V (série de 2009)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
V
V
V (PT)
V - Visitantes (BR)
Informação geral
Formato Seriado
Duração 42 min
Criador(es) Kenneth Johnson
País de origem  Estados Unidos
Idioma original Inglês
Produção
Diretor(es) Yves Simoneau
Fred Toye
Produtor(es) Scott Rosenbaum
Scott Peters
Jace Hall
Yves Simoneau
Steve Pearlman
Elenco Elizabeth Mitchell
Morris Chestnut
Joel Gretsch
Logan Huffman
Lourdes Benedicto
Laura Vandervoort
Charles Mesure
Morena Baccarin
Scott Wolf
Exibição
Emissora de
televisão original
Estados Unidos ABC
Formato de exibição HDTV
Transmissão original 3 de novembro de 2009
15 de março de 2011
N.º de temporadas 2
N.º de episódios 22 (lista de episódios)
Cronologia
Programas relacionados V
V: The Final Battle
V: The Series

V (no Brasil, V - Visitantes) foi um seriado americano de ficção científica exibido na ABC. Estreou em 3 de novembro de 2009.[1] [2] Um remake da minissérie de 1983, a série criada por Kenneth Johnson, narra a chegada à Terra de uma espécie alienígena de extremo avanço tecnológico que aparentemente vêm em paz, mas na verdade têm outros propósitos.[3] As estrelas de V incluem Morena Baccarin, Lourdes Benedicto, Morris Chestnut, Joel Gretsch, Logan Huffman, Charles Mesure, Elizabeth Mitchell, Laura Vandervoort e Scott Wolf, e é produzido por Scott Rosenbaum, Yves Simoneau, Scott Peters e Jace Hall.[4] A série é produzida pela The Scott Peters Company, HDFilms e Warner Bros. Television. A segunda temporada estreou no dia 04 de janeiro de 2011[5] [6] e foi concluída em 15 de março de 2011. Em 13 de maio de 2011, foi relatado que a série tinha sido cancelada após duas temporadas.[7]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Esta seção contém revelações sobre o enredo.

Ocorre a aparição de naves gigantes nas 29 principais cidades de todo o mundo e Anna, a bonita e carismática líder dos "Visitantes" ou "V's", afirma vir em paz. Apesar de aparentemente benevolentes, um pequeno número de seres humanos começam a duvidar da sinceridade dos Visitantes, e Erica Evans descobre que os alienígenas agora estão na fase final do seu plano para assumir a Terra. Érica se junta ao movimento de resistência, denominada Quinta Coluna, que inclui Ryan, um Visitante que quer salvar a humanidade.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Elenco e personagens[editar | editar código-fonte]

Elenco principal[editar | editar código-fonte]

  • Elizabeth Mitchell como Erica Evans – uma agente do FBI contra o terrorismo que se torna um membro e, eventualmente, a líder da Quinta Coluna.
  • Morris Chestnut como Ryan Nichols – um Visitante que queria ser humano e que vem tentando, junto com Quinta Coluna, acabar com os planos insidiosos dos Visitantes.
  • Joel Gretsch como Padre Jack Landry – um padre, cujo mal-estar com os Visitantes logo é validada por sua aliança com Erica sobre sua descoberta maligna dos Visitantes.
  • Logan Huffman como Tyler Evans – adolescente filho de Erica, que se torna um embaixador da paz e tem interesse amoroso por Lisa.
  • Lourdes Benedicto como Valerie Stevens (temporada 1) – a noiva de Ryan, que inicialmente não tem conhecimento de sua natureza alienígena.
  • Laura Vandervoort como Lisa – uma visitante bonita e com interesse amoroso em Tyler. Ela é filha da comandante Anna.
  • Charles Mesure como Kyle Hobbes (participações na temporada 1 e personagem regular na temporada 2[8] ) – um ex-membro da SAS britânica e atualmente mercenário. Está no topo da lista de procurados de diversas forças policiais e se une à Quinta Coluna.
  • Morena Baccarin como Anna – a manipuladora líder dos Visitantes e mãe de Lisa.
  • Scott Wolf como Chad Decker – um âncora de um jornal preso entre a sua ética jornalística e sua ambição, quando o seu acesso exclusivo a Anna tem um preço.

Elenco de apoio[editar | editar código-fonte]

A protagonista de V, Elizabeth Mitchell.
  • Christopher Shyer como Marcus – braço direito da comandante Anna, sempre aparece nos momentos difíceis.
  • Mark Hildreth como Joshua – médico encarregado da equipe médica dos V's. Ele aparenta ser leal a Anna, mas na verdade é um dos membro da Quinta Coluna.
  • David Richmond-Peck como Georgie Sutton (Temporada 1) – amigo de Ryan e um dos membros originais da Quinta Coluna. Ele busca vingança contra os Visitantes por eles terem matado sua família quando descobriu o objetivo dos V's.
  • Roark Critchlow como Paul Kendrick – superior de Erica na unidade de contraterrorismo do FBI
  • Rekha Sharma como a agente Sarita Malik – uma agente do FBI que se revela Visitante e envia informações para Anna.
  • Scott Hylands como Padre Travis - um ancião sacerdote que vive na mesma igreja onde o padre Jack trabalha.
  • Lexa Doig como Dr. Leah Pearlman - um médico V.
  • Jane Badler como Diana (Temporada 2) - a mãe de Anna, que está sendo mantida prisioneira na nave-mãe dos visitantes.
  • Bret Harrison como Sidney Miller (Temporada 2) - biólogo evolucionista, um homem que ajuda Erica a descobrir porque o céu ficou vermelho.[9]
  • Oded Fehr como Eli Cohn (Temporada 2) - um ex-agente da Mossad e o líder de uma célula radical da Quinta Coluna.
  • Jay Karnes como Chris Bolling (Temporada 2) - recém-atribuída parceira da Erica no FBI, que treinou com ela em Quantico. Ele começa a suspeitar que Erica pode ter lealdades divididas quando se trata de sua dedicação à Quinta Coluna.
  • Marc Singer como Lars Tremont (Temporada 2) - um membro de uma organização ultra-secreta de militares de alto escalão e líder do governo que está se preparando para um ataque visitante.[10]

Episódios[editar | editar código-fonte]

Produção[editar | editar código-fonte]

A equipe no San Diego Comic-Con em 2010 (da esquerda para a direita: Logan, Elizabeth e Morena).

A série foi anunciada em maio de 2009, pela produção executiva Scott Peters, Jace Hall, Steve Pearlman, e Jeffrey Bell.[11] As filmagens do piloto começaram em 10 de agosto de 2009.[12] A atriz principal, Elizabeth Mitchell, notou que o show iria relembrar os momentos mais emblemáticos da franquia original.[13]

Peter confirmou que a nova série iria relembrar a original também de outras maneiras.[12] Ele disse que ao perguntar às pessoas o que elas pensaram que eram os elementos mais memoráveis da série V, as respostas incluíam "as naves enormes, os uniformes vermelhos e o bebê alienígena" acrescentando que "nós estamos bem cientes desses momentos e iremos relembrar eles para o público que assistiu a minissérie nos anos de 1983,1984 e 1985."[14]

A produção do show foi temporariamente suspenso em agosto de 2009, enquanto se aguardava a resolução de um confilto com o Writers Guild of America pelo criador original Kenneth Johnson. A Warner Bros tentou remover o status de Johnson "criado por" alegando que o novo show estava tão mudado fundamentalmente da premissa original de Johnson de que se tratava de um trabalho autônomo e não um remake. O Writers Guild, no entanto, discordou, e quando a produção é retomada em setembro de 2009, Johnson manteve o crédito.[15] [16]

Em setembro de 2009, foi anunciado que quatro episódios de V iriam ao ar em novembro de 2009, e que a série iria retomar sua temporada de 12 episódios de março de 2010, após os Jogos Olímpicos de Inverno de 2010.[17] O presidente da ABC Entertainment, Steve McPherson disse: "Nós sempre tivemos a intenção de quebrar a aparecer em "pods" para torná-lo mais de um evento."[17] O quarto episódio de V foi anunciado em 3 de novembro de 2009 que Scott Rosenbaum tinha sido nomeado produtor executivo e showrunner da série, com Peters e Hall permanecendo como produtores executivos.[4] A produção dos restantes oito episódios foi retomada em janeiro de 2010 com novos episódios retornando em 30 de março de 2010.[18] Em 13 de maio de 2010, a ABC renovou V para uma segunda temporada.[5] A segunda temporada teve uma ordem reduzida com 10 episódios (inicialmente 13), e estreou 04 de janeiro de 2011 [6] .

Recepção[editar | editar código-fonte]

Gráfico dos EUA que visualizam dados da primeira temporada de V.

O episódio piloto de V rendeu diversas críticas favoráveis, marcando 67 dos 100 pontos no Metacritic.[19] O E! Online afirmou: "em uma escala de 1 a 10, nós damos-lhe um 11. V é o melhor piloto que já vimos."[20] O The Hollywood Reporter também comentou a série: "inteligente o bastante para um culto que segue acessível o suficiente para chegar a uma demonstração ampla." O The New York Times escreveu que: "as idéias em V, sobre encontros com extraterrestres, desilusão em massa e manipulação da mídia, são atraentes. É uma pena que eles estejam oscilando nesse programa e que, nessa fase inicial, apresentem a história de maneira tão descuidada e estereotipada." [21]

A estréia da segunda temporada recebeu uma pontuação de 49/100 no Metacritic, indicando críticas mistas [22] .

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Morena Baccarin foi destaque no seriado.

V foi nomeado para Melhor Efeitos Visuais e Especiais para uma série em 2010 no Creative Arts Emmy Awards para o episódio-piloto.[23] O show também foi nomeado para o Favorite New TV Drama no 36º People's Choice Awards [24] e de Melhor Apresentação de Televisão. Morena Baccarin foi nomeada para Melhor Atriz Coadjuvante em TV no 36º Saturn Awards.[25] No 37º Saturn Awards, a série recebeu três indicações: Melhor Série de TV, (Elizabeth Mitchell) Melhor Atriz em Televisão e Morena Baccarin na categoria Melhor Atriz Coadjuvante na Televisão.

Interpretação[editar | editar código-fonte]

A série re-imaginada tem sido interpretada como uma alegoria da presidência de Barack Obama.[26] [27] [28] Em sua revisão do show, Troy Patterson do Slate aponta que blogueiros e jornalistas notaram semelhanças entre a premissa do espetáculo e da administração do presidente dos EUA, Barack Obama. Lisa de Moraes, do The Washington Post observou que o fato de a série estar estreando no primeiro aniversário da eleição de Obama "não se perdeu em alguns críticos de TV ..." e também comentou que o uso de frases presentes na série (como a "esperança" e "mudança" que estão sendo oferecidos pelos Visitantes) fez parecer que "Lou Dobbs assumira a TV."

O elenco do espetáculo e da equipe negam as acusações de parcialidade. A atriz Morena Baccarin reconhece que ela tinha modelado sua personagem, depois de observar políticos, mas ela e produtor executivo da série, Peter, ficaram surpresos com a controvérsia.

Cancelamento[editar | editar código-fonte]

Em 13 de maio de 2011, a ABC anunciou o cancelamento da série.[7] Em resposta a este cancelamento, o grupo de fãs devotos chamado "Project Alice" está a apelar à Warner Bross para renovar V num outro canal.[29]

Segundo o Deadline, os índices de audiência do seriado estavam medianos, mas depois de uma reestreia problemática, a série cresceu criativamente e conseguiu fazer um fim de temporada — agora “episódio final” — que deixou os fãs com água na boca.[30]

Audiência nos Estados Unidos[editar | editar código-fonte]

Temporada Episódios Timeslot (ET) Transmissão original Ranking[31] Telespectadores
(em milhões)[31]
Rating
(Adultos 18–49)[31]
Season premiere Season finale Estação
1 12 Terça-feira 8:00 pm (3 à 24 de novembro de 2009)
Terça-feira 10:00 pm (30 de março – 18 de maio, 2010)
3 de novembro de 2009 18 de maio de 2010 2009–2010 #34 (2009)
#89 (2010)
9.75 (2009)
5.72 (2010)
3.4 (2009)
2.3 (2010)
2 10 Terça-feira 9:00 pm 4 de janeiro de 2011 15 de março de 2011 2011

Canais de transmissão[editar | editar código-fonte]

País Canal de televisão
 Austrália Nine Network
 Brasil Warner Channel e SBT
Galiza TVG
 Espanha TNT
 Irlanda TV3
 Itália Joi
 México Warner Channel
 Nova Zelândia TV2
 Portugal FOX
 Reino Unido Sci Fi Channel
 Turquia Dizimax

DVD[editar | editar código-fonte]

Temporada Datas de lançamentos
Região 1 (Estados Unidos/Canadá) Região 2 (Reino Unido/África do Sul/Europa) Região 4 (Austrália) Região 4 (Nova Zelândia) Região 4 (México e Brasil)
1
2 de novembro de 2010[32] 8 de novembro de 2010[33] 10 de novembro de 2010[34] 17 de novembro de 2010[35] 9 de dezembro de 2010[36]
2
24 de outubro de 2011[37]

Referências

  1. Rice, Lynette. "V: Os aliens invadem a ABC", Entertainment Weekly, 25 de julho de 2009. Página visitada em 27 de julho 2009.
  2. Sullivan, Brian Ford (8 de agosto de 2009). V vai estrear em 3 de novembro The Futon Critic. Visitado em 8 de agosto de 2009.
  3. Garron, Barry (30 de outubro de 2009). V – Remake The Hollywood Reporter. Visitado em 26 de dezembro de 2010.
  4. a b Abrams, Natalie. "V Muda produtor responsável pelo programa", TVGuide.com, 3 de novembro de 2009. Página visitada em 5 de novembro de 2009.
  5. a b Hibberd, James (13 de maio de 2010). 'Chuck' e 'V' ganham novas temporadas The Live Feed.
  6. a b "Segunda temporada de "V" estreia em 4 de janeiro na ABC", ABC. Página visitada em 15 de outubro de 2010.
  7. a b Ausiello, Michael (13 de maio de 2011). Cancelamentos na ABC: Brothers & Sisters, V, Mr. Sunshine, e outras quatro TV Line. Visitado em 13 de maio de 2011.
  8. "Charles Mesure entra para o elenco de V na temporada 2", ABC Television Network, 29 de julho de 2010. Página visitada em 31 de julho de 2010.
  9. "Brett Harrison se junta ao elenco de V", ABC, 11 de agosto de 2010. Página visitada em 12 de setembro de 2010.
  10. Keck, William. "Keck's Exclusives: Mark Singer em V!", TV Guide, 29 de novembro de 2010. Página visitada em 31 de dezembro de 2010.
  11. Stephen McPherson (19 de maio de 2009). ABC Unveils 2009-2010 Primetime Schedule (em inglês) ABC Medianet. Visitado em 19 de maio de 2009.
  12. a b Lee, Patrick (11 de agosto de 2009). V: gravações iniciadas SciFiWire.com. Visitado em 22 de outubro de 2009.
  13. Dan French (29 de julho de 2009). Elizabeth Mitchell: de Lost para V (em inglês) DigitalSpy.com. Visitado em 22 de novembro de 2009.
  14. Patrick Sauriol (9 de março de 2009). Exclusive: The pilot for the new V series reviewed (em inglês) Corona Coming Attractions. Visitado em 23 de dezembro de 2009.
  15. Schneider, Michael (30 de outubro de 2009). Território familiar em 'V' Variety. Visitado em 15 de dezembro de 2010.
  16. Hinman, Michael (2 de setembro de 2009). 'V' permanece na criação de Kenneth Johnson AlphaAirlock. Visitado em 20 de dezembro de 2010.
  17. a b Abrams, Natalie (25 de setembro de 2009). V terá pausa TVGuide.com. Visitado em 20 de outubro de 2009.
  18. "Flashforward e V retornam em março de 2010", ABC Medianet.
  19. V: Revendo o piloyo Metacritic.com. Visitado em 5 de novembro de 2009.
  20. Team WWK (6 de julho de 2009). Spoiler Chat: Quem está tomando uma ruptura de Grey's Anatomy? E! Online. Visitado em 23 de julho de 2009.
  21. Hale, Mike. "Eles vieram de fora", The New York Times, 2 de novembro de 2009. Página visitada em 5 de novembro de 2009.
  22. V: Segunda temporada Metacritic. Visitado em 6 de janeiro de 2011.
  23. Nomeações: Melhor Efeitos Visuais e Especiais para uma série em 2010 Emmys.com. Visitado em October 28, 2010.
  24. People's Choice Awards PeoplesChoice.com. Visitado em 28 de outubro de 2010.
  25. Na Tela: Saturn TV Awards 2010 Digital Spy (25 de junho de 2010). Visitado em 28 de outubro de 2010.
  26. Troy Patterson (November 3, 2009). Nova série de V Slate. Visitado em 17 de novembro de 2009.
  27. Lisa de Moraes. "Série da ABC na política", The Washington Post, 10 de agosto de 2009. Página visitada em 17 de novembro 2009.
  28. Garvin, Glenn. "V: Obamamania", Chicago Tribune. Página visitada em 17 de novembro de 2009.
  29. D'Orazio, Valerie (8 de abril de 2011). Project Alice para salvar V MTV Geek. Visitado em 14 de maio de 2011.
  30. Andreeva, Nellie (13 de maio de 2011). Cancelamentos na ABC: Brothers & Sisters e V Deadline. Visitado em 14 de maio de 2011.
  31. a b c Audiência de V TVbytheNumbers.com (16 de junho de 2010). Visitado em 2 de setembro de 2010.
  32. V - A primeira temporada completa TVShowsOnDVD.com (27 de julho de 2010). Visitado em 27 de julho de 2010.
  33. V – Temporada 1 Amazon.co.uk. Visitado em 27 de maio de 2010.
  34. V (2009) - A primeira temporada completa EzyDVD.com.au. Visitado em 5 de junho de 2010.
  35. V - Temporada 1 Mighty Ape NZ. Visitado em 29 de novembro de 2010.
  36. Listão de lançamentos para dezembro! bjc.uol.com.br. Visitado em 15 de dezembro de 2010.
  37. V – 2ª Temporada Amazon.co.uk. Visitado em 12 de junho de 2011.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]