumas fases ou, quando se derrotam inimigos especiais, eles darão a Spyro borboletas, que poderão ser azuis.

Talismãs[editar | editar código-fonte]

Spyro deverá coletar 14 talismãs para poder entrar nos chefes. Cada vez que Spyro passar as fases do primeiro e do segundo domínio, ele ganhará, do líder de cada fase, um talismã, que representa um fato marcante das fases. As fases do terceiro domínio não apresentam talismãs.

Inimigos de Spyro[editar | editar código-fonte]

No decorrer do jogo, Spyro encontra uma série de inimigos. Os inimigos comuns dependem de um determinado ataque para morrerem. Alguns, muito maiores que Spyro, são imunes a cabeçada, outros com um escudo prateado são imunes a chama. Outros podem morrer com os dois tipos de ataque.

Chefes[editar | editar código-fonte]

No jogo, Spyro deverá enfrentar três chefes.

  • Crush: é o chefe de Summer Forest. É um gigantesco dinossauro azul. Ele ataca jogando raios azuis ou bolas de fogo, dependendo da cor do círculo onde estiver. Se estiver no círculo azul, jogará raios azuis; se estiver no círculo vermelho, jogará bolas de fogo. Crush possui seis vidas.
  • Gulp: é o chefe de Autumn Plains. É um gigantesco dinossauro verde, com escamas nas costas. Ele ataca em três fases: na primeira joga tubos de bomba, na segunda joga esguiços de bomba, e na terceira joga bolas de bomba. Gulp possui nove vidas.
  • Ripto: é o chefe de Winter Tundra. Último chefe do jogo. É um pequeno dinossauro laranja, com uma capa roxa. Ele ataca em três fases: a primeira é um duelo de orbs entre Ripto e Spyro; na segunda fase ele convoca um robô de Gulp; e na terceira ele voa em um pássaro, sobre um lago de fogo.

Inimigos Comuns[editar | editar código-fonte]

  • Blue Lizards: são lagartos azuis. Eles não atacam, somente correm de Spyro. Pode ser atacado tanto pela cabeçada quanto pela chama. Aparecem em "Glimmer".
  • Giant Lizarda: são montros enormes com a pele marrom. Possuem um enorme martelo que pode esmagar Spyro. Só pode ser atacado pela chama. Aparecem em "Glimmer".
  • Ídolos: estátuas de madeira que ganham vida devido a uma magia de Ripto. Existem vários tipos. Alguns só podem ser atacados pela cabeçada, outros só pela chama e ainda outros por ambos. Aparecem em "Idol Springs".
  • Yaks: Yaks que rolam em um determinado caminho. Só podem ser atacados pela chama. Aparecem em "Colossus".
  • Robôs sirene: robôs que tocam uma sirene vermelha quando Spyro se aproxima. Só pode ser atacado pela cabeçada. Aparecem em "Hurricos".
  • Gigantes: gigantes que constroem os robôs. Só podem ser atacados pela chama. Eles roubam um objeto capaz de desbloquear a energia de Hurricos. Aparecem em "Hurricos".
  • Sphere Thieves: Spyro deve destruí-los para conseguir um orb na fase "Hurricos". Eles roubam esferas de energia. Aparecem e desaparecem de acordo com uma sirene. Aparecem em "Hurricos".
  • Shockers: mostrinhos que dão choque. Podem ser atacados tanto pela cabeçada quanto pela chama. Aparecem em "Sunny Beach".
  • Pinguins som bóia: animais que andam com uma bóia de pato. Devem receber duas cabeçadas para morrerem. Aparecem em "Sunny Beach".
  • Pascador: um montrinhos que nada na superficia da água com um arpão. Aparecem em "Sunny Beach".
  • Caranguejos: caranguejos laranjas que atacam com suas poderosas pinças. Podem ser atacados tanto pela chama quanto pela cabeçada. Aparecem em "Aquaria Towers".
  • Tubarões Metálicos: tubarões metálicos que só podem ser destruídos pelos Powerups. Ficam rodando em volta de algo, geralmente uma caixa de metal. Aparecem em "Aquaria Tower".
  • Catbats: dragões voadores que cospem bolas de fogo. Podem ser atacados tanto pela chama quanto pela cabeçada. Aparecem em "Skelos Badlands".
  • Feiticeiros de fogo: monstros de fogo que lançam pequenas bolas de fogo e fazem um rastro deles à sua frente,quando são atacados a cabeça deles cai e explode. Aperecem em "Skelos Badlands".
  • T-rex: dinossauros que tentam comer a população de Skelos Badlands. Spyro deverá derrotá-los para ganhar dois orbs. Aparecem em "Skelos Badlands"
  • Feiticeiros de Gelo: criaturas que lançam bolas de gelo e congelam a população de Cristal Glacier. Aparecem em "Cristal Glacier".
  • Rinocerontes Congelados: rinocerontes que ficam congelados. Quando Spyro se aproximar, eles se descongelarão e atacarão. Aparecem em "Cristal Glacier".
  • Pássaros Lançadores de Bomba: pássaros que voam e soltam algumas bombas. Aparecem em "Zephyr".
  • Camelos: camelos gigantes que ficam presos a um pedaço de madeira. Só podem ser atacados pela chama. Aparecem em "Scorch".
  • Árvores: árvores com uma colméia de abellha em um dos galhos. Atacam soltando abelhas em Spyro. Só podem ser atacadas pela chama. É difícil derrotá-la sem ser atingido pelas abelhas. Aparecem em "Fractura Hills".
  • Arbustos: arbustos vivos que podem devorar Spyro. Só podem ser atacados pela chama. Aparecem em "Fractura Hills".
  • Eartshapers: monstros enormes que dificilmente são derrotados por Spyro. Para fazer isso é necessário um pequeno desafio, como empurrá-lo até que caia na lava. Aparecem em "Fracture Hills" e "Magma Cone".
  • Montros de Lava: monstros feitos de lava, com uma "língua-de-sogra" na boca. Spyro deverá derrotá-los para ganhar um orb. Aparecem em "Magma Cone".
  • Gênios: gênios que soltam pequenas bolas verdes. Ficam sobre as partes com lava. Aparecem em "Shady Oasis".
  • Macacos: macacos que ficam nos galhos de árvores. Atacam jogando frutas em Spyro. Aparecem em "Mystic Marsh".
  • Elefantes: elefentes com um casco de carácol. Só podem ser atacados pela chama. Aparecem em "Mystic Marsh".
  • Ornitorrincos: ornitorrincos que ficam na parte aquática do nível "Mystic Marsh".
  • Abelhas robóticas: abelhas gigantes e robóticas que atiram seus vários ferrões. Aparecem em "Robotica Farm".
  • Joaninhas: joaninhas gigantes e robóticas. Para derrotá-la deve se usar a cabeçada no chão (headbash) 2 vezes em cima delas.Aparecem em "Robotica Farms".
  • Vacas: vacas andróides com um escudo e uma arma de lazer. Só podem ser atacados pela cabeçada. Aparecem em "Metropolis".
  • Porcos: "porcos-bombas". Possuem uma mochila à jato que permite que voe e que exploda. Aparece em "Metropolis".

Inimigos especiais[editar | editar código-fonte]

Os inimigos especiais são animais ou objetos que se Spyro encostar em algum deles não sofrerá nenhum dano. Derrotando-os eles se transformam em borboletas para Sparx comer. Essas borboletas aumentarão a vida de Sparx se forem rosas e darão uma vida a Spyro se forem azuis. Veja os inimigos especias das fases:

  • Summer forest: ovelhas e sapos.
  • Glimmer: joaninhas.
  • Idol springs: besouros.
  • Colossus: pinguins.
  • Hurricos: ratos.
  • Sunny beach: estrelas do mar.
  • Aquaria tower: ovelhas.
  • Autumn plains: ovelhas e sapos.
  • Skelos badlands: lagartixas.
  • Crystal glacier: bolas de neve.
  • Breeze harbor: ostras.
  • Zephyr: lagartas.
  • Scorch: cobras dentro de cestas.
  • Fracture hills: porcos.
  • Magma cone: caracóis.
  • Shady oasis: pavões.
  • Winter tundra: pinguins.
  • Mystic marsh: sapos.
  • Cloud temples: ovelhas petrificadas.
  • Robotica farms: ovelhas.
  • Metropolis: ovos.

Recepção[editar | editar código-fonte]

O jogo foi, em geral, favorável a opiniões, e alguns consideram que ainda é melhor que o primeiro jogo, ampliamente elogiado. Muitos gozavam do fato de que o jogo foi salientado no humor, mas a sua duração relativamente curta e a fácil jogabilidade foram criticadas. As músicas também foram bem recebidas. O jogo já vendeu quase dois milhões de cópias.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências