Zé Henrique & Gabriel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Zé Henrique e Gabriel
Zé Henrique e Gabriel
Informação geral
Nome completo João Rodrigues da Silva Jr (Zé Henrique)
Odailton Chagas Alves (Gabriel)
Nascimento 14 de Abril de 1975 (Zé Henrique)
26 de Agosto de 1974 (Gabriel)
Origem Rondonópolis, Mato Grosso (Zé Henrique)
Formoso, Goiás (Gabriel)
País Brasil Brasil
Gênero(s) Sertanejo
Country
Período em atividade 1996 - presente
Gravadora(s) Atração
Deckdisc
Sony Music
Som Livre (Atualmente)
Afiliação(ões) banda própria (Zé Henrique & Gabriel)
Página oficial www.zehenriqueegabriel.com.br
Foto divulgação Zé Henrique e Gabriel

Zé Henrique e Gabriel é uma dupla de música sertaneja do Brasil. Zé Henrique, nascido em Rondonópolis estado do Mato Grosso Têm composições gravadas por artistas consagrados, como Milionário e José Rico, Sérgio Reis, Chico Rey e Paraná, Gian e Giovani, Rick e Renner, Daniel, Rionegro e Solimões, Leonardo, Bruno e Marrone, Zezé Di Camargo e Luciano, Jorge e Mateus. Gabriel, natural de Formoso estado de Goiás, considerada por muitos uma das melhores segunda voz entre as duplas sertanejas de todo Brasil. Conquistou seu espaço na música brasileira, nomes como Zezé Di Camargo e Luciano, Edson e Hudson, Di Paulo e Paulino, Rio Negro e Solimões, Eduardo Costa entre outros interpretaram canções de sua autoria.

História[editar | editar código-fonte]

Formada em 1996, em Caldas Novas, Goiás, a dupla Zé Henrique & Gabriel ou simplesmente João Rodrigues e Odailton, seus nomes de batismo. Eles se conheceram no ano de 1994 e dois anos depois receberam o convite para gravarem uma música que seria veiculada em rádio e distribuída por sua região, para realizarem shows. Estava dada a largada para uma carreira de conquistas.

O cantor Zé Henrique descobriu o dom de compor ainda adolescente. Desde então, não párou mais. A sua primeira vitória a nível nacional, foi quando uma das suas canções foi gravada por Gian e Giovani, e executada nas rádios de todo o Brasil.

Daí em diante suas composições se multiplicaram e hoje ele assina mais de duzentas, gravadas por renomes da música sertaneja como Bruno & Marrone, Daniel, Zezé di Camargo & Luciano, Edson & Hudson, Rick & Renner, Leonardo entre outros. Assim como seu parceiro, Gabriel também não deixa por menos. Atualmente, um dos principais sucessos da dupla Rionegro e Solimões, “Tô mal”, é de sua autoria.

Além de compositor, Zé Henrique também é reconhecido e respeitado como um excelente instrumentista. Participou de grandes projetos, como Meu Reino Encantado, do cantor Daniel, tocando viola caipira e do CD de vários artistas do segmento, tornando-se um dos principais violeiros do Brasil. No ano de 2002 gravaram pela BMG o primeiro CD da carreira, “Histórias do Coração”, trabalho que foi bem recebido pelo público e bem executado nas rádios. A partir do primeiro CD, entrou em cena o empresário Francisco Costa, amigo e antigo empresário da dupla. Sem dúvida o empresário Francisco Costa ajudou a divulgar e tornou a dupla conhecida nacionalmente.

Em 2003 lançaram pela gravadora Atração o segundo CD de trabalho, produzido por Pinocchio, no qual Zé Henrique é o autor de nove faixas inéditas e Gabriel de uma.

Com esse trabalho fortaleceu o nome da dupla dentro da música sertaneja e em execuções por todo o Brasil com a canção “Um louco”.

Lançando-o como compositor respeitado e requisitado por artistas consagrados, como Milionário & José Rico, Sérgio Reis, Chico Rey & Paraná, Gian e Giovani, Rick & Renner, Daniel, Rionegro & Solimões, Leonardo, Bruno & Marrone, Zezé Di Camargo & Luciano.

Gravaram seu primeiro DVD em 2008, onde estão os grandes sucessos da dupla como “Declaração”, “Morro de Saudade”, “O Brasil tá Cheio” com participação de Gino e Geno e “Vou Dormir na Rua” com participação de Rio Negro e Solimões. No ano de 2009, gravaram o quinto CD e segundo DVD da carreira - CD/DVD “Zé Henrique e Gabriel ao Vivo”. Composto por canções inéditas, grande parte delas de autoria de Zé Henrique. Esse trabalho rendeu bons frutos, o hit “O que combina comigo é você” - canção que ficou em 4º quarto lugar das músicas mais executadas em todo Brasil, “Ah, que Deus é esse” – faixa integrante da trilha sonora da novela Paraiso (Rede Globo) e que rendeu o convite para participação da dupla em algumas cenas da novela.

     Em 2010 a dupla gravou seu sexto CD intitulado “Tá tudo Ok - Acústico” trazendo canções inéditas e releituras dos sucessos “O que combina comigo é você”, “Eu amo te amar”, “Oba, Oba” com participação de Alexandre Pires entre outras. No ano de 2011 Zé Henrique e Gabriel apostaram em músicas mais animadas, trouxeram ao seu público o CD “Lugar Perfeito” produzido pelo maestro Pinocchio com quatorze faixas inéditas como “Um dia deixo de te amar”, “Pela Metade” e “O lugar perfeito” a maioria de autoria de Zé Henrique.

     Em 2012 sem medo de inovação e sem prender a rótulos e tendências musicais Zé Henrique e Gabriel fizeram um trabalho voltado a balada, ao público universitário com o CD “Zé Henrique e Gabriel – 2012”. Trazendo canções com arranjos dançantes. Recentemente gravaram o nono CD da carreira “Zé Henrique e Gabriel – “Difícil de Largar”. Com treze canções inéditas e duas regravações: “Chegou o Sol” com a participação de João Bosco e Vinícius e “Por baixo ou por cima”. Foi lançado em Janeiro de 2014 pela gravadora Som Livre com distribuição em todo território nacional.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbum[editar | editar código-fonte]

  • Historias do Coração - 2002
  • Vol.2 - 2004
  • Tremele - 2005
  • Ao Vivo - 2007
  • Ao Vivo - 2009
  • Ta tudo Ok - 2010
  • Lugar Perfeito - 2011
  • Viola e Amigos - 2012
  • Zé Henrique e Gabriel - 2012
  • Difícil de Largar - 2014

DVD[editar | editar código-fonte]

  • Ao Vivo - 2007
  • Ao vivo - 2009

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Zé Henrique & Gabriel