Tyler, The Creator

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Tyler, The Creator
Informação geral
Nome completo Tyler Gregory Okonma
Nascimento 6 de Março de 1991 (23 anos)
Origem Los Angeles, California
País  Estados Unidos
Gênero(s) Rap
Hip hop alternativo
Instrumento(s) Vocal, teclado, bateria, fruity loops, apple logic
Período em atividade 2006 - atualmente
Página oficial http://www.oddfuture.com

Tyler Okonma (6 de Março de 1991), mais conhecido por seu nome artístico Tyler, The Creator, é um rapper americano, produtor musical e diretor de clipes musicais de Los Angeles, California. É o líder de um grupo de hip hop alternativo chamado OFWGKTA (Odd Future Wolf Gang Kill Them All), basicamente chamado de Golf Wang. Ficou famoso particularmente por seu single "Yonkers" o qual Kanye West considerou como "o vídeo-foda de 2011" no Twitter. Tyler ganhou o prêmio de revelação no Video Music Awards da MTV de 2011, com o clipe "Yonkers".


Primeiros anos de vida[editar | editar código-fonte]

Tyler Okonma nasceu em Los Angeles, Califórnia, filho de pai nigeriano e mãe Afro-Americana e de descendência Canadense. Ele afirma que nunca conheceu seu pai, e passou sua infância vivendo nas comunidades de Ladera Heights e Hawthorne no sudoeste do distrito de Los Angeles. Com sete anos de idade, ele criava capas para seus próprios álbuns imaginários, incluindo uma tracklist com tempos de músicas antes mesmo que pudesse fazer música. Aos 14 anos de idade, Okonma aprendeu sozinho a tocar piano. Em seus doze anos de escolaridade, ele estudou em doze escolas diferentes, em Los Angeles e áreas de Sacramento.

Carreira musical[editar | editar código-fonte]

Stereo-Type (2007)[editar | editar código-fonte]

A mixtape Stereo-Type, em 2007, quando Tyler tem o seu nome de Ace The Creator,não é publicada, pois a maioria das musicas nela estão incompletas ou mesmo uma raridade de encontrar. Eis as musicas

Gloomy Radio [RARE/UNLEAKED] Supreme [RARE/UNLEAKED] I Dream Lounges [RARE/UNLEAKED] X Blox [RARE/UNLEAKED] Odd Toddlers Handsome Sounds [RARE/UNLEAKED] Secret Garden Fat Girls [RARE/UNLEAKED] X Robots [RARE/UNLEAKED] Odd Future Pt.2 [RARE/UNLEAKED] Retail Price [RARE/UNLEAKED] Speakerboxx [RARE/UNLEAKED] Promo 7up [RARE/UNLEAKED] 1201 [RARE/UNLEAKED] Rocky Revenge [RARE/UNLEAKED]


Eargasm - (2007)[editar | editar código-fonte]

Sobre esta mixtape também pouco é conhecido, pois a maioria também das musicas estão por acabar.

Herpes And Cupcakes (Instrumental) Hang Up [RARE/UNLEAKED] Annie [RARE/UNLEAKED] Crikle [RARE/UNLEAKED] Rocky's Revenge [RARE/UNLEAKED] Odd Toddlers


The Radio Arcade - (2007)[editar | editar código-fonte]

Também esta mixtape pouco se sabe, mas esta não é tao rara como as outras, podendo-a encontrar facilmente para um download grátis.

Arcade Radio [RARE/UNLEAKED] Mushrooms (Instrumental)

Fonte(s): http://www.oddfuturetalk.com/forums/topic/37053-the-official-tyler-the-creator-discography-version-6/ http://www.oddfuturetalk.com/forums/

Bastard e Goblin (2009-2012)[editar | editar código-fonte]

Em 25 de dezembro de 2009, Tyler lançou seu primeiro álbum, Bastard. O álbum acabou em 32° lugar na lista de Top Álbuns de 2010 pela Pitchfork Media. Em 11 de fevereiro de 2011, Tyler lançou o vídeo da música "Yonkers", o primeiro single de seu segundo álbum, Goblin, que foi lançado 10 de maio de 2011. O vídeo tem recebido atenção de vários meios de mídia on-line. Uma versão estendida com um terceiro verso pode ser comprada no iTunes. Após o lançamento de "Yonkers", Tyler anunciou que tinha assinado um contrato de um álbum com a XL Recordings. Tyler e seu companheiro e membro do Odd Future, Hodgy Beats, fizeram sua estreia na televisão em 16 de fevereiro de 2011, quando eles tocaram "Sandwitches" no Late Night com Jimmy Fallon. Em 16 de março, Tyler e Hodgy executaram "Yonkers" e "Sandwitches" no Prêmio mtvU Woodie 2011, sendo acompanhado por outros membros do Odd Future durante "Sandwitches". Goblin foi lançado em 10 de maio de 2011. Durante uma conversa com Tyler para uma entrevista, Waka Flocka Flame expressou seu interesse em trabalhar com o líder do Odd Future para dirigir um vídeo de uma música sua. O terceiro álbum de Tyler, Wolf, está agendado para lançamento em 2012. Ele irá conter os instrumentais que Tyler vem fazendo desde os 15 anos de idade. Tyler venceu como Melhor Artista Revelação com "Yonkers" no MTV Video Music Awards 2011.

Wolf e Loiter Squad (2012-presente)[editar | editar código-fonte]

Tyler falou pela primeira vez sobre o álbum no início de 2010, dizendo que ele teria um álbum intitulado Wolf. No início de 2011 ele disse aos fãs através de sua conta do Formspring que seu terceiro álbum seria chamado Wolf e ele está programado para ser lançado em maio de 2012. O álbum continuará as sessões de Tyler com seu terapeuta fictício, Dr. TC, como sugerido pela faixa-título de seu primeiro álbum, Bastard, em que Dr. TC diz: "esta é a primeira sessão de três...". Em agosto de 2011, Tyler disse que o álbum será mais focado em batidas e menos rimas. Ele disse que no álbum ele vai tentar fazer música semelhante aos seus interesses atuais, que segundo ele não contêm rap. Em uma entrevista com o DJ Semtex, ele confirmou que ele vai lidar com toda a produção do álbum, exceto uma música produzida por Left Brain. Foi assim que a produção de Goblin foi feita. Tyler primeiramente anunciou no início de 2011, depois o coletivo de hip-hop de Los Angeles, Odd Future, anunciou que iria começar seu próprio programa de TV chamado "Loiter Squad". Não até 8 de setembro de 2011 que o programa foi finalmente confirmado como um programa de ação de 15 minutos, ao vivo e composto por vários esboços, gravar na rua, brincadeiras e músicas feitas por OF. Dickhouse Productions, a parceria de produção que criou Jackass, está programada para produzir o programa. O programa estreou em 25 de março de 2012.

Outros empreendimentos[editar | editar código-fonte]

Tyler também dirigiu vídeos musicais, atuou em dois papéis, e também fez um trabalho como artista gráfico.

Crítica[editar | editar código-fonte]

Misoginia[editar | editar código-fonte]

Tyler também tem sido criticado por suas representações gráficas de violência contra as mulheres e suas letras misóginas. Brent DiCrescenzo do Time Out Chicago escreveu que estupro é um tema predominante em Goblin. e Hermione Hoby do The Guardian escreveu o seguinte sobre Tyler: "fantasias de estupro e assassinato (são) gráficos o suficiente para fazer o vômito subir junto com a bile". A revista The Fader registrou 68 vezes o uso da palavra "vadia", em 73 minutos do álbum Goblin. Respondendo a crítica da dupla de indie pop canadense Tegan & Sara, Tyler twittou: "Se Tegan e Sara precisam de algum pau duro, me procurem!"

Questões jurídicas[editar | editar código-fonte]

Na sexta feira, dia 23 de dezembro de 2011[1] , o cantor foi preso em Hollywood após vandalizar o local onde havia feito um show algumas horas antes [1] . O cantor teria sido preso na frente da mãe [1] , que teria gritado com os policiais. Após o incidente, a policia teve que fechar a rua por cerca de meia hora [1] .


Desentendimentos[editar | editar código-fonte]

Na música "Yonkers", Tyler insulta inúmeros artistas, tais como rappers / cantores B.o.B, Bruno Mars, e Hayley Williams, vocalista da banda Paramore. Tyler, The Creator também insulta Bruno Mars na música "Martians vs Goblins" de The Game, na qual ele e Lil Wayne participam. Em resposta, B.o.B lançou uma faixa Diss semelhante, intitulada "No Future", que também faz menção ao grupo de Tyler, Odd Future. Ironicamente, Tyler elogiou a canção, e inicialmente não achou que fosse uma faixa Diss. Bruno Mars, em resposta ao verso "Esfaquear Bruno Mars em seu maldito esôfago" de Yonkers, disse: "Tyler, tem que esperar na fila, se ele quiser me esfaquear... Ele definitivamente não é o primeiro cara que diz algo parecido sobre mim e ele não vai ser o último". O rapper de Los Angeles, Hopsin, também o insultou no videoclipe de sua música "Ill Mind of Hopsin 4", lançado em julho de 2011. Tyler não respondeu a ele.
Tyler, The Creator e o cantor de R&B, Chris Brown, se desentenderam devido ao que Brown postou em seu Twitter sobre a música do Odd Future, ele afirmou que contém uma mensagem "demoníaca". Tyler fez vários comentários sarcásticos via Twitter mais tarde, levando a uma disputa aquecida entre os dois músicos. Antes de uma apresentação ao vivo ao lado de Frank Ocean, Tyler, The Creator falou de Chris Brown, se referindo a agressão contra sua, até então namorada, Rihanna. Em seguida, Brown e Tyler resolveram a briga quando Tyler tweetou que ele é um fã de "Look At Me Now", música de Chris Brown com Lil Wayne e Busta Rhymes. De acordo com Tyler, The Creator, há coisas que seus fãs não sabem sobre a briga.

Discografia[editar | editar código-fonte]

  • Bastard (2009)
  • Goblin (2011)
  • Wolf (2013)

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Televisão
Ano Título Papel Observações
2011 Late Night with Jimmy Fallon Ele próprio executou "Sandwitches" com Hodgy Beats
When I Was 17
Workaholics Extra 1 episódio
Regular Show Blitz Comet
Big Trouble
Voz dos papéis

1 Episódio

2012 Loiter Squad Ele próprio
Punk'd Ele próprio 2 episódios; Nona temporada, Episódios 2 & 4[2]

Diretor[editar | editar código-fonte]

Videoclipes[editar | editar código-fonte]

Ano Música Artista Observações
2010 "Bastard" Tyler, The Creator Creditado como Wolf Haley
Co-dirigido por Taco Bennett
"French!" (com Hodgy Beats)
"VCR"
2011 "Yonkers" Creditado como Wolf Haley
"She" (com Frank Ocean)
"Bitch Suck Dick" (com Jasper Dolphin & Taco)
2012 "Rella" Hodgy Beats, Domo Genesis & Tyler, The Creator
"NY (Ned Flander)" Hodgy Beats & Tyler, The Creator
"Sam (Is Dead)" Domo Genesis & Tyler, The Creator
"F.E.B.N." Trash Talk

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

O Music Awards
Ano Trabalho indicado prêmio Resultado
2011 Tyler, The Creator Tweet Mais chocante Indicado[3]
MTV Video Music Awards
Ano Trabalho indicado Prêmio Resultado
2011 Tyler, The Creator Artista Revelação Venceu[4]
Yonkers Vídeo do ano Indicado[5]
MTV2 Sucker Free Awards
Ano Trabalho indicado Prêmio Resultado
2011 Tyler, The Creator Novato do Ano Venceu[6]
Artista mais seguido Venceu[6]


Referências

  1. a b c d Desconhecido. TYLER THE CREATOR Arrested for Vandalism (em inglês). TMZ.com. Página visitada em 23 de dezembro de 2011.
  2. Punk'd › Full Episodes. MTV. Página visitada em 24 April 2012. Cópia arquivada em 24 April 2012.
  3. Offbeat, Outrageous, Online. O Music Awards. Página visitada em 2012-04-09.
  4. 2011 MTV Video Music Awards | Winners. MTV.com. Página visitada em 2012-04-09.
  5. VMA Music Video of the Year Nominees 2011 | Best Music Video of the Year VMA Winner. MTV. Página visitada em 2012-04-09.
  6. a b Sucker Free | Vote. MTV. Página visitada em 2012-04-09.