Temporada de ciclones no Índico Norte de 2019

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Temporada de ciclones no Índico Norte de 2019
imagem ilustrativa de artigo Temporada de ciclones no Índico Norte de 2019
Mapa resumo da temporada
Datas
Início da atividade 4 de janeiro de 2019
(recorde mais cedo, empatado com 2014)
Fim da atividade 10 de dezembro de 2019
Tempestade mais forte
Nome Kyarr
 • Ventos máximos 240 km/h (150 mph)
 • Pressão mais baixa 922 hPa (mbar)
Estatísticas sazonais
Depressões 12
Depressões profundas 11
Tempestades ciclônicas 8
Tempestades ciclônicas severas 6
Tempestades ciclônicas muito severas 6 (recorde alto)
Tempestades ciclônicas extremamente severas 3 (recorde alto)
Tempestade superciclônicos 1
Total fatalidades 177 total
Danos >$11 500 (2019 USD) Terceira mais custosa das temporadas de ciclones no Índico Norte
Artigos relacionados
Temporadas de ciclones no Índico Norte
2017, 2018, 2019, 2020, 2021

A temporada de ciclones no oceano Índico norte de 2019 foi a mais ativa já registada em termos de tempestades ciclônicas, embora a temporada de 1992 tenha visto mais tempestades tropicais, de acordo com o Joint Typhoon Warning Center. A temporada apresentou 12 depressões, 11 depressões profundas, 8 tempestades ciclônicas, um recorde de 6 tempestades ciclônicas severas, um recorde de 6 tempestades ciclônicas muito severas, um recorde de 3 tempestades ciclônicas extremamente severas e 1 tempestade superciclônica, Kyarr, a primeira desde o ciclone Gonu em 2007 . Além disso, foi também a terceira temporada mais cara registada no Oceano Índico Norte, atrás apenas das temporadas de 2020 e 2008 .

A primeira tempestade nomeada da temporada, Pabuk, entrou na bacia a 4 de janeiro, convertendo na tempestade ciclónica de formação mais temporã no norte do Oceano Índico. O segundo ciclone da temporada, Fani, foi o ciclone tropical mais forte na Golfo de Bengala por uma velocidade de vento sustentada de três minutos desde o ciclone Odisha de 1999 (ainda que, mais recentemente, igual em força que Chapala da temporada de 2015), e desde Gonu em 2007 pela pressão barométrica mínima. O segundo ciclone tropical formado (terceiro ciclone em general) a 10 de junho, Vai pelas redondezas dos mares Árabícos. Outra atividade ocorreu em outubro, e na última parte desse mês, formou-se a primeira tempestade super ciclónica da década de 2010, Kyarr.

O enfoque deste artigo limita-se ao oceano Índico no hemisfério norte, do este do Corno da África ao oeste da península de Malaca. No oceano Índico norte existem dois mares: o mar Arábico ao oeste da Índia e a baía de Bengala ao leste; sim um ciclone tropical formasse-se, será denominado e abreviado ARB e BOB pelo Departamento Meteorológico da Índia respectivamente.

O Centro Meteorológico Regional Especializado nesta bacia é o Departamento Meteorológico da Índia (IMD), enquanto o Centro Conjunto de Avisos de Tufão emite avisos não oficiais. Em média, de três a quatro tempestades ciclónicas formam-se na cada estação.[1][2]

Resumo da temporada[editar | editar código-fonte]

Ciclone BulbulCiclone KyarrCiclone HikaaCiclone VayuCiclone FaniTempestade tropical Pabuk (2019)

A temporada teve oito tempestades ciclônicas, seis tempestades ciclônicas muito severas e uma tempestade superciclônica, tornando-se excepcionalmente ativa. Em meio a um evento El Niño fraco, a primeira tempestade nomeada da temporada, Pabuk, entrou na bacia em 4 de janeiro, tornando-se a primeira tempestade ciclônica de formação do Norte do Oceano Índico já registada, empatando com a temporada de 2014 . A segunda tempestade ciclônica da temporada, Fani, se formou em 26 de abril. Fani se tornou uma tempestade ciclônica extremamente severa em 30 de abril, alcançando o equivalente à categoria 4 na escala Saffir-Simpson, e então atingiu a Índia matando 89 pessoas entre Orissa e Bangladesh ; Fani causou US $ 8,1 bilhões em danos.

No início de junho, um forte pulso da Oscilação Madden-Julian (MJO) levou ao desenvolvimento da terceira tempestade ciclônica, Vayu, que se formou em 10 de junho no Mar da Arábia perto das Maldivas . A tempestade posteriormente se intensificou em uma tempestade ciclônica muito severa em 12 de junho, após se mover para o noroeste em direção ao noroeste da Índia e Paquistão . Nenhum ciclone tropical se formou no mês de julho. A Depressão profunda BOB 03 formou-se em 7 de agosto antes de atingir o leste da Índia e Bangladesh . No final de setembro, a Depressão profunda ARB 02 se formou perto de Gujarat e se intensificou na quarta tempestade ciclônica da temporada, Hikaa. A tempestade ciclônica Kyarr foi formada em 24 de outubro e três dias depois se tornou a primeira tempestade super ciclônica desde o ciclone Gonu em 2007 . A sexta tempestade ciclônica e a quinta tempestade ciclônica recorde, o Ciclone Maha, se formaram em 30 de outubro após a dissipação de Kyarr em 1 de novembro. Logo depois, em 6 de novembro, os remanescentes da Tempestade Tropical Severa Matmo cruzaram o sudeste da Ásia por terra e novamente se consolidaram em uma depressão. Ele se intensificou rapidamente para um ciclone Bulbul muito severo. Mais três Depressões Profundas se formaram no Mar da Arábia em rápida sucessão no início do mês de dezembro, das quais uma se fortaleceu no oitavo ciclone da temporada, o Ciclone Pawan, que atingiu a Somália em 6 de dezembro.

A alta quantidade de atividade no Mar da Arábia foi relacionada ao mais forte Dipolo do Oceano Índico em 60 anos, em que as águas são mais quentes no Oceano Índico ocidental do que no leste.[3]

Ciclones tropicais foram registados no Oceano Índico Norte desde 1891. A temporada de 2019 foi a primeira desde 1902 que experimentou o desenvolvimento de seis tempestades ciclônicas severas de oito tempestades ciclônicas; em 1902, cinco tempestades ciclônicas se formaram e quatro delas se tornaram severas tempestades ciclônicas.[4] A temporada também produziu a energia ciclônica mais acumulada já registada nesta bacia.

Ciclones tropicais[editar | editar código-fonte]

A lista só aparecerão tempestades ciclónicas que foram nomeadas pelo Departamento Meteorológica da Índia (IMD) e Centro Conjunto de Avisos de Tufão (JTWC) excepto os distúrbios e depressões não aparecerão nesta lista.

Tempestade ciclônica Pabuk[editar | editar código-fonte]

Tempestade ciclônica (IMD)
Tempestade tropical (SSHWS)
Imagem satélite
Imagem de satélite
Trajetória
Trajetória
Duração 4 de janeiro (Entrou na bacia) – 7 de janeiro
Intensidade máxima 85 km/h (50 mph) (3-min)  998 hPa (mbar)

A tempestade tropical Pabuk, também conhecida como tempestade ciclônica Pabuk, foi uma tempestade fraca que atingiu a Península Malaia em janeiro de 2019. Foi também a primeira tempestade de formação registada nas bacias do Oceano Pacífico Noroeste e do Oceano Índico Norte. Formada no último dia de 2018, Pabuk persistiu em 2019, abrangendo dois anos civis, e cruzou para a bacia do Oceano Índico Norte vários dias depois. O primeiro ciclone tropical e denominado tempestade das temporadas de tufão do Pacífico de 2019 e ciclone do Oceano Índico Norte, Pabuk se originou como uma perturbação tropical no Mar da China Meridional em 28 de dezembro de 2018, que se organizou em uma depressão tropical em 31 de dezembro. Um dia depois, em 1 de janeiro de 2019, o sistema se intensificou para uma tempestade tropical e foi batizado de Pabuk. Pabuk atingiu a Tailândia em 4 de janeiro, emergindo na Baía de Bengala, na bacia do norte do Oceano Índico, pouco depois. Pabuk enfraqueceu depois de entrar no Oceano Índico Norte, eventualmente degenerando em uma baixa remanescente em 7 de janeiro, antes de se dissipar no dia seguinte.

Pabuk matou um total de 10 pessoas, e a tempestade causou um total estimado de US $ 157 milhões em danos. Na Tailândia, oito pessoas morreram e as perdas econômicas foram estimadas em US $ 156 milhões. Pabuk também causou uma morte cada no Vietname e na Malásia.

Tempestade ciclônica muito severa Fani[editar | editar código-fonte]

Tempestade ciclônica extremamente severa (IMD)
Ciclone tropical categoria 5 (SSHWS)
Imagem satélite
Imagem de satélite
Trajetória
Trajetória
Duração 26 de abril – 4 de maio
Intensidade máxima 215 km/h (130 mph) (3-min)  932 hPa (mbar)

A tempestade ciclónica muito severa Fani (Em bengalí: ফণী, translit. Phaṇī, significado 'capucha de uma serpente'; , designação IMD: BOB 02, designação JTWC: 01B)[5][6] foi um poderoso ciclone tropical que tocou terra na Índia oriental e Bangladesh como uma tempestade ciclónica extremamente severa. A segunda tempestade nomeada, a primeira tempestade nomeada pelo Departamento Meteorológico da Índia (IMD) e a primeira tempestade ciclónica severa da temporada de ciclones no Índico Norte de 2019, originou-se numa depressão tropical que se formou cerca do oeste de Sumatra no Oceano Índico a 26 de abril de 2019. O Centro Conjunto de Avisos de Tufão (JTWC) monitorou uma perturbação tropical que se formou no Oceano Índico Norte, e o designou com o identificador 01B. Fani desviou-se lentamente para o oeste, encontrando num área propícia para o fortalecimento. O sistema intensificou-se e dois dias após ser nomeado, converteu-se no ciclone Fani, a segunda tempestade da temporada. Fani moveu-se para o norte, lutando por intensificar-se quando a moderada cisalhamento vertical do vento obstaculizou o seu progresso. Após afastar do cisalhamento do vento, Fani começou a intensificar-se rapidamente e converteu-se numa tempestade ciclónica extremamente severa a 30 de abril de 2019, a primeira tempestade ciclónica severa da temporada. Bangladesh sugeriu o nome Fani (pronunciado "Foni").

Fani atingiu a sua intensidade máxima a 2 de maio, como uma tempestade ciclónica extremamente severa, e o equivalente a um furacão de categoria 4 de alto nível. Fani continuou mantendo a sua força até que tocou terra, onde a sua estrutura convectiva se degradou rapidamente e foi rasgada pela cisalhamento vertical do vento. Ao dia seguinte, Fani passou por Calcutá como uma tempestade ciclónica, antes de debilitar a uma depressão a 4 de maio.

Tempestade ciclónica muito severa Vayu[editar | editar código-fonte]

Tempestade ciclônica muito severa (IMD)
Ciclone tropical categoria 3 (SSHWS)
Imagem satélite
Imagem de satélite
Trajetória
Trajetória
Duração 10 de junho – 17 de junho
Intensidade máxima 150 km/h (90 mph) (3-min)  970 hPa (mbar)

No início de junho, um forte pulso da Oscilação Madden-Julian (MJO) seguiu para o leste no Oceano Índico tropical, levando a um aumento da nebulosidade e chuvas em toda a região.[7] Em 9 de junho, o Departamento Meteorológico da Índia (IMD) notou o desenvolvimento de uma área de baixa pressão sobre o sudeste do Mar Arábico, ao norte das Maldivas. No início de 10 de junho, uma depressão se formou no Mar da Arábia, a noroeste das Maldivas, e o IMD deu à tempestade o identificador ARB 01 . Conforme o sistema se movia para o norte, ele gradualmente se fortaleceu, tornando-se uma depressão profunda, antes de se intensificar ainda mais na Tempestade Ciclônica Vayu naquele dia. Depois de ser atualizado pelo IMD para uma tempestade ciclônica severa em 11 de junho, e simultaneamente pelo JTWC para um ciclone tropical de categoria 1 na escala de furacão de vento de Saffir-Simpson (SSHWS), o sistema iniciou um período de rápida intensificação. Vayu se fortaleceu em uma tempestade ciclônica muito severa logo depois, e se tornou uma tempestade ciclônica muito severa equivalente a Categoria 2 em 12 de junho. Em 13 de junho, a influência de uma crista subtropical fortalecida sobre a Arábia Saudita fez com que Vayu diminuísse gradualmente a velocidade e se voltasse para o oeste, à medida que se aproximava da costa do estado de Gujarat, no noroeste da Índia.[8][9] Mais tarde naquele dia, às 06:00 UTC, Vayu atingiu seu pico de intensidade como um ciclone tropical muito severo, com ventos sustentados de três minutos de 150 km / h (90 km / h) e uma pressão mínima de 970 hPa (29 inHg) .[10] Em 14 de junho, Vayu começou a enfraquecer, enquanto seguia lentamente para o oeste, longe da costa de Gujarat devido ao forte cisalhamento do vento.[11] Em 16 de junho, uma depressão de latitude média se aproximando enfraqueceu as áreas de alta pressão centralizadas a oeste e nordeste,[12] que recurvou Vayu acentuadamente para nordeste.[13] Ao enfraquecer ainda mais para uma tempestade ciclônica, o forte fluxo de baixo nível sudoeste fez com que o sistema acelerasse para nordeste através da quebra na crista de alta pressão de bloqueio, de volta à costa de Gujarat.[12][14] Às 03:00 UTC de 17 de junho, Vayu enfraqueceu em uma depressão profunda,[15][16] antes de enfraquecer ainda mais para uma depressão seis horas depois.[17] Logo depois, Vayu enfraqueceu em uma baixa bem marcada, perto da costa de Gujarat.[18] Bem cedo em 18 de junho, os remanescentes de Vayu cruzaram a costa de Gujarat e se mudaram para o interior por mais um dia, antes de se dissiparem em 19 de junho.

Depressão profunda BOB 03[editar | editar código-fonte]

Depressão profunda (IMD)
Imagem satélite
Imagem de satélite
Trajetória
Trajetória
Duração 6 de agosto – 11 de agosto
Intensidade máxima 55 km/h (35 mph) (3-min)  990 hPa (mbar)

Em 6 de agosto, uma depressão se formou no noroeste da Baía de Bengala, com o IMD dando à tempestade o identificador BOB 03 . Logo depois, o sistema se intensificou em uma depressão profunda, enquanto se aproximava da costa norte de Odisha. Em 7 de agosto, por volta das 8h00 às 9h00 UTC, a profunda depressão atingiu a costa norte de Odisha- Bengala Ocidental . No início de 11 de agosto, ele se dissipou.

Fortes chuvas atingiram grande parte de Odisha, com acumulações chegando a 382.6 mm (15.06 in) em Lanjigarh .[19] Inundações em todo o estado mataram três pessoas, deixaram duas desaparecidas e afetaram 130.000 outras. Um total de 2.081 casas sofreram danos e 14.332 pessoas precisavam de evacuação.[20]

Tempestade ciclônica muito severa Hikaa[editar | editar código-fonte]

Tempestade ciclônica muito severa (IMD)
Ciclone tropical categoria 2 (SSHWS)
Imagem satélite
Imagem de satélite
Trajetória
Trajetória
Duração 22 de setembro – 25 de setembro
Intensidade máxima 140 km/h (85 mph) (3-min)  978 hPa (mbar)
Ver artigo principal: Cyclone Hikaa

Uma depressão se formou no Mar da Arábia e logo se intensificou em uma tempestade ciclônica e foi chamada de Hikaa . O sistema se intensificou gradualmente em uma tempestade ciclônica severa e então atingiu seu pico de intensidade como uma tempestade ciclônica muito severa com 90 velocidades de vento sustentadas de 3 min mph. O Hikaa enfraqueceu devido à intrusão de ar seco e atingiu o continente em Omã como um severo ciclone tropical. Hikaa enfraqueceu rapidamente após se mover para o interior e mais tarde se dissipou.

Uma pessoa desapareceu depois que seu barco afundou em Duqm .[21] Na costa de Omã, um barco transportava 11 pescadores indianos naufragou devido ao Hikaa. Em 17 de outubro, seis deles foram confirmados como mortos e os outros cinco continuaram desaparecidos.[22]

Depressão em Terra 01[editar | editar código-fonte]

Depressão (IMD)
Imagem satélite
Imagem de satélite
Trajetória
Trajetória
Duração 29 de setembro – 1 de outubro
Intensidade máxima 45 km/h (30 mph) (3-min)  1002 hPa (mbar)

Uma depressão se formou sobre o Golfo de Kutch e a vizinhança da costa de Gujarat perto de Kandla em 30 de setembro.[23][24] Enfraqueceu em um sistema de baixa pressão bem marcado com um olho visível no satélite às 00:00 UTC em 1 de outubro.[25]

Ciclone Kyarr[editar | editar código-fonte]

Supertempestade ciclônica (IMD)
Ciclone tropical categoria 4 (SSHWS)
Imagem satélite
Imagem de satélite
Trajetória
Trajetória
Duração 24 de outubro – 1 de novembro
Intensidade máxima 240 km/h (150 mph) (3-min)  922 hPa (mbar)

A tempestade superciclônica Kyarr foi um ciclone tropical extremamente poderoso que se tornou a primeira super tempestade ciclônica no Oceano Índico Norte desde Gonu em 2007. Foi também o segundo ciclone tropical mais forte do Mar Arábico e um dos ciclones tropicais mais intensos da história do Oceano Índico Norte.[26] A sétima depressão, o quinto ciclone nomeado e a primeira e única super tempestade ciclônica da temporada anual, Kyarr desenvolveu-se a partir de um sistema de baixa pressão próximo ao Equador. Em 24 de outubro o sistema conforme se movia para o leste, organizou-se e intensificou-se para uma tempestade tropical. A tempestade passou por uma rápida intensificação e atingiu o status de super tempestade ciclônica em 27 de outubro, ao virar para oeste.

Apesar da imensa força da tempestade e de muitos países serem afetados pelas marés altas e ondas de tempestade, não houve relatos de fatalidades.

Tempestade ciclônica muito severa Maha[editar | editar código-fonte]

Tempestade ciclônica extremamente severa (IMD)
Ciclone tropical categoria 3 (SSHWS)
Imagem satélite
Imagem de satélite
Trajetória
Trajetória
Duração 30 de outubro – 7 de novembro
Intensidade máxima 185 km/h (115 mph) (3-min)  956 hPa (mbar)

Uma área de baixa pressão bem marcada tornou-se uma depressão em 30 de outubro.[27] A depressão continuou a se fortalecer à medida que entrava em um ambiente mais favorável e se transformava em uma tempestade ciclônica em 1 de novembro. Maha continuou a se intensificar, flutuando em intensidade pelos próximos 2 dias conforme se movia ao longo da costa indiana, produzindo ondas fortes e inundações costeiras moderadas ao longo do caminho antes de se tornar uma tempestade ciclônica muito severa em 3 de novembro e, em seguida, uma tempestade ciclônica extremamente severa. no dia seguinte, enquanto se movia paralelamente à costa indiana. Maha começou a estagnar no Mar da Arábia quando atingiu o pico de intensidade devido à falta de correntes direcionais. A ressurgência começou a afetar a tempestade e voltou a se tornar uma tempestade ciclônica ao se aproximar de Gujarat . Em seguida, atingiu a costa perto de Gujarat como uma depressão e rapidamente se enfraqueceu.

Na preparação dos impactos de Maha, o alerta laranja foi emitido em quatro distritos de Querala.[28]

Tempestade ciclônica severa Bulbul[editar | editar código-fonte]

Tempestade ciclônica muito severa (IMD)
Ciclone tropical categoria 3 (SSHWS)
Imagem satélite
Imagem de satélite
Trajetória
Trajetória
Duração 6 de novembro – 11 de novembro
Intensidade máxima 140 km/h (85 mph) (3-min)  976 hPa (mbar)
O ciclone Bulbul foi um forte ciclone tropical que atingiu o estado indiano de Bengala Ocidental e Bangladesh em novembro de 2019, provocando tempestades, fortes chuvas e inundações.[29][30][31] Originário dos remanescentes da severa tempestade tropical Matmo, no sul do Golfo de Bengala, no início de novembro, Bulbul intensificou-se lentamente em uma tempestade ciclônica muito severa. É apenas o quarto ciclone tropical já registrado que se regenerou no mar de Andamão, depois de cruzar o sudeste da Ásia por terra. Além disso, é apenas o segundo ciclone da história a chegar à força de um furacão, sendo o primeiro em 1960.[32]

Em 2 de dezembro, uma depressão se formou no sudoeste do Mar da Arábia, a leste da Somália . Ela se intensificou em uma tempestade ciclônica em 4 de dezembro devido às condições favoráveis na área circundante, ganhando o nome de Pawan .[33] O sistema continuou para o norte, ganhando um pouco mais de força, e então virou para oeste no dia seguinte,[34] Pawan lutou para manter sua estrutura devido a uma grande quantidade de vento cortante, mas continuou a se mover para oeste em direção à Somália . Este vento fez com que a convecção de Pawan se dissipasse brevemente, mas logo se regenerou. Pawan finalmente atingiu a região de Puntland na Somália, ao sul de Eyl, no final de 6 de dezembro, trazendo fortes chuvas e deslizamentos de terra para as áreas vizinhas. Em seguida, degenerou em uma área de baixa pressão bem marcada no interior em 7 de dezembro.[35]

Pawan matou seis pessoas na Somália.[36] O acúmulo de chuvas trazido por Pawan chegou a até 7 centímetros na Somália, uma quantidade incomum de chuva em dezembro, resultando em enchentes na região. Dois veículos foram varridos pela chuva torrencial gerada pela tempestade em Bosaso, enquanto dois barcos viraram na costa de Eyl devido às ondas fortes .[35][37] Pawan foi o primeiro ciclone tropical a atingir a costa da Somália desde o ciclone Sagar em 2018.

Tempestade ciclônica Pawan[editar | editar código-fonte]

Tempestade ciclônica (IMD)
Tempestade tropical (SSHWS)
Imagem satélite
Imagem de satélite
Trajetória
Trajetória
Duração 2 de dezembro – 7 de dezembro
Intensidade máxima 75 km/h (45 mph) (3-min)  998 hPa (mbar)

Depressão profunda ARB 06[editar | editar código-fonte]

Depressão profunda (IMD)
Tempestade tropical (SSHWS)
Imagem satélite
Imagem de satélite
Trajetória
Trajetória
Duração 3 de dezembro – 5 de dezembro
Intensidade máxima 55 km/h (35 mph) (3-min)  1000 hPa (mbar)

Em 3 de dezembro, uma depressão se formou sobre o centro-leste do Mar da Arábia, com o IMD marcando-a como Depressão ARB 06. Ele gradualmente se fortaleceu em uma profunda depressão logo depois. As previsões iniciais esperavam que o sistema se intensificasse em uma tempestade ciclônica, no entanto, uma grande quantidade de cisalhamento do vento fez com que ele enfraquecesse substancialmente, e enfraqueceu em uma área de baixa pressão em 5 de dezembro, a oeste da costa indiana.

As fortes chuvas associadas à depressão causaram inundações extensas em Tamil Nadu.[38] A acúmulação de vinte e quatro horas ultrapassou 150 mm (5.9 in) em muitas áreas, incluindo 190 mm (7.5 in) em Sathankulam .[39] As autoridades emitiram avisos de chuvas extremas para seis distritos e mais de 21.500 voluntários treinados foram colocados em espera. O rio Paravanar atingiu o topo de suas margens, inundando cerca de 10.000 casas.[40] Um total de 1.305 cabanas e 465 casas foram destruídas em Tamil Nadu.[41] Durante a noite de 2 de dezembro, três casas desabaram em Mettupalayam matando 17 ocupantes. Oito outras pessoas morreram em incidentes relacionados à chuva.[42]

Depressão profunda ARB 08[editar | editar código-fonte]

Depressão profunda (IMD)
Imagem satélite
Imagem de satélite
Trajetória
Trajetória
Duração 8 de dezembro – 10 de dezembro
Intensidade máxima 55 km/h (35 mph) (3-min)  1000 hPa (mbar)

Em 6 de dezembro, o JTWC começou a monitorar uma área de baixa pressão perto da recém-formada Tempestade Ciclônica Pawan. Dois dias depois, em 8 de dezembro, a baixa ganhou mais convecção e circulação definida ao se deslocar para oeste, com o IMD classificando o sistema como Depressão ARB 08. O sistema posteriormente se intensificou em uma profunda depressão durante as primeiras horas de 9 de dezembro. Em 10 de dezembro, o sistema degenerou em uma baixa bem marcada na costa da Somália.

Nome dos ciclones tropicais[editar | editar código-fonte]

Nesta bacia, atribui-se-lhe um nome a um ciclone tropical, quando tenha atingido a intensidade da tempestade ciclónica, com ventos maiores a 65 km/h (40 mph). Os nomes foram seleccionados pelos membros do grupo de ESCAP/OMM sobre ciclones tropicais entre 2000 e maio de 2004, antes de que o Centro Meteorológico Regional Especializado em Nova Deli começasse a atribuir nomes em setembro de 2004. Não há retiro de nomes de ciclones tropicais nesta bacia já que a lista só está prevista para ser utilizada uma vez e posteriormente se elabore uma nova lista. Se um ciclone tropical designado ingressa à bacia desde o Pacífico ocidental, conservará o seu nome original. Os seguintes seis nomes disponíveis mostram-se a seguir:

  • Pawan

Pabuk entrou na bacia desde o Golfo da Tailândia como uma tempestade ciclónica; o seu nome foi atribuído pela Agência Meteorológica do Japão.

Efeitos sazonais[editar | editar código-fonte]

Esta é uma tabela de todas as tempestades na temporada de ciclones do Norte do Oceano Índico de 2019. Ele menciona todas as tempestades da temporada e seus nomes, duração, intensidades de pico (de acordo com a escala de tempestades do IMD), danos e totais de mortes. Os totais de danos e mortes incluem os danos e mortes causados quando aquela tempestade era uma onda precursora ou baixa extratropical, e todos os números de danos são em 2019 USD.

Nome Datas ativo Classificação máxima Velocidade de vento
sustentados
Pressão Áreas afetadas Danos
(USD)
Fatalidades Refs
Pabuk Janeiro 4 – 7 Tempestade ciclônica 85 km/h (50 mph) 998 hPa (29.47 inHg) Tailândia, Mianmar, Ilhas Andaman &-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1.000000 Nenhum &-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1.000000 Nenhum
Fani Abril 26 – Maio 4 Tempestade ciclônica extramamente severa 215 km/h (130 mph) 932 hPa (27.52 inHg) Sumatra, Ilhas Nicobar, Sri Lanka, Índia Ocidental, Bangladesh, Butão $8 100 000 000 &0000000000000089.00000089 [43][44]
[45][46]
[47]
Vayu Junho 10 – 17 Tempestade ciclônica muito severa 150 km/h (90 mph) 970 hPa (28.64 inHg) Northern Maldivas, Índia, Sul Paquistão, Leste de Omã $140 000 &0000000000000008.0000008 [48][49]
[50]
BOB 03 Agosto 6 – 11 Drepressão profunda 55 km/h (35 mph) 988 hPa (29.18 inHg) Leste da Índia, Bangladesh &-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1.000000 Unknown &0000000000000003.0000003 [20]
Hikaa Setembro 22 – 25 Tempestade ciclônica muito severa 140 km/h (85 mph) 972 hPa (28.70 inHg) Leste da Índia, Omã, Arábia Saudita, Iémen &-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1.000000 Desconhecido &0000000000000005.0000005 [22]
LAND 01 Setembro 30 – outubro 1 Depressão 45 km/h (30 mph) 1004 hPa (29.65 inHg) Índia Ocidental &-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1.000000 Nenhum &-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1.000000 Nenhum
Kyarr Outubro 24 – novembro 1 Super tempestade ciclônica 240 km/h (150 mph) 922 hPa (27.02 inHg) Índia Ocidental, Omã, Yemen, Somália &-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1.000000 Minor &-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1.000000 Nenhum
Maha Outubro 30 – novembro 7 Tempestade ciclônica extramamente severa 185 km/h (115 mph) 956 hPa (28.23 inHg) Sri Lanka, Sul da Índia, Maldives, Índia Ocidental, Omã &-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1.000000 Minor &-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1.000000 Nenhum
Bulbul Novembro 6 – 11 Tempestade ciclônica muito severa 140 km/h (85 mph) 976 hPa (28.8 inHg) Mianmar, Ilhas Andaman e Nicobar, Leste da Índia, Bangladesh $3 370 000 000 &0000000000000041.00000041 [51][52][53][54]
Pawan Dezembro 2 – 7 Tempestade ciclônica 75 km/h (45 mph) 998 hPa (29.47 inHg) Somalia &-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1.000000 Unknown &0000000000000006.0000006 [36]
ARB 06 Dezembro 3 – 5 Drepessão profunda 55 km/h (35 mph) 1002 hPa (29.53 inHg) Tamil Nadu &-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1.000000 Unknown &0000000000000025.00000025 [42]
ARB 08 Dezembro 8 – 10 Depressão profunda 55 km/h (35 mph) 1004 hPa (29.53 inHg) Socotra, Somália &-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1.000000 Nenhum &-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1.000000 Nenhum
Totais da temporada
240 km/h (150 mph) 922 hPa (27.02 inHg) ≥$11 480 140 000 177

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Annual Frequency of Cyclonic Disturbances (Maximum Wind Speed of 17 Knots or More), Cyclones (34 Knots or More) and Severe Cyclones (48 Knots or More) Over the Bay of Bengal (BOB), Arabian Seja (AS) and Land Surface of Índia» (PDF). Índia Meteorological Department. Consultado em 13 de janeiro de 2018 
  2. RSMC — Tropical Cyclones New Delhi (17 de outubro de 2010). «Report on Cyclonic Disturbances over North Indian Ocean during 2009» (PDF). Índia Meteorological Department. pp. 2–3. Consultado em 13 de janeiro de 2018. Cópia arquivada (PDF) em 6 de abril de 2010 
  3. https://blogs.scientificamerican.com/eye-of-the-storm/tropical-cyclone-kyarr-150-mph-winds-arabian-seas-2nd-strongest-storm-on-record/
  4. «IMD – Press Release». Arquivado do original em 4 de novembro de 2019 
  5. «How Cyclone Fani got its name». Dhaka Tribune (em inglês). 2 de maio de 2019. Consultado em 2 de maio de 2019 
  6. «Cyclone Fani May Intensify Further, Heads Towards Odisha Coast: 10 Points». NDTV. 30 de abril de 2019. Consultado em 30 de abril de 2019 
  7. «Weekly Tropical Climate Note» 
  8. Gopal, Neetha (13 de junho de 2019). «Tropical Cyclone Advisory Bulletin #18» (PDF). India Meteorological Department. Consultado em 13 de junho de 2019. Cópia arquivada (PDF) em 13 de junho de 2019 
  9. «Tropical Cyclone Warning #12 (06Z)». Joint Typhoon Warning Center. Naval Meteorology and Oceanography Command. 13 de junho de 2019. Consultado em 13 de junho de 2019. Cópia arquivada em 13 de junho de 2019 
  10. Very Severe Cyclonic Storm “VAYU” over southeast & adjoining eastcentral Arabian Sea and Lakshadweep (10 June – 17 June, 2019): Summary (PDF) (Relatório). India Meteorological Department. Consultado em 28 de setembro de 2019 
  11. Devi, Sunitha (14 de junho de 2019). «Tropical Cyclone Advisory Bulletin #25 (03Z)» (PDF). India Meteorological Department. Consultado em 14 de junho de 2019. Cópia arquivada (PDF) em 14 de junho de 2019 
  12. a b «Tropical Cyclone Warning #16». Joint Typhoon Warning Center. Naval Meteorology and Oceanography Command. 14 de junho de 2019. Consultado em 14 de junho de 2019. Cópia arquivada em 14 de junho de 2019 
  13. Kumar, Naresh (16 de junho de 2019). «National Bulletin #53» (PDF). India Meteorological Department. Consultado em 17 de junho de 2019. Cópia arquivada (PDF) em 17 de junho de 2019 
  14. Kumar, Naresh (16 de junho de 2019). «Tropical Cyclone Advisory Bulletin #47» (PDF). India Meteorological Department. Consultado em 17 de junho de 2019. Cópia arquivada (PDF) em 17 de junho de 2019 
  15. Devi, Sunitha (17 de junho de 2019). «National Bulletin #56» (PDF). India Meteorological Department. Consultado em 17 de junho de 2019. Cópia arquivada (PDF) em 17 de junho de 2019 
  16. «Tropical Cyclone Warning #27». Joint Typhoon Warning Center. Naval Meteorology and Oceanography Command. 17 de junho de 2019. Consultado em 17 de junho de 2019. Cópia arquivada em 17 de junho de 2019 
  17. Devi, Sunitha (17 de junho de 2019). «National Bulletin #58» (PDF). India Meteorological Department. Consultado em 17 de junho de 2019. Cópia arquivada (PDF) em 17 de junho de 2019 
  18. Pattanaik, D. R. (17 de junho de 2019). «National Bulletin #61 (18Z)» (PDF). India Meteorological Department. Consultado em 18 de junho de 2019. Cópia arquivada (PDF) em 18 de junho de 2019 
  19. «Heavy rain batters Odisha; a flood-like situation in some areas». India Today. Press Trust of India. 7 de agosto de 2019. Consultado em 9 de agosto de 2019 
  20. a b «3 killed, 2 missing in Odisha due to floods». Odisha Sun Times. 8 de agosto de 2019. Consultado em 9 de agosto de 2019 
  21. «Person missing at sea after boat sinks in Oman». Times of Oman. 25 de setembro de 2019. Consultado em 26 de setembro de 2019 
  22. a b «TN: Fisherman killed in cyclone off Oman laid to rest in home town». Times of India. 17 de outubro de 2019. Consultado em 18 de outubro de 2019 
  23. «Tropical Weather Outlook». India Meteorological Department. 30 de setembro de 2019. Consultado em 4 de outubro de 2019. Cópia arquivada em 4 de outubro de 2019 
  24. «IWB (Evening) Dated 30-09-2019». India Meteorological Department. 30 de setembro de 2019. Consultado em 4 de outubro de 2019. Cópia arquivada em 4 de outubro de 2019 
  25. «IWB (EVENING) DATED 01-10-2019». India Meteorological Department. 30 de setembro de 2019. Consultado em 4 de outubro de 2019. Cópia arquivada em 4 de outubro de 2019 
  26. Cappucci, Matthew (28 de outubro de 2019). «Category 4 Kyarr is the strongest cyclone over the Arabian Sea in 12 years». The Washington Post. Consultado em 28 de outubro de 2019. Cópia arquivada em 28 de outubro de 2019 
  27. «RSMC Bulletin» (PDF). 30 de outubro de 2019. Consultado em 30 de outubro de 2019 
  28. http://www.uniindia.com/cyclone-maha-orange-alert-in-four-districts-of-kerala/south/news/1774974.html
  29. «Cyclone Bulbul Live: Bulbul Cyclone crosses West Bengal coast» (em inglês). The Times of India. Consultado em 13 de novembro de 2019 
  30. Erdman, Jonathan. «Tropical Cyclone Bulbul Targets Eastern India, Bangladesh With Flooding Rain, Storm Surge, Winds». TWC India (em inglês). TWC India. Consultado em 13 de novembro de 2019 
  31. «Cyclone Bulbul: 5 to 7 feet high storm surge may hit coastal areas». The Daily Star (em inglês). 8 de novembro de 2019. Consultado em 13 de novembro de 2019 
  32. «Tropical Cyclone Matmo is reborn as Bulbul». Al Jazira (em inglês). 8 de novembro de 2019. Consultado em 13 de novembro de 2019 
  33. «One Deep Depression over Arabian Sea Gains Strength to Form Cyclone Pawan, Other Weakens into Depression». The Weather Channel India. 4 de dezembro de 2019. Consultado em 7 de dezembro de 2019 
  34. Gutro, Rob (5 de dezembro de 2019). «NASA tracking Tropical Storm 06A through Arabian Sea». EurekAlert. Consultado em 7 de dezembro de 2019 
  35. a b Leister, Eric; Kelly, Maura (7 de dezembro de 2019). «Somalia to stay on high alert for another tropical threat in wake of Pawan». Accuweather. Consultado em 7 de dezembro de 2019 
  36. a b «Somalia: Tropical Storm Pawan Leaves Thousands in Need». Action Against Hunger. ReliefWeb. 13 de dezembro de 2019. Consultado em 13 de março de 2020 
  37. @MoradNews (6 de dezembro de 2019). «Cyclone #Pawan makes landfall in parts of #Puntland region, Northern #Somalia. Heavy rains & winds killed people, destroyed livestock. 2 vehicles swept away by torrential downpours near #Bosaso and 2 boats capsized off the coast of Eyl town. Phone lines cut in parts of the region.» (Tweet) – via Twitter 
  38. Heavy rains disrupt normal life in Tamil Nadu and Puducherry (Relatório). ReliefWeb. Government of India. 2 de dezembro de 2019. Consultado em 9 de dezembro de 2019 
  39. TWC India Edit Team (2 de dezembro de 2019). «25 Killed as Heavy Rains Throw Life Out of Gear in Chennai, Tamil Nadu; More Rains Forecast». The Weather Channel. Consultado em 9 de dezembro de 2019 
  40. «Parts of Tamil Nadu flooded, more rain likely». The New Indian Express. 2 de dezembro de 2019. Consultado em 9 de dezembro de 2019 
  41. «TN rains: Death toll rises to 25, CM reviews monsoon preparedness». Yahoo! News. The News Minute. 2 de dezembro de 2019. Consultado em 9 de dezembro de 2019 
  42. a b Dravida Thambi (3 de dezembro de 2019). «Flood alert issued in Tamil Nadu, 3 houses collapse, 17 dead». The Free Press Journal. Consultado em 9 de dezembro de 2019 
  43. Ahmad, Adil. «India: Death toll from cyclone Fani climbs to 64». AA.com. Consultado em 12 de maio de 2019 
  44. «Lightning kills 8 in Uttar Pradesh». New Indian Express. 3 de maio de 2019. Consultado em 5 de maio de 2019 
  45. «Cyclone Fani leaves trail of destruction in Bangladesh; 17 dead, several hurt». Northeast Now. 5 de maio de 2019. Consultado em 5 de maio de 2019 
  46. «Odisha estimates loss at ₹12,000 Cr due to cyclone Fani». The Hindu Business Line. 15 de maio de 2019. Consultado em 16 de maio de 2019 
  47. «Global Catastrophe Recap: First Half of 2019» (PDF). Aon Benfield. Consultado em 12 de agosto de 2019 
  48. «Rains and strong winds hit Mumbai; 1 killed, 2 injured as portion of cladding collapses at Churchgate Railway Station». Mumbai Mirror. 12 de junho de 2019. Consultado em 14 de junho de 2019. Cópia arquivada em 14 de junho de 2019 
  49. Saiyed, Kamal; Mohanty, Aishwarya (13 de junho de 2019). «Gujarat: Six killed, 2 injured in 3 districts ahead of Vayu landfall». The Indian Express. Consultado em 14 de junho de 2019. Cópia arquivada em 14 de junho de 2019 
  50. Waqar Bhatti, M. (15 de junho de 2019). «Elderly man apparently dies due to heat stroke as weathermen predicts another very hot, humid day on Sunday». The News International. Consultado em 16 de junho de 2019. Cópia arquivada em 16 de junho de 2019 
  51. 'Bulbul' claims 2 lives in Odisha, extensive damage to crops (Relatório). ReliefWeb. Government of India. 10 de novembro de 2019. Consultado em 9 de dezembro de 2019 
  52. «Cyclone Bulbul caused Rs 23,811 crore losses: West Bengal Government». India Today. Press Trust of India. 17 de novembro de 2019. Consultado em 9 de dezembro de 2019 
  53. «Cyclone 'Bulbul' destroys 9,455 homesteads in Khulna». The Independent. 11 de novembro de 2019. Consultado em 9 de dezembro de 2019 
  54. «Cyclone Bulbul causes Tk 263cr loss in 16 dists». The Independent. 13 de novembro de 2019. Consultado em 9 de dezembro de 2019 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Temporada de ciclones no Índico Norte de 2019