Xavier Cugat

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Xavier Cugat
Informação geral
Nome completo Francesc d'Asís Xavier Cugat Mingall de Bru i Deulofe
Também conhecido(a) como Xavier Cugat
Nascimento 1 de Janeiro de 1900
Girona, Flag of Spain.svg Espanha
País Flag of Spain.svg Espanha
Data de morte 27 de outubro de 1990 (90 anos)
Gênero(s) Clássico, Ópera, Latina, Francesa, Espanhola
Ocupação(ões) Maestro
Extensão vocal Tenor
Outras ocupações Compositor e cantor

Francesc d'Asís Xavier Cugat Mingall de Bru i Deulofe (Girona, 1 de janeiro de 1900Barcelona, 27 de outubro de 1990) foi um maestro catalão-cubano, um dos pioneiros na popularização da música latina nos Estados Unidos.

Cugat nasceu na Catalunha e quando tinha três anos, sua família se mudou para Havana, Cuba. Sempre propenso à música, foi morar em Los Angeles, Estados Unidos, onde ele trabalhou como cartunista no jornal Los Angeles Times durante o dia e como maestro de noite. Depois de alguns anos se apresentando em pequenos clubes na área de Los Angeles, Cugat finalmente teve sua oportunidade quando ele e sua orquestra um emprego na prestigiosa boate Coconut Grove em 1928.

Seu estilo musical popularizou-se e Cugat contribuiu para trazer a música latina para a atenção do público norte-americano. Nos anos 30 e 40, ele foi apelidado de O Rei da Rumba devido à popularização dessa dança. Em suas aparições em filmes, Cugat interpretava a si próprio, mesmo se o personagem tivesse outro nome que não o dele, e, junto de sua orquestra, apareceu em vários musicais memoráveis da MGM nos anos 40. Foi casado com a cantora espanhola Charo.

Após sofrer um derrame em 1971, Xavier aposentou-se e morreu Barcelona em 1990.

Accordrelativo20060224.png Este artigo sobre um(a) músico(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.