Taça Brasil — Zona Sul

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Taça do Brasil era disputada entre os campeões estaduais. Estas fases eram divididas em zonas: Norte–Nordeste, Zona Sul, Zona Sudeste (depois Central), Zona Sudoeste, que se juntavam geralmente ao campeão Paulista e ao campeão carioca para fazerem as quartas de final ou semifinais da Taça Brasil.

O campeão do Grupo Leste (depois de 1961, do Grupo Central) da Taça Brasil, disputava com o vencedor do Grupo Sul para apurar o vencedor da Zona Sul da Taça Brasil.

Cabe dizer que nem todas as vezes o Grupo Sul era jogado unicamente por clubes da Região Sul, em 1961, por exemplo, Palmeiras ganhou o Grupo Sul e depois perdeu a decisão da Zona Sul para o America, do Rio de Janeiro.

O vencedor da Zona Sul da Taça Brasil envolveu o vencedor do Grupo Sul com o vencedor do Grupo Leste até 1961; de 1962 a 1965, envolveu o vencedor do Grupo Sul e do Grupo Central. Em 1967 e 1968 foi disputado em um triangular. O Fluminense e o America, hoje, do atual Estado do Rio de Janeiro, disputaram o torneio pelo Estado da Guanabara.

Campeões[editar | editar código-fonte]

Ano Campeão Vice
1959 Rio Grande do Sul Grêmio Minas Gerais Atlético
1960 Guanabara Fluminense Rio Grande do Sul Grêmio
1961 Guanabara America São Paulo Palmeiras
1962 Rio Grande do Sul Internacional Minas Gerais Cruzeiro
1963 Rio Grande do Sul Grêmio Minas Gerais Atlético
1964 Minas Gerais Atlético Santa Catarina Metropol
1965 Rio Grande do Sul Grêmio Minas Gerais Siderúrgica
1966 Minas Gerais Cruzeiro Rio Grande do Sul Grêmio

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências