Traudl Junge

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Traudl Junge
Junge em novembro de 1945, logo após o fim da Segunda Guerra Mundial.
Nascimento 16 de março de 1920
Munique, Alemanha
Morte 11 de fevereiro de 2002 (81 anos)
Munique, Alemanha
Nacionalidade Flag of German Reich (1935–1945).svg alemã
Ocupação secretária de Adolf Hitler
Influências

Traudl Junge, nascida Gertraud Humps, (Munique, 16 de março de 1920Munique, 11 de fevereiro de 2002) foi a última secretária pessoal de Adolf Hitler entre 1942 e 1945, tendo fornecido muita informação documentando a vida do "Führer" para fins de registro histórico.

Em 1942 foi a uma entrevista de emprego na famosa Wolfsschanze ("Toca do Lobo"), o centro do planejamento militar nazista (localizado na Polónia). Hitler escolheu-a sobretudo por ela ser originária de Munique, sua cidade alemã preferida e em certa forma o seu "lar".

No pós-guerra foi secretária do pai do chefe do governo municipal de Munique (Oberbürgermeister) Christian Ude.

Foi co-autora, com Melissa Müller, de Bis zur letzten Stunde ("Até a Última Hora"), publicado no Brasil, pela Ediouro, com o título Até o fim — os últimos dias de Hitler contados por sua secretária, livro em que relata sua vida como secretária do ditador alemão. Em Portugal, foi publicado pela Dinalivro com o título "Até ao Fim : Um Relato Verídico da Secretária de Hitler".

Traudl Junge, faleceu em 11 de fevereiro de 2002 em Munique aos 81 anos. Seu corpo encontra-se sepultado em Nordfriedhof Muenchen, Munique, Baviera na Alemanha.1

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]