XL Recordings

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
XL Recordings
XL Recordings Logo.svg
Gênero Vários
Fundação 1989
Fundador(es) Richard Russell, Tim Palmer, Nick Halkes
Sede Inglaterra
Página oficial xlrecordings.com

A XL Recordings é uma gravadora independente fundada por Nick Halkes Richard Russell juntou-se mais tarde a Halkes em 1992) com a Beggars Banquet Records em 1989 para lançar música dance e rave. A XL Recordings também lançou álbuns clássicos de artistas estrangeiros como Gotan Project e The Avalanches.

Thom Yorke, conhecido através de sua banda, Radiohead, lançou seu primeiro disco solo, The Eraser, na XL Recordings em julho de 2006. Mesmo não tendo atingido o primeiro lugar em nenhum país (2º nos EUA, 3º no Reino Unido), seu álbum chegou ao primeiro lugar somando as vendas mundiais durante sua primeira semana de lançamento. Em 2006, a cantora Adele chamou a atenção da gravadora com 3 demos em seu perfil no MySpace e acabou por assinar com a gravadora e estreou seu álbum 19. O álbum foi um sucesso em vendas, critica e foi um grande sucesso nas paradas americanas e britânicas, até o momento já vendeu mais de 6 milhões de cópias no mundo. Adele, em janeiro de 2011 lançou seu segundo álbum 21. O CD também estreou muito bem nos Estados Unidos alcançando a primeira posição na Billboard 200 vendendo 352 mil cópias na primeira semana.[1] [2]

Começo[editar | editar código-fonte]

Originalmente, a gravadora era um braço mais independente em comparação à gravadora Citybeat, também da Beggars, conhecida por décadas por artistas como Freeez, Black Box, Dream Frequency e Ultramagnetic MCs. No entanto, com o sucesso de atos como The Prodigy e SL2, a XL Recordings superou a Citybeat na grade da companhia.

[editar | editar código-fonte]

Desde o fim da década de 1990, a gravadora expandiu seu catálogo para abrigar artistas dos gêneros freak-folk, alternative rock e hip-hop.

Referências

  1. Caulfield, Keith. Adele's '21' Debuts At No. 1 on the Billboard 200 With 352,000 Sales. Billboard. Página visitada em 2 de março de 2011.
  2. Adele scores US number one album BBC News Retirado em 4 de março de 2011

Ligações externas[editar | editar código-fonte]