Piercing

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Piercings)
Piercing medusa.

Pírcingue[1] ou piercing é uma forma de modificar o corpo humano, normalmente furando-o a fim de introduzir peças de metal esterilizado.

O povo da Papua-Nova Guiné centram a sua decoração no nariz, as decorações corporais, servem para conferir ao indivíduo as virtudes do animal de que provém esses adornos. Os Kayapos, perfuram as orelhas dos recém-nascidos e o lábio inferior dos mais pequenos. O chefe Kayapo tem o direito de ostentar um adorno labial de quartzo nas cerimónias particulares, diferenciando-se dos seus congéneres.

História[editar | editar código-fonte]

Piercing tradicional
Duas jovens tlingites, do Alasca em 1903, utilizando piercings no septo nasal.

Para os esquimós do Alasca, o piercing do lábio e na língua significavam o momento da transição para o mundo adulto e significava que a criança tinha se tornado caçador. Na Índia é muito comum, sobretudo as mulheres, furarem o nariz, o septo nasal e as orelhas.

O piercing da ala do nariz é proveniente da Índia, onde se reservava às castas mais altas, já o septo nasal perfurado é originário da Nova-Guiné. Na época dos faraós, o piercing no umbigo era exclusivo da família real. Os antigos Maias praticavam a arte da perfuração, furando os lábios, o nariz e as orelhas.

Atualmente a mulher com mais piercings espalhados pelo corpo é uma brasileira. Os piercings na atualidade fazem sucesso entre os jovens e até os mais velhos.

A joia[editar | editar código-fonte]

Existem diversos materiais para as joias. Apesar de normalmente se dizer que o mais indicado é o aço cirúrgico, tal não é verdade. O ideal será usar material como o titânio ou mesmo o teflon por serem menos reativos e assim produzirem uma menor resposta imunológica, que desencadearia uma alergia ou inflamação. Não é recomendável o uso de ouro, pois dependendo do sistema imunológico da pessoa, pode ocasionar alguma reação alérgica.

Tempo de cicatrização do piercing[editar | editar código-fonte]

Perfuração para a colocação do Piercing

Tempo de cicatrização:[2][3]

Alargadores[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Alargador

Alargar no contexto de body-piercing é a expansão deliberada de uma qualquer cicatrizada fístula(furo na pele). Os lóbulos das orelhas são o local mais comum, assim como septos nasais, língua, cartilagens e lábio. Qualquer furo pode ser alargado até um certo ponto, sendo a cartilagem o local mais difícil e doloroso para o fazer. Alargar implica por vezes, quando há falta de experiência, cuidado e calma, o aparecimento de queloides e cicatrizes hipertróficas. Os profissionais recomendam que se alargue apenas 2mm de cada vez após ter colocado o de tamanho mínimo (4mm) e ainda com no mínimo um mês de tempo desde a última vez.

Imagens adicionais[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. S.A, Priberam Informática. «Dicionário Priberam da Língua Portuguesa». Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Consultado em 21 de dezembro de 2023 
  2. «Elayne Angel: The Piercing Bible: The Definitive Guide to Safe Body Piercing, Crossing Press, ISBN 1-58091-193-5». Consultado em 16 de junho de 2009. Arquivado do original em 26 de junho de 2009 
  3. About.com - Tattoo/Piercing

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Piercing

Ver também[editar | editar código-fonte]