The Grim Adventures of Billy and Mandy

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde março de 2014)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
The Grim Adventures of Billy and Mandy
As Aventuras Horripilantes do Beto e da Mena (2: - A Dois) / As Aventuras Assustadoras de Billy e Mandy (Cartoon Network) (PT)
As Terríveis Aventuras de Billy e Mandy (BR)
Abertura da série.
Informação geral
Formato Série de desenho animado
Duração Aprox. 22 minutos
Criador(es) Maxwell Atoms
País de origem  Estados Unidos
Idioma original Inglês
Produção
Elenco Richard Steven Horvitz
Grey DeLisle
Greg Eagles
Vanessa Marshall
Jane Carr
Rachael MacFarlane
Jennifer Hale
Dee Bradley Baker
Phil LaMarr
Martin Jarvis
Debi Derryberry
Diedrich Bader
Maxwell Atoms
Exibição
Emissora de
televisão original
Estados Unidos Cartoon Network
Transmissão original 13 de Junho de 2003 -
12 de Outubro de 2008
N.º de temporadas 7
N.º de episódios 139 (lista de episódios)
Cronologia
Programas relacionados Mal Encarnado

The Grim Adventures of Billy and Mandy (As Terríveis Aventuras de Billy e Mandy no Brasil e As Aventuras Horripilantes do Beto e da Mena ou As Aventuras Assustadoras de Billy e Mandy em Portugal), é uma série de desenho animado estadunidense produzida e exibida pelo Cartoon Network e criada por Maxwell Atoms.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

A história é centrada no cotidiano de Billy, um garoto emotivo e otimista, porém extremamente burro; e sua melhor amiga Mandy, uma garota apática com um olhar nada amigável.

Tudo começa quando o Ceifador Sinistro aparece no quarto de Billy para levar a alma do seu idoso hamster de estimação Denguinho para o além. Ele, porém, junto com sua melhor amiga Mandy, desafia o anjo da morte para um jogo de Limbo em troca da vida de seu hamster, e através de um truque, os dois conseguem sair ganhando. Além da vida de Denguinho, Billy e Mandy conseguem a amizade eterna do Ceifador, a quem eles chamam de Puro Osso.

É aí que nascem as terríveis aventuras de Billy e Mandy, que entram nas mais inimagináveis situações geradas pelo poder sobrenatural de seu mais novo amigo.

Universo de Billy e Mandy[editar | editar código-fonte]

A maior parte do desenho se passa em Endsville, a cidade natal de Billy e Mandy. Não é determinada sua localização, nem sua idade, mas de acordo com a série ela tem origem medieval apesar de provavelmente situar-se nos Estados Unidos da América. Puro Osso tem acesso ao Submundo, abrindo um vórtice usando sua foice, e visita vários planos da existência, incluindo variações do Além, como o Nirvana, Asgard e o "Baixo Diabo".

Billy e Mandy viajaram com Puro Osso a diversas dimensões como os Corredores do Tempo (onde acidentalmente viraram as suas ampulhetas da vida e passaram a rejuvenescer até desaparecerem), o Circo do Medo (onde crianças humanas fazem parte do show de horrores) e até o Asilo do Submundo (que abriga antigos monstros dos contos de horror, como o Drácula, a Noiva do Frankenstein e o Lobisomem).

A foice de Puro Osso também pode invocar monstros, criaturas sobrenaturais e habitantes do Submundo a Endsville, além de levar as almas das pessoas para o Além. O universo é o mesmo de Mal Encarnado, do mesmo criador, sendo que os personagens dos dois desenhos se encontram em alguns episódios.

No episódio da terceira temporada, Skarred for Life, o General Cicatriz se torna vizinho de Billy, mas ainda possui o desejo reprimido de dominar o mundo e roubar a foice de Puro Osso, ao saber de seus poderes. As duas crianças estudam em uma escola particular e, de vez em quando, aparecem usando uniformes.

Polêmicas[editar | editar código-fonte]

De vez em quando, os personagens do desenho surpreendem com atitudes e comentários não-característicos a um desenho infantil, como cenas de morte, mutilamento, escatologia e sexualidade abordados de forma sutil e geralmente cômica. Além disso, os diálogos apresentam muitas vezes palavras impróprias com incitações maduras, sendo que já foram usados termos como "cagado", "boiola" e "fodão".

No início de cada episódio, após o tema de abertura, Mandy caminha em um fundo preto e passa um rápido comentário, em seu tom de voz frio. O comentário é normalmente um aforismo como "Não basta apenas ter sucesso, outros têm que fracassar" e "Sorria … amanhã vai ser pior".

Em alguns episódios ela também inicia um diálogo com a platéia como "Quando você muda de canal, falamos mal de você pela suas costas" e "Você pode mudar o final deste desenho com o poder da sua mente". A maioria destes comentários são uma referência a frases famosas. Em uma ocasião Mandy declarou "Faça o que fizer, será tudo da lei", uma referência ao notório Livro da Lei de Aleister Crowley. Outra referência é a série de livros Harry Potter em que Mandy começa o episódio lançando o Maldição Imperius no telespectador. Tem também a frase "Se dá valor a sua saúde e sua razão, fique longe do pântano" referencia a Arthur Conan Doyle, numa história de Sherlock Holmes: O Cão dos Baskervilles.

Veja outros aforismos nesta tabela:

Aforismo Personagem do aforismo
"Evolução não faz prisioneiros" Mandy
"Dinheiro é a raiz de todo o mal" Mandy
"Punição também é recompensa" Mandy
"O amor é para pessoas fracas" Mandy
"…geralmente sou a favor do abuso e exploração dos tolos …" Mandy
"Controle da mente não funciona em gente que pensa" Éris
"Não existem sonhos estúpidos, só pessoas estúpidas que nunca os realizam." Mandy
"A solidão do homem é mais por seu medo da vida" Puro Osso
"…não tenham medo do fracasso …" Mandy
"… Porque ele faz as famílias unidas" Billy
"A felicidade é o caminho mais curto para a estupidez" Mandy
"o caminho para a estupidez e cheio de boas intenções" Mandy
"Somos só eu e você contra o mundo … Atacamos ao amanhecer" Mandy
"O desespero exige medidas desesperadas" Mandy
"Morrer é fácil. Fazer comédia é dificil" Mandy

Personagens[editar | editar código-fonte]

Billy[editar | editar código-fonte]

William "Billy" (Beto em Portugal) é uma criança estilo "bobão feliz", passa dos limites da burrice e idiotice humana, sendo mentalmente retardado. Ele tem um nariz rosa e exageradamente grande, usa uma camisa listrada de azul e branco e tem cabelo ruivo que cobre com um boné vermelho. Às vezes tira meleca do nariz, onde está o seu cérebro do tamanho de uma azeitona. É um menino hiperativo e pode ter inexplicáveis acessos de raiva, causando desastres que vão acabar em outras dimensões, usando os objetos do baú sobrenatural do Puro Osso que se esconde no porão de sua casa. São raros os casos em que está de mau humor, ou age com inteligência.

Mandy[editar | editar código-fonte]

Amanda "Mandy" (Mena em Portugal) é a melhor amiga de Billy, tendo uma personalidade que contrasta a do garoto. É uma menina loira, sem nariz, com atitudes e personalidade cruéis, e que possui um grande conhecimento do sobrenatural. É rude com todos à sua volta, inclusive seus pais. Sua amizade com Billy se baseia na inocência do garoto, que permite ser mandado e escravizado por Mandy (apesar de que ela já demonstrou gostar do garoto "mais do que deveria" segundo ela mesma). Ela não sente medo, nem amor e são raros os momentos em que se importa com seus amigos ou sorri, e em um desses momentos o fato de ter sorrido numa peça colegial quebrou o equilíbrio do Universo (ver os detalhes na seção Trívia). Seus pais já falaram que quando ela nasceu uma alcateia de lobos se ofereceu para cuidar dela e ela é mal humorada desde que era um feto. Apesar disso, costuma ser uma das poucas personagens do desenho a agir com alguma razão e prudência, resolvendo as confusões geradas por Billy e na maioria das vezes levando a melhor no final. Parece ter pensamentos misantrópicos.

Puro Osso[editar | editar código-fonte]

Puro Osso (Grim Reaper no original; Caveira em Portugal) é o Ceifador Sinistro, a personificação da Morte. Possui milhares de anos de vida, e enquanto criança visitou uma bruxa que lhe vaticinou o seguinte: Quando crescesse, seria escravizado por duas meras crianças humanas (Billy e Mandy). Ele adora todos os tipos de caos, desespero, tortura (menos com ele mesmo), artes marciais e todo o tipo de entidades negras. Após perder uma aposta com Billy e Mandy, ele é condenado a converter-se no seu "melhor amigo" para sempre. Desde então, tudo o que faz é ajudar os dois com os seus poderes mágicos e geralmente paga muito caro pelas confusões dos dois. Na primeira vez que o Puro Osso apareceu, sua foice era um galho de árvore com um lâmina em cima, e nos episódios seguintes, a foice é uma barra de ferro com um lâmina em cima. Frequentou a faculdade e/ou colégio com diversos personagens mitológicos que vão aparecendo no desenho, como Bicho Papão, Éris, Papai Noel e Nergal.

Irwin[editar | editar código-fonte]

Um menino com aspecto nerd (mas não tão inteligente), amigo de Billy, Mandy e Puro Osso. É o melhor amigo de Billy e tem (em vão) uma obsessão doentia e psicótica por Mandy. Em um episódio é revelado que sua mãe é uma múmia, enquanto em outro, é revelado que seu avô é o Conde Drácula, fazendo dele um menino metade múmia e um quarto vampiro um quarto humano. Mas mesmo assim Mandy não gosta dele. Num episódio ele já foi transformado em lobisomem e já foi uma criatura do mundo de Cthulhu, uma personagem monstruosa dos livros de H. P. Lovecraft. Na maioria das vezes ele se dá mal no final das aventuras.

Bicho Papão[editar | editar código-fonte]

Rival do Puro Osso desde a infância, vive assustando e pregando peças em crianças. Já tentou diversas vezes tentar pegar os poderes da foice do Puro Osso. Tem a cor da pele verde e em cada episódio, coloca roupas diferentes.

Fred Fred Burger[editar | editar código-fonte]

Uma criatura do submundo, tem a aparência de um elefante verde e com dois pequenos chifres. É muito ingênuo e estúpido, e mesmo sem intenção acaba irritando todos os redor e sempre se vangloria por saber soletrar seu nome e enfiar os dois dedos no umbigo. Tem o comportamento de uma criança. Gosta de comida mexicana e de iogurte gelado, e junto com Billy, é um dos personagens-chave para momentos cômicos. Seu nome é uma paródia do produtor de filmes Fred Freiberger.

Hoss Delgado[editar | editar código-fonte]

Um caçador de monstros que faz participações esporádicas nos episódios. Sua mão vira diversas armas e dirige uma picape para caçar todo tipo de monstros. Apaixonou-se por Éris, a Deusa do Caos. Já se passou por pai do Billy em um episódio, junto com Éris. Hoss Delgado é a sátira de dois personagens: Ash Williams, do filme Uma Noite Alucinante (Evil Dead); e Cobra Plinsque (Snake Plissken) dos filmes Fuga de Nova York (Escape from New York) e Fuga de Los Angeles (Escape From Los Angeles).

Éris[editar | editar código-fonte]

Éris é a deusa grega do caos e da discórdia. Antiga paixão de Puro Osso, Eris sempre dá trabalho quando aparece e sempre deixa rastro por onde passa. Seu sonho é dominar o mundo, mergulhando-o em desgraça, como revelado no episódio Trapaças da Sorte (no mesmo episódio em que Puro Osso diz que tinha uma queda por ela). Tentou pedir a ajuda de Mandy para dominar o mundo, pedido que esta última recusou, pois disse que não aceita ser a segunda em nada e nem tão pouco compartilhar o domínio mundial. Ela gosta de Hoss Delgado, embora tenha dito para Billy, Mandy e Puro Osso, que se ele saísse da linha, o mandaria para a Dimensão Marionete. Já se passou por mãe do Billy em um dos episódios, quando o Diretor Alto Astral iria recomendar Billy para uma academia de super dotados. Seu poder se origina de sua maçã dourada, o Pomo da Discórdia.

Harold[editar | editar código-fonte]

É o pai do Billy. É famoso por ser mais burro que o seu filho. Toda vez que entra para um emprego é despedido dele, apesar de um episódio já ter revelado que era para ele ter entrado em Harvard (se uma árvore sobrenatural não tivesse devorado sua carta de admissão). Tem sérios problemas mentais como o filho (Billy), e os dois têm aparência muito semelhante.

Gladys[editar | editar código-fonte]

É a mãe do Billy e esposa de Harold. Tem um comportamento neurótico que se revela quando as pessoas não correspondem ao seu conceito de normalidade. Por causa disso, não gosta do Puro Osso morando na casa dela, achando que ele é uma péssima influência para o Billy.

Pais da Mandy[editar | editar código-fonte]

Esse casal quase não aparece nos episódios. Morrem de medo da Mandy.

Saliva[editar | editar código-fonte]

É o cachorro da Mandy. Tem esse nome pois só fica babando e chorando.

Milk Shake[editar | editar código-fonte]

É o gato do Billy. Tem esse nome por causa da cor que lembra um milk shake de morango. Já ganhou uma mente intelectual pelo poder da foice do Puro Osso.

Mindy[editar | editar código-fonte]

A pior inimiga da Mandy. É a garota mais popular da escola, patricinha e extremamente fútil.

Pudim[editar | editar código-fonte]

Amigo de Billy e de Irwin. É chamado de Pudim por que só fica tremendo. Não parece ter uma mente ambiciosa. Já participou de um episódio junto com Puro Osso e Mandy, substituindo o Billy.

General Cicatriz[editar | editar código-fonte]

Um ex-coronel de um dos exércitos mais poderosos do mundo. Mas desistiu de tudo para ter uma vida tranquila, acabando por ser o vizinho do Billy. Não possui um dos olhos, que tem uma grande cicatriz nele, daí o seu nome. Originalmente faz parte do desenho Mal Encarnado, do mesmo criador.

Sperg[editar | editar código-fonte]

O típico valentão da escola. Vive tirando onda com Pudim, Billy, Irwin e Mandy, mas sempre é derrotado no final. Tem a aparência de um vândalo.

Nergal[editar | editar código-fonte]

Uma espécie de demônio que mora no centro da terra, tem um aspecto negro e sombrio e é um dos amigos de Puro Osso. Apesar de ser dono de grande poder obscuro, mostra um comportamento carente e pacato, e já quis ser o melhor amigo de Billy e Mandy. Em um episódio ele se casa com a tia encalhada do Billy, com quem tem o filho Júnior.

Júnior[editar | editar código-fonte]

Nergal Júnior é o primo do Billy, filho de Nergal e da Tia Sis. Tem a aparência de um menino normal, mas assim como o pai, é dotado de poderes sobrenaturais. Mora com seus pais no centro da terra e frequenta a escola de Billy e Mandy.

Nigel Planter[editar | editar código-fonte]

Uma paródia do Harry Potter. É um amigo do Billy, já morou em Endsville até descobrir que era bruxo e ir estudar no Colégio Cururu (no original, Frogwarts, uma paródia de Hogwarts). É perseguido pelo Lord Bumbum Mole (paródia do Lord Voldemort), até descobrir que ele estava apenas interessado em comprar a fazenda de seus pais falecidos.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Broom icon.svg
Seções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.
  • No episódio Marujo de Chocolate, da terceira temporada, tem uma referência à trilogia O Senhor Dos Anéis. Quando Billy se refere ao chocolate como "seu precioso", fazendo referência ao personagem Smeagol.
  • No episódio Nem o Corpo Atura, da terceira temporada, Billy e Mandy estão assistindo um filme de uma espécie de dinossauro derrubando prédios, semelhante ao Godzilla.
  • Neste mesmo episódio há uma família intitulada Família Rico, baseada no desenho Riquinho.
  • Em 2 episódios aparecem referencias a prestigiada premiação de cinema, o Oscar.
  • Por se tratar de um desenho onde reinam o sarcasmo, o humor negro e, é claro, a ficção, alguns detalhes são ignorados de um episódio para o outro, como quando qualquer um deles tem um destino trágico e irremediável, ou até mesmo morrem, em certas ocasiões. Não importa o que aconteça, todos eles aparecem vivos e normais no episódio seguinte. Billy costuma se recuperar instantaneamente de seus ferimentos.
  • O episódio Chicken Ball Z faz uma clara paródia ao popular animê Dragon Ball Z, onde Billy e Mandy ficam parecidos com os Super Saiyajins, personagens do anime japonês, e lutam com grandes poderes um contra o outro numa arena, durante um torneio. Ao vencer e receber um prêmio em dinheiro, Mandy se encontra com Heitor Ado, do desenho Evil Con Carne, e compra toda a equipe de capangas do vilão, com o objetivo de dominar o mundo. Mandy também demonstra superpoderes quando junto com Mindy, tem de lutar contra aranhas gigantes para salvar Billy e Puro Osso em outro episódio, demonstrando superforça e socos de energia.
  • Famosos personagens do universo de Hannah-Barbera já apareceu em alguns episódios do desenho. Num episódio em que Mandy e Billy decidem quem vai ficar com Puro Osso num tribunal do submundo, aparece Scooby-Doo depondo a favor de Billy. Neste episódio também aparece sendo usado como prova por Mandy o chapéu de outro personagem de Hanna-Barbera que teria sido destruído por Billy. O mesmo chapéu é usado por Fred Fred Burger durante alguns instantes. E em outro episódio que gira em torno de um rato de estimação da mãe de Billy, no final a mãe do Billy diz: "Eu teria conseguido se não fossem essas crianças intrometidas" e aparece os personagem do desenho Scooby-Doo, mas Mandy "manda" o cinegrafista mudar o foco para ela e Billy.
  • Num episódio que Billy rouba uma caveira que realiza desejos, ele deseja que sua vida se pareça com o clássico As Aventuras de Johnny Quest.
  • No mesmo episódio do rato, aparece uma referência ao desenho Mansão Foster Para Amigos Imaginários. Puro Osso toma café da manhã quando a Mãe de Billy sugere que eles vejam TV. O programa é "O Asilo do Finster para Malucos Esquisitos". Mostra a mansão com os monstros desorientados e no final acabam explodindo a mansão.
  • No episódio Primitivos Modernos, Billy cava um buraco no quintal de sua casa e descobre um troglodita enterrado há milhões de anos. Trata-se de ninguém menos que Fred Flinstone, e lhe dá o nome de Jake Steel (pseudônimo usado pelo personagem quando ele é confundido com um espião em alguns episódios de Os Flintstones). Outras paródias: No instante em que o cubo de gelo gigante cai sobre o Puro Osso, apenas os pés deste aparecem de fora calçando sapatos de rubi e meias listradas, uma referência a uma cena do clássico O Mágico de Oz. No mesmo episódio aparece uma rápida referencia ao filme E.T. e é reveledo um segredo: Puro Osso chora ao ver o filme.
  • No episódio Druida, cadê meu carro,existe uma referência ao filme Clube da Luta: Puro osso, ao meditar, ele repete um diálogo do filme. "estou em terras geladas … e vejo agora um pinguim", o pinguim responde "escorregue!", exatamente como no filme. O nome do episódio também é uma referência e um trocadilho com o nome do filme "Cara, cadê o meu carro?" estrelado por Ashton Kutcher e Seann William Scott, cujo título em inglês é "Dude, wheres my car?". Nesse mesmo epsódio é revelado um lado mais adulto da animação, este está claramente mostrada quando Billy após perder sua pipa na árvore chama-a de uma palavra obscena.
  • Em um episódio em que Mandy é obrigada a sorrir, durante uma peça colegial, o primeiro esboço de sorriso em seus lábios causa um colapso no universo e na realidade, e num final de episódio. Totalmente inesperado, Puro Osso, Mandy e Billy são transformados respectivamente em Florzinha, Lindinha e Docinho, do desenho As Meninas Superpoderosas. Os três amigos continuaram com seus corpos originais, mas com os cabelos e as roupas das pequenas heroínas. E nos créditos deste episódio, apareceu Irwin transformado no vilão Macaco Loco, e ainda no covil do mesmo. Ainda há uma referência ao clássico O Mágico de Oz quando Mandy canta a famosa música Over the Rainbow caracterizada como Dorothy Gale.
  • Neste e em alguns outros episódios aparece um corvo com sotaque britânico trajando roupão e acomodado num típico cenário vitoriano, onde ele narra de longe algumas partes da história dos episódios em que aparece. Talvez ele seja uma referência ao poema The Raven (O Corvo), de Edgar Allan Poe.
  • Em alguns episódios os personagens revelam estarem cientes de que estão participando de um episódio de desenho animado, chegando até mesmo a reclamar do roteiro.
  • Em pelo menos dois episódios (notadamente no que eles vão para o Japão), Mandy aparece pilotando uma motocicleta vermelha idêntica à do personagem Kaneda do anime "Akira". Em uma dessas ocasiões, ela esta vestida com uma roupa de motociclista amarela, igual à da personagem "Noiva" vivida pela atriz Uma Thurman no Filme "Kill Bill".
  • No episódio Scary Poppins, Mandy revela ter poderes que permitem ela controlar qualquer pessoa mentalmente. Este episódio também é uma referência ao Reality Show "Super Nanny" em sua versão americana. Além disso, o nome "Scary Poppins" é uma paródia ao clássico Mary Poppins, cuja protagonista é uma babá.
  • Em Endsville é transmitido um desenho chamado "As Aventuras Extremas de Brandom e Malory". Trata-se de uma paródia do próprio desenho, mudando apenas o visual dos personagens, que se alteram a uma versão que afaz alusão às animações japonesas (anime). Uma crítica oculta aos novos supervalorizados animes se faz valer neste episódio.
  • Eventualmente, os personagens aparecem com o visual alterado por algum motivo no desenho. Um dos casos mais notórios e ilustres ocorreu em um episódio no qual Puro Osso está tentando curar a visão de Billy com sua foice e conforme vão se sucedendo as tentativas aparecem várias versões de Mandy e Puro Osso, dependendo de como estão os olhos do Billy. Uma das mais interessantes é a Versão Anime dos mesmos que aparece por uns instantes. Tal versão lembra muito a aparência dos personagens do desenho "As Aventuras Extremas de Brandom e Malory", que é assistido por Billy e Mandy em outro episódio.
  • No episódio em que Billy faz Éris e Hoss Delgado se passarem por seus pais para poder ir para uma escola melhor (no final era uma escola militar), Éris ameaça enviar Ross para a Dimensão Marionete, o que acontece no final, Hoss aparece em uma caçamba de lixo e se parece com os personagens da Vila Sésamo ou dos Muppets.
  • O episódio Os Schulgs faz uma paródia ao desenho Os Smurfs, retratando pequenos duendes que habitam cogumelos no jardim do Billy. No mesmo episódio, Puro Osso assiste a um programa chamado Meu Pônei Encrencrado, uma paródia do desenho My Little Pony.
  • Num episódio em que o Billy encontra objetos perdidos dentro de uma árvore no seu quintal, ele fala que encontrou o Wally e a Carmen Sandiego, fazendo uma referência à série de livros Onde Está Wally? e ao desenho Em que Lugar da Terra está Carmen Sandiego?. Neste mesmo episódio há um personagem paródia do jogador de beisebol Mickey Mantle.
  • Em um episódio da Mansão Foster aparece Mandy mais especificamente no episódio da foto em que Mac diz que os amigos imaginários voltaram por que não eram compatíveis aí aparece Mandy com um amigo sorridente dizendo: "muito feliz".
  • No episódio especial As Terríveis Aventuras do KND (um crossover de ATADBM e KND, A Turma do Bairro), Mandy consegue dominar a Turma do Bairro fingindo ser o Número 1, dizendo que existe um vírus infectando os agentes que não a obedecem, chegando até a prender a própria Número 362, tomando o lugar de comandante e criando a MND ("Minha Nova Ditadura"), fazendo com que todos os quartéis generais ficassem com uma carapuça em forma de sua face e fazendo que os agentes vistam-se como ela.
  • Num episódio especial de Halloween, tem uma equipe chamada Namunheca, onde os integrantes são Irwin, Fredfred Burger, Cicatriz, Hoss Delgado e Jeff.
  • Há alguns episódios que parodiam a série de livros e filmes mundialmente famosa Harry Potter, retratando o personagem Nigel Planter, que frequenta uma escola de bruxos.
  • O episódio Monstros Cafonas é uma paródia sobre o anime e mangá Yu-gi-oh!.
  • No episódio Billy Oceano há uma série de paródias e referências: Quando Billy afunda no mar, um caranguejo começa a cantar sobre a vida no oceano, parodiando A Pequena Sereia; Depois, Billy é engolido por uma Baleia, onde ele encontra Pinóquio e Gepeto, do livro As Aventuras de Pinóquio de Carlo Collodi; Por fim, Mandy e Puro Osso encontram o Capitão Deadwood, que persegue a temível baleia azul, uma paródia do clássico Moby Dick. Além disso, o título do episódio faz referência ao cantor Billy Ocean, popular nos anos 1980.
  • No episódio Puro Osso Apaixonado há uma sátira do Hard Rock Cafe. O nome é Hard Rot Café (Hard Podre café, traduzindo em português)
  • No episódio "Ectomala" aparece do famoso poeta da era do Romantismo Lord Byron, que ajuda Billy a ser "um cara legal". No mesmo episódio, há também a aparição de figuras ilustres como, Atila O Huno, Abraham Lincoln e Napoleão Bonaparte.
  • No mesmo episódio acima, Sperg, na hora da briga, diz um dos piores palavrões já ditos em toda a série.
  • Um fato interessante a ser ressaltado no episódio em que há a aparição de Lord Byron, é a cena em que Billy está na iminência de brigar fisicamente com Sperg e seus comparsas, nesse momento Lord Byron toma lugar ao lado de Billy para brigar ao seu lado, assim como realmente aconteceu na infância do poeta inglês que se ofereceu para apanhar ao lado de seu amigo quando um valentão o espancava.
  • No primeiro episódio que O Clube Secreto da Cobra aparece, um dos membros (o mais gordinho, loiro) canta uma música claramente similar à música I Want You do Bob Dylan para explicar a origem do clube, com um timbre vocal similar ao do mesmo.
  • O título original do episódio "Mandy Aranha" (Spider Mandy) faz uma paródia ao Homem-Aranha (Spiderman).
  • No episódio do Clube Secreto da Cobra, quando Billy e Mandy estão escolhendo um clube, aparece escrito no fundo Glee Club e um garoto chorando.
  • No episódio "O guardião do ceifador" o desenho mais uma vez faz referência a temas adultos. Quando Billy e Mandy estão depondo no tribunal do submundo aparece um flashback de Billy em sua casa há 5 horas atrás destruindo partes de sua casa com um objeto magico de Puro Osso, quando sua mãe chega em casa com um saco de compras e pergunta o que está acontecendo e logo chega o pai do Billy e Gladys discute com ele pois Billy esta destruindo a casa, então Harold muda de assunto e fala para esposa "Amor, lembra do que eu prometi que ia rolar algum dia?" e Gladys responde "Você fez vasectomia?".
  • Em "Mamãezinha Farina" outro episódio da série a mãe de Billy volta a ser criança mas com as mesmas ideias de adulta e ela está ciente de que Billy é seu filho ela tenta dizer que é mãe dele e ele diz que ela não pode ser a mãe dele porque "Minha mãe esta velha e já sente os calores da menopausa".
  • Neste mesmo episódio, há uma paródia do filme A marcha dos pinguins.
  • No episódio "A volta de Fred Fredburguer" aparece uma criatura parecida com o Bob Esponja na corporação onde Puro Osso faz propaganda de um laxante.
  • Em uma cena do episódio "Irwin se Toca", enquanto dirige Hoss Delgado atropela quatro personagens de Hanna-Barbera: Esquilo sem Grilo, Zé Colmeia, Catatau e Dom Pixote. Neste mesmo episódio Irwin faz uma referência ao Capitão Gancho, de Peter Pan.
  • O Episódio "Billy Idiota" é uma parodia com o filme 'Billy Elliot'.
  • No final episódio "Reap Walking" o naturalista Corey Nebraska diz que as corujas brancas são vegetarianas, porém no início do episódio uma coruja branca tenta pegar um rato.

Filme[editar | editar código-fonte]

Billy e Mandy vs. o Bicho Papão

Resumo[editar | editar código-fonte]

Duas semanas no futuro, Endsville é governada por um ditador conhecido como Lorde do Horror, e Arrepio (o imediato do Bicho-Papão no navio Baía Papão) envia dois robôs chamados Mandróid e Billybot para destruir Billy e Mandy no passado e substituí-los e impedir que Puro Osso pegue a Manopla do Horror,deixando o caminho livre para Papão.

Enquanto isso, duas semanas antes,Puro Osso é processado pelo Bicho-Papão por negligência do dever e uso indevido dos seus poderes e roubos frequentes de sua foice: sua foice já foi roubada por:Billy,Mandy, pai do Billy (Harold), mãe do Billy (Gladys), Jack Cabeça-de-Abobora, primo do Billy (não foi Nergal Jr), Clube Secreto da Cobra, um espantalho, ele mesmo (o Bicho-Papão), Mamãe Noel,um Sanduíche de frango (pouca maionese) etc. Ele é considerado culpado e perde sua foice. O Bicho-Papão leva Puro Osso, Billy, Mandy e Irwin para uma estadia em seu navio no Rio Estige, mas eles fogem e vão em busca da Manopla do Horror, um objeto sombrio que realiza seus piores temores e Puro Osso a quer para reaver seus poderes, sua foice e seu emprego. Mas o Bicho Papão também a quer para voltar a assustar pessoas. O Billy de duas semanas no futuro volta no tempo para avisar que Mandy se tornará o Lorde do Horror se não a impedirem de pegar a Manopla.

De volta para o futuro, Billy descobre que outra pessoa pegou a Manopla: Fred Fredburger.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Aprendemos que Puro Osso pode voar, se autorregenerar e se teletransportar, mas ele só usa em alguns episódios tornando irônico a forma de ele entrar em certos problemas.
  • O único jeito de poder pegar a Manopla é vencendo seus temores.
  • Os piores medos dos personagens são:

Billy: a junção de seus três piores temores, um carteiro-aranha-palhaço.

Mandy: ser uma mulher doce e amável casada com Irwin.

Irwin: contar piadas para ursos.

Bicho-Papão: descobrir que não pode assustar ninguém (isso não está confirmado, pois Puro Osso havia desligado a Manopla assim que a pegou).

Fred Fredburguer: acabaram os nachos.

Puro-Osso: viver com Billy e Mandy, tanto que a Manopla não o afetou na hora de pegá-la (Mesmo assim, no episódio do Seifador Marciano, Puro-Osso aparenta gostar de Billy e Mandy enquanto está longe deles).

  • Durante o filme, a Número 3 (de KND - A Turma do Bairro) se torna a nova Ceifadora Sinistra. Mas no final, o Puro Osso reassume seu posto original.
  • No créditos finais, o grupo produtor do filme decidiu (igual na série de TV) exibir imagens do que acontecera com todos os personagens (que participaram no filme) para não ficar enjoativo. (A número 3 que também participou do filme aparece dizendo que abriu o seu próprio negócio de ceifar almas).
  • Quando Billy volta no tempo, ele está todo nu, e o Billy do presente pergunta se as roupas dele foram desintegradas quando ele voltou no tempo, e ele diz que na verdade gosta de pegar a brisa. Isso é uma paródia a trilogia "O Exterminador do Futuro".
  • Em uma cena do filme é cantada uma música, nessa mesma música é tocado um solo por um guitarrista cabeludo de cartola que obviamente seria Slash famoso guitarrista, mais conhecido pela banda Guns N' Roses.
  • Nessa mesma cena da música do filme, Billy aparece caracterizado como David Bowie.
  • Durante o Filme,Irwin beija Mandy e nos créditos mostra que ele fica doente por isso .
  • Em uma cena Mandy demonstra se preocupar com Billy quando ele é puxado pelo Kraken, ela diz: "O Billy sempre se vira" e fica olhando para água lacrimejando. No final do filme ela diz ao Puro Osso que também tem sentimentos, provavelmente seriam esses sentimentos de amor pelo Billy.

Dubladores[editar | editar código-fonte]

Lista de dubladores estadunidenses[editar | editar código-fonte]

Lista de dubladores brasileiros[editar | editar código-fonte]

Lista de dubladores portugueses[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]