Saltar para o conteúdo

Usuário(a):Lnrdsz/Digimon World: Next Order

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Digimon World: Next Order
Desenvolvedora(s) B.B. Studio[1][a]
Publicadora(s) Bandai Namco Entertainment
Produtor(es) Takayuki Shindo (Vita)
Kazumasa Habu (PS4)
Takahiro Yokota (Switch/PC)
Artista(s) Taiki
Compositor(es) Toshiyuki Kishi
Motor Unity[2]
Série Digimon
Plataforma(s)
Gênero(s) RPG eletrônico, digital pet
Modos de jogo Single-player

Digimon World: Next Order (estilizado como DIGIMON WORLD -next 0rder-) é um videogame RPG da franquia Digimon e o sexto jogo da série Digimon World. O jogo foi desenvolvido pela BB Studio e publicado pela Bandai Namco Entertainment. O jogo foi lançado para PlayStation Vita no Japão em 17 de março de 2016. O jogo foi também lançado posteriormente para PlayStation 4 na América do Norte e regiões PAL em janeiro de 2017, e no Japão em 26 de fevereiro de 2017 como Digimon World: Next Order International Edition. As versões Nintendo Switch e Microsoft Windows foram lançadas em 22 de fevereiro de 2023.

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

Digimon World: Next Order é um jogo RPG de mundo aberto e jogado em perspectiva de terceira pessoa, no qual os jogadores controlam um personagem humano acompanhado por dois parceiros Digimon. [3] No início do jogo, o jogador escolhe dois entre dez opções iniciais de Digimon. Os Digimon escolhidos crescem e evoluem ao longo da história, participando de batalhas e interagindo com o personagem controlado pelo jogador.

Para evoluir, os Digimon precisam cumprir certos requisitos relacionados às suas estatísticas (como força, velocidade, peso, etc.). Há diferentes evoluções possíveis para cada Digimon, e cada evolução tem requisitos diferentes. Se um dos parceiros Digimon não cumprir nenhum do requisitos para evoluir para alguma das evoluções possíveis num período de alguns dias, o Digimon irá morrer e então renascer de um ovo no seu estágio evolutivo inicial. O jogador pode escolher um ovo do qual o Digimon irá renascer (como no início do jogo), e a cada vez que renasce, o Digimon ganha um pequeno aumento em suas estatísticas.

Os jogadores podem aumentar o vínculo entre seus Digimon elogiando, repreendendo, alimentando ou oferecendo itens. Juntos, eles viajam por diversas áreas, completando objetivos e avançando na história, interagindo com personagens não jogáveis e lutando contra Digimon inimigos que encontram. [4]

As batalhas acontecem em tempo real quando um Digimon inimigo é tocado, o que faz com que uma área de batalha apareça, dentro da qual cada parceiro Digimon pode se mover livremente.

Os Digimon agem automaticamente durante as batalhas, sendo controlados por uma inteligência artificial, e não diretamente pelo jogador, mas o jogador pode pausar a batalha brevemente para dar comandos aos Digimon ou usar itens restauradores.

Os jogadores podem dar comandos para cada um dos Digimon individualmente, e podem também usar um comando que, quando disponível, faz com que os Digimon se fundam temporariamente numa evolução especial para um Digimon mais forte.

Após a batalha, as estatísticas dos Digimon aumentam, tornando-os mais fortes. Há um total de 217 Digimon jogáveis na versão japonesa do jogo, [5] com mais 15 adicionados à versão ocidental do jogo, elevando o total para 232.

A versão localizada do jogo para o Nintendo Switch removeu a capacidade de jogar com vozes japonesas. [6] Após reclamações, as vozes foram reinseridas em 11 de abril de 2023. [7]

Premissa[editar | editar código-fonte]

A história gira em torno do personagem principal Takuto (タクト?)[8] ou Shiki (シキ?)[9] (a depender do gênero escolhido, embora o nome também possa ser escolhido pelo jogador), um estudante japonês do terceiro ano do ensino médio que já foi um grande fã de Digimon quando mais novo, chegando a ser vice-campeão de um torneio nacional, mas que desde então passou a se preocupar mais com a vida adolescente e com o seu futuro. O personagem principal é transportado para o Mundo Digital, onde encontra seus dois parceiros Digimon. Eles são acompanhados em sua jornada pelos colegas de classe Kouta Hirose (広瀬コウタ?), cujo parceiro Digimon é um Guilmon, apelidado de "Yukimura", [10] e Himari Oofuchi (大淵ヒマリ Oofuchi Himari?), cuja parceira Digimon é uma Salamon apelidada de "Rikka" . [11]

Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

Digimon World: Next Order foi anunciado pela primeira vez na edição de julho de 2015 da revista V Jump, juntamente com uma data de lançamento provisória de 2016 no Japão para o PlayStation Vita . [12] Um trailer do jogo foi apresentado no Tokyo Game Show 2015 em setembro do ano seguinte, junto com um trailer em inglês do jogo Digimon Story: Cyber Sleuth. [13]

Os materiais promocionais e designs de personagens do jogo foram feitos pelo artista japonês Taiki. [10] No início de novembro, a cantora japonesa Eir Aoi publicou um vídeo promocional anunciando que estaria trabalhando no tema de abertura do jogo "Accentier" (アクセンティア?). O tema de abertura foi lançado como single em 2 de março de 2016[14]. Ainda em novembro, a Bandai Namco Entertainment revelou que o personagem de Digimon Adventure tri. Meicoomon estaria disponível como conteúdo para download (DLC) para o jogo. [15] Todo o DLC japonês original foi incluído no jogo base lançado no ocidente, enquanto novos DLC incluindo novos Digimon e missões foram lançados uma semana após o lançamento ocidental dos jogos. [16]

A música do jogo foi composta por Toshiyuki Kishi, e uma trilha sonora comercial oficial chamada Digimon World / Digimon World: Next Order Original Game Soundtrack foi disponibilizada exclusivamente digitalmente na América do Norte como um bônus de pré-venda, e na Europa na loja online da Bandai Namco. A trilha sonora contém 33 faixas do jogo, junto com 36 faixas do jogo Digimon World original lançado para PlayStation em 1999, composto por Koji Yamada e Yuko Ishii. [17]

Recepção[editar | editar código-fonte]

 Recepção
Resenha crítica
Publicação Nota
Destructoid 8/10[18]
Famitsu 33/40[19]
RPGFan 5/10[20]
Pontuação global
Agregador Nota média
Metacritic PS4: 68/100[21]
NS: 62/100[22]

O lançamento de Digimon World: Next Order para PlayStation Vita obteve a pontuação 33 de 40 da revista japonesa Weekly Famitsu, enquanto a versão em inglês para PlayStation 4 recebeu avaliação média a mista de críticos no ocidente, com uma pontuação média de 68 de 100 no site de resenhas Metacritic.

Alisa McAloon, da Destructoid, comentou a respeito dos gráficos do jogo, que ela sentiu que sofreram com a versão do console sendo uma versão portada do PlayStation Vita portátil. Para McAloon, o jogo atrairia mais os fãs de longa data da série depois de quase uma década de lançamentos ocidentais não localizados, afirmando que o jogo "não é isento de falhas, mas é exatamente o tipo de jogo que a série Digimon World precisava após um hiato regional", e chamando-o de "um esforço impressionante".

Derek Heemsbergen, da RPGFan, elogiou o grande número de parceiros Digimon incluídos no jogo, mas criticou a jogabilidade repetitiva, a história "banal" e os controles não intuitivos, chamando o menu e o sistema de batalha dos jogos de "bagunçados em quase todos os níveis concebíveis".

Martin Patiño, da PlayStation LifeStyle, também criticou a jogabilidade que exige que os jogadores realizem tarefas repetitivas para avançar, mas elogiou o jogo pela grande quantidade de conteúdo, incluindo missões secundárias e criação de companheiros Digimon do jogador.

Vendas[editar | editar código-fonte]

A versão para PS Vita entrou nas paradas de vendas da Media Create do Japão como o segundo jogo mais vendido na região durante sua semana de estreia, com 64.218 cópias vendidas, [23] e vendeu um total de 77.758 cópias até o final de 2016, tornando-se o 98º título de software mais vendido naquele ano. [24] A versão para PlayStation 4 estreou em 13º lugar nas paradas japonesas, vendendo 5.930 cópias na primeira semana. [25] No Reino Unido, Next Order foi o 24º jogo mais vendido na semana de lançamento. [26] A versão para Nintendo Switch estreou em 13º lugar nas paradas japonesas, vendendo 7.140 cópias na primeira semana. [27]

Notas[editar | editar código-fonte]

  1. Portado para Nintendo Switch e Windows pela desenvolvedora Hyde.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Romano, Sal (16 September 2016). «Digimon World: Next Order coming west for PS4 2017». Gematsu  Verifique data em: |data= (ajuda)
  2. Bart (February 10, 2017). «Digimon World: Next Order – Review». 3rd-Strike.com. Consultado em April 29, 2017  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  3. «Digimon World -next 0rder- Storyline Detailed in September 2015 V Jump». Tamer Union. Consultado em 24 de novembro de 2015 
  4. McAloon, Alissa (March 30, 2017). «Digimon World -next 0rder- Review». Destructoid. Consultado em 15 de agosto de 2021  Verifique data em: |data= (ajuda)
  5. Eisenbeis, Richard (April 28, 2016). «All 217 Digimon in Digimon World: Next 0rder». Kotaku. Consultado em April 29, 2017  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  6. Nintendo Life: "Digimon World: Next Order Doesn't Include Dual Audio On Switch"
  7. Digimon World: Next Order Japanese VO Patch Now Live On Switch (Europe)
  8. Sato (August 18, 2015). «Digimon World: Next Order's Protagonist Finds A New Found Love For Digimon». Siliconera. Consultado em September 19, 2015  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  9. Sato (August 19, 2015). «Digimon World: Next Order Introduces Its Female Protagonist Named Shiki». Siliconera. Consultado em September 19, 2015  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  10. a b Sato (August 19, 2015). «Digimon World: Next Order Introduces Its Female Protagonist Named Shiki». Siliconera. Consultado em September 19, 2015  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda) Erro de citação: Código <ref> inválido; o nome "char2" é definido mais de uma vez com conteúdos diferentes
  11. Sato (October 21, 2015). «Digimon World: Next Order Shares More On Its Game System And Two Heroines». Siliconera. Consultado em January 26, 2016  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  12. Sato (July 14, 2015). «Digimon World: Next Order Announced For PlayStation Vita». Siliconera. Consultado em September 17, 2015  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  13. Luster, Joseph (September 17, 2015). «VIDEO: "Digimon World: Next Order" and "Digimon Story: Cyber Sleuth" Previewed in New Trailers». Crunchyroll. Consultado em September 18, 2015  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  14. «Aoi Eir is a Huge Digimon World Nerd». Tamer Union. Consultado em 24 de novembro de 2015 
  15. «You Can Download Meikuumon in Digimon World -next 0rder-». Tamer Union. Consultado em 24 de novembro de 2015 
  16. «Free Post-Launch Digimon World Next Order DLC Revealed». 22 January 2017  Verifique data em: |data= (ajuda)
  17. «Digimon World / Digimon World: Next Order Original Game Soundtrack». VGMdb. Consultado em April 8, 2017  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  18. McAloon, Alisa (March 30, 2017). «Review: Digimon World: Next Order». Destructoid. Consultado em April 8, 2017  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  19. Romano, Sal (March 8, 2016). «Famitsu Review Scores: Issue 1423». Gematsu. Consultado em March 23, 2016  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  20. Heemsbergen, Derek (February 23, 2017). «RPGFan Review - Digimon World: Next Order». RPGFan. Consultado em April 8, 2017. Cópia arquivada em March 10, 2017  Verifique data em: |acessodata=, |arquivodata=, |data= (ajuda)
  21. «Digimon World: Next Order for PlayStation 4 Reviews». Metacritic. Consultado em April 8, 2017  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  22. «Digimon World: Next Order for Switch Reviews». Metacritic. Consultado em March 28, 2023  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  23. Romano, Sal (March 23, 2016). «Media Create Sales: 3/14/16-3/20/16». Gematsu. Consultado em March 23, 2016  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  24. Lite_Agent (12 January 2017). «Japan: Famitsu sales for 2016 (Top 100 Software, Top 5 publishers, more)». Perfectly Nintendo. Consultado em April 9, 2017  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  25. Romano, Sal (February 22, 2017). «Media Create Sales: 2/13/17 – 2/19/17». Gematsu. Consultado em February 22, 2017  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  26. «GFK Chart-Track». Consultado em 4 de junho de 2018. Arquivado do original em 28 de novembro de 2018 
  27. Famitsu Sales: 2/20/23 – 2/26/23 [Update

Links externos[editar | editar código-fonte]