Tom Kilburn

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Tom Kilburn
Fl-tom-kilburn.jpg
Conhecido(a) por Manchester Mark I
Nascimento 11 de agosto de 1921
Dewsbury
Morte 17 de janeiro de 2001 (79 anos)
Manchester
Nacionalidade britânico
Prêmios Prêmio W. Wallace McDowell (1971), Medalha Real (1978), Prêmio Eckert–Mauchly (1983), Medalha Mountbatten (1997)
Campo(s) engenharia

Tom Kilburn (Dewsbury, Yorkshire, 11 de agosto de 1921Manchester, 17 de janeiro de 2001) foi um engenheiro britânico.[1]

Junto com Freddie Williams inventou o tubo de Williams-Kilburn e o primeiro computador com armazenamento de programas do mundo, o Manchester Mark I, enquanto trabalhava na Universidade de Manchester.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Kilburn nasceu em Dewsbury, Yorkshire, e graduou-se em Matemática, em um curso comprimido em dois anos após o início da Segunda Guerra Mundial. Com o tempo passou a entusiasmar-se com computadores eletrônicos. Na época, a principal barreira para o desenvolvimento nessa área era a ausência de um método para armazenar dados e instruções. Kilburn e Williams desenvolveram colaborativamente um dispositivo de armazenamento baseado em um tubo de raios catódicos e capaz de armazenar somente um bit.

Em dezembro de 1946 Williams entrou para a Universidade de Manchester, e recrutou Kilburn. Os dois desenvolveram a tecnologia de armazenamento, e, em 1948, Kilburn colocou a ideia em um teste prático na construção da Small-Scale Experimental Machine, que tornou-se o primeiro computador com armazenamento de programas a executar um programa de fato, em 21 de junho de 1948.

Kilburn recebeu grau de doutor por seu trabalho na Universidade de Manchester. Posteriormente, desenvolveu colaborativamente o Ferranti Mark I, o primeiro computador comercial. Nas três décadas seguintes, Kilburn liderou o desenvolvimento de uma sucessão de computador de Manchester, como o Atlas e o MU5.

Faleceu em Manchester em 17 de janeiro de 2001, de pneumonia, após uma cirurgia abdominal.

Referências

  1. Anderson, David (Maio de 2014). «Tom Kilburn: A Tale of Five Computers». Communications of the ACM. Consultado em 21 de dezembro de 2015 


Precedido por
John Adams, Hugh Huxley e Peter Hirsch
Medalha Real
1978
com Roderic Alfred Gregory e Abdus Salam
Sucedido por
Vernon Ellis Cosslett, Hans Walter Kosterlitz e Frederick Charles Frank


Ícone de esboço Este artigo sobre engenheiro(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.