Washington Rodrigues

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Washington Rodrigues
Informações pessoais
Nome completo Washington Carlos Nunes Rodrigues
Data de nasc. 1 de setembro de 1936 (78 anos)
Local de nasc. Rio de Janeiro (RJ),  Brasil
Apelido Apolinho, Velho Apolo
Informações profissionais
Times que treinou
1995
1998
Brasil Flamengo
Brasil Flamengo (diretor de futebol)

Washington Carlos Nunes Rodrigues[1] , também conhecido como Apolinho (Rio de Janeiro, 1 de setembro de 1936) é um radialista, jornalista esportivo, treinador de futebol e dirigente esportivo brasileiro.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Também conhecido como Apolinho - porque usava um microfone sem fio que era utilizado pelos astronautas da Missão Apollo 11, em 1969 -, Washington começou sua carreira na Rádio Guanabara, atual Rádio Bandeirantes Rio de Janeiro, tendo trabalhado em todas as grandes emissoras de rádio e televisão da cidade. A imparcialidade de seus comentários fez que fosse um dos poucos comentaristas com grande aceitação pelas quatro grandes torcidas cariocas. Seu trabalho também é reconhecido pelos colegas de profissão, tendo recebido todos os prêmios já criados para homenagear um jornalista esportivo.

Expressões[editar | editar código-fonte]

Carismático e querido por todos na mídia, Apolinho também é o criador de inúmeros bordões e gírias populares, como: "Entre mortos e feridos, salvaram-se todos", "Chocolate" (que indica uma goleada), '"estopa"'(que indica bola dentro do gol), "'Geraldinos e Arquibaldos", "Mais feliz do que pinto no lixo", "Capinar sentado", "Ô, rapaz", "Briga de cachorro grande", "Tá tão quente que urubu voa com uma asa e se abana com a outra","Bangu faz tanto calor que parece uma lata de alumínio esquenta muito e esfria rápido" entre outros.

Treinador[editar | editar código-fonte]

Washington Rodrigues também se aventurou diretamente no futebol, onde teve duas passagens pela equipe do Flamengo: em 1995, como treinador[2] , e a outra, em 1998, como diretor de futebol.

Atualmente[editar | editar código-fonte]

No Jornal Meia Hora, Apolinho escreve a coluna Geraldinos & Arquibaldos, de conteúdo leve e bem humorado. Comanda na Rádio Tupi, desde 1999, o Show do Apolinho, que é líder absoluto de audiência de segunda a sexta das 17h00 às 19h00, além de participar da programa Show da Manhã, apresentado por Clóvis Monteiro, com duas edições de Geraldinos & Arquibaldos, às 07h45 e às 08h45, uma criação do próprio Apolinho. Também é o comentarista titular da equipe de esportes da rádio.

Referências

  1. Washington Carlos Nunes Rodrigues (em português) Flapédia. Página visitada em 13 de julho de 2013.
  2. Washington Rodrigues (em português) Futpédia. Página visitada em 13 de julho de 2013.
Ícone de esboço Este artigo sobre um radialista é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) jornalista é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre um treinador de futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.