Tot

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Tot
G26 t
Z4

d H w t
Z4
R8

G26
t Z4
Outros nomes Toth,Tot,Tôt,Thoth,Zonga, Djehuty, Tehuti, Tahuti, Zehuti, Techu, Thot, Thout
Nascimento
adorado em Hermopolis
Parentesco ,Hator, Set
Cônjuge Seshat ou Maet
Thoth.jpg

Tot (também Toth, Tôt ou Thoth, cujo nome em egípcio é Djehuty) é um deus egípcio, representado com cabeça de íbis; é o deus do conhecimento, da sabedoria, da música e da magia. Seu centro de culto era Khemennu (Hermópolis), agora chamada Eshmunen.

Inventor da escrita[editar | editar código-fonte]

Segundo a lenda, Tot inventou a escrita egípcia antiga, os Hieróglifos, considerada a escrita sagrada do Egito. Tot era considerado o deus dos escribas, que cuja habilidade era escrever.

Os hieróglifos[editar | editar código-fonte]

Os hieróglifos, a escrita sagrada dos egípcios, constituíram por durante muito tempo um mistério indecifrável. Desde a antiguidade, causavam admiração nos viajantes gregos, entre eles o famoso historiador Heródoto.Segundo a lenda, os hieróglifos foram inventados por Tot, também conhecido como "o deus da sabedoria".

Referências

No livro "O Trono de Fogo" de Rick Riordan,Tot aparece como sendo um homem que trabalha em uma universidade, cercado por Babuínos.

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.


Ícone de esboço Este artigo sobre Mitologia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.