Kendrick Lamar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Kendrick Lamar
Informação geral
Nome completo Kendrick Lamar Duckworth
Também conhecido(a) como K-Dot
Nascimento 17 de junho de 1987 (27 anos)
Local de nascimento Compton, Califórnia
 Estados Unidos
Origem Compton (Califórnia)
País  Estados Unidos
Gênero(s) Rap
Ocupação(ões) Rapper, compositor
Período em atividade 2004-presente
Gravadora(s) Top Dawg Entertainment, Aftermath Entertainment, Interscope Records
Afiliação(ões) Black Hippy, Jay Rock, ScHoolboy Q, Dr. Dre, J. Cole, Alicia Keys, Eminem, MC Eiht, Ab-Soul, Pharrell Williams, Lady Gaga
Página oficial kendricklamar.com

Kendrick Lamar Duckworth (Compton, 17 de junho de 1987)[1] , mais conhecido como Kendrick Lamar, é um rapper americano. Lamar é membro do grupo de hip hop Black Hippy, junto com rappers e colegas de gravadora Jay Rock, Schoolboy Q e Ab-Soul.[2]

Lamar começou a chamar a atenção em 2010, após o lançamento do Overly Dedicated. No ano seguinte, ele lançou seu primeiro álbum independente , intitulado Section.80, exclusivamente através do iTunes. Seu terceiro álbum Good Kid, M.A.A.D City foi lançado em 22 de outubro de 2012, e aclamado pela critica, gerando ossingles "Swimming Pools (Drank)", "Bitch, Don't Kill My Vibe", and "Poetic Justice". Em 2013 foi nomeado pela MTV o MC mais quente da atualidade ("Hottest MC in the Game"). Isso rendeu a lamar 7 nomeações ao 56th Annual Grammy Awards, incluindo nas categorias Artista revelação e Álbum do ano.

Biografia[editar | editar código-fonte]

1987-2011:Inicio da vida e carreira[editar | editar código-fonte]

Kendrick Lamar nasceu em Compton, Califórnia, e os pais em Chicago, Illinois. Em 1995, com 8 anos de idade, Lamar testemunhou seus ídolos Tupac Shakur e Dr. Dre, em um videoclipe de cinema para o single de sucesso California Love, um momento muito significativo na vida de Lamar. Como adolescente Lamar frequentou Centennial High School em Compton, onde era um grande estudante.

Em 2003, com a idade de dezesseis anos, Lamar lançou seu primeiro projeto de longa-metragem, uma mixtape intitulada Youngest Head Nigga in Charge, sob o nome de K-Dot. Após a mixtape, Lamar assinou com a gravadora Top Dawg Entertainment (TDE), onde lançou mais dois mixtapes até abandonar seu nome de K-Dot e ficar com seu nome de batismo. Em seguida, ele lançou um EP auto-intitulado no final de 2009. Ainda em 2009 Lamar formou na gravadora um grupo de rap com os rappers Jay Rock, Ab-Soul e Schoolboy Q.

Ele declarou que 2Pac, Dr. Dre, The Notorious B.I.G, Jay-Z, Nas e Eminem são seus 5 rappers favoritos. Lamar também deu a Lil Wayne como inspiração de sua carreira]]

Em 14 de setembro de 2010, Lamar lançou Overly Dedicated, aos varejistas digitais sob TDE, e mais tarde em 23 de setembro, lançou-lo gratuitamente online. Em 2 de Julho de 2011, Lamar lançou seu segundo álbum Section.80 que chegou ao numero 113 na Billboard 200.

2012-presente:Good Kid, M.A.A.D City[editar | editar código-fonte]

Seu terceiro álbum de estúdio Good Kid, M.A.A.D City , foi lançado 22 de outubro de 2012. O álbum foi recebido com aclamação da crítica e estreou no número dois da Billboard 200, vendendo 242.122 cópias em sua primeira semana. Em dezembro de 2012, a FUSETV chamou o single, de Lamar "Backstreet Freestyle", uma das 40 melhores músicas de 2012. O álbum vendeu 980 mil cópias até de julho de 2013 e foi certificado ouro pela Recording Industry Association of America (RIAA). A HipHop DX nomeou Lamar o "MC do Ano" para os sua premiação de fim de ano em 2012.

Lamar causou polêmica em agosto de 2013 em um verso da faiza Control de Big Sean em seu verso Lamar fala de toda a indústria do hip-hop, com Lamar prometendo ser melhor liricamente do que qualquer outro rapper, citando, J. Cole, Big KRIT , Wale , Pusha T , Meek Mill, ASAP Rocky, Drake, Big Sean, Jay Electronica , Tyler, The Creator , e Mac Miller . Ele também passou a chamar-se de "O Rei de Nova York", que causou polêmica com vários rappers nova-iorquinos, visto que Lamar é da California. Vários rappers de Nova York responderam sua provocação em outras músicas, tais como Papoose, The Mad Rapper, Mickey Factz, JR Writer, Mysonne e Joell Ortiz. bem como outros rappers como, Lupe Fiasco , Cassidy , Joe Budden , King L , Bizarre e B.o.B. Na semana seguinte da liberação da faixa, a conta de Lamar no Twitter aumentou 510% em seguidores, enquanto sua página na Wikipédia recebeu 200.000 visualizações. [3] [4]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de estúdio[editar | editar código-fonte]


Referências

  1. Haithcoat, Rebecca (20 de janeiro de 2011). Born and raised in Compton, Kendrick Lamar Hides a Poet's Soul Behind "Pussy & Patron" (em inglês) La Weekly. Visitado em 25 de novembro de 2012.
  2. Weiss, Jess (17 de agosto de 2010). Jay Rock, Kendrick Lamar, Ab-Soul and Schoolboy Q form quasi-supergroup Black Hippy (em inglês) Los Angeles Times. Visitado em 25 de novembro de 2012.
  3. B.o.B, Fred The Godson And Los Respond To Kendrick Lamar (em inglês) XXL.
  4. Verso de kendrick lamar afita o rap game (em inglês) Bussines Inder.
Ícone de esboço Este artigo sobre um cantor é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.