Tot

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Tot
G26 t
Z4

d H w t
Z4
R8

G26
t Z4
Outros nomes Toth,Tot,Tôt,Thoth,Zonga
Nascimento
adorado em Hermopolis
Parentesco ,Hator, Set
Cônjuge seshat ou maet
Thoth.jpg

Tot (também Toth, Tôt ou Thoth) é um deus egípcio, representado com cabeça de íbis; é o deus do conhecimento, da sabedoria, da música e da magia. Seu centro de culto era Khemennu (Hermópolis), agora chamada Eshmunen.

Inventor da escrita[editar | editar código-fonte]

Segundo a lenda, Tot inventou a escrita egípcia antiga, os Hieróglifos, considerada a escrita sagrada do Egito. Tot era considerado o deus dos escribas, que cuja habilidade era escrever. Nos dias de hoje aprendemos a escrever na escola mas no Egito apenas os mais afortunados podiam pagar para saber escrever, pois os escribas gozavam de muito poder e riqueza.

Os hieróglifos[editar | editar código-fonte]

Os hieróglifos, a escrita sagrada dos egípcios, constituíram por durante muito tempo um mistério indecifrável. Desde a Antiguidade , causavam admiração nos viajantes gregos, entre eles o famoso historiador Heródoto.Segundo a lenda os hieróglifos foram inventados por Tot o deus da sabedoria. Talvez ele tenha sido mesmo sábio, ao reservar certos conhecimentos secretos a alguns iniciados e escondê-os do grande público.

Referências

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.


Ícone de esboço Este artigo sobre Mitologia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.