Saltar para o conteúdo

Usuário:Chebellatopa/Testes/8: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
11JORN (discussão | contribs)
Linha 48: Linha 48:


==Vídeo musical==
==Vídeo musical==
O vídeo musical para "It's Like That" foi dirigido por Brett Ratner, e foi gravado em [[Beverly Hills]], [[Califórnia]]. O vídeo abre com Jermaine Dupri chegando numa festa em uma mansão, e na cena seguinte, Carey chega. O vídeo avança, e a cantora é levantada por um grupo de homens vestindo [[terno]] e com uma máscara branca. Carey é vista com outras duas mulheres, que parecem estar escolhendo acessórios para vestir-la para uma ocasião especial, com a própria cantora passando ''[[gloss]]'' em seus lábios. Estas cenas são transmitidas para o dono da mansão ([[Eric Roberts]]), que está em uma sala fechada e mostra interesse amoroso por Carey. Na cena seguinte, a cantora é mostrada vestindo-se, que logo depois entra na festa com outros dois homens para acompanhá-la, e é recebida fervorosamente pelos outros convidados. Logo após, Carey está assistindo a um jogo de [[sinuca]], e o dono da festa a adimira de longe. O vídeo avança novamente, e um novo convidado chega a festa. Aparentemente, é um ex-namorado de Carey ([[Wentworth Miller]]), e a cantora fica surpresa com a presença dele na mansão, e aparece a frase "To be Continued".{{Nota de rodapé|em português: "Continua"}} O vídeo musical de "It's Like That" teve continuação no ''single'' seguinte, "[[We Belong Together]]".
O vídeo musical para "It's Like That" foi dirigido por Brett Ratner,<ref>{{citar web|url=http://www.imdb.com/name/nm0711840/otherworks|título=Other works for Brett Ratner|obra=IMDb|acessodata=22 de janeiro de 2012}}</ref><ref>{{citar web|url=http://www.videostatic.com/vs/2005/week17/index.html|título=NEW RELEASE: Mariah Carey "It's Like That"|obra=Video Static|data=27 de abril de 2005|acessodata=22 de janeiro de 2012}}</ref> e foi gravado em [[Beverly Hills]], [[Califórnia]]. O vídeo abre com Jermaine Dupri chegando numa festa em uma mansão, e na cena seguinte, Carey chega. O vídeo avança, e a cantora é levantada por um grupo de homens vestindo [[terno]] e com uma máscara branca. Carey é vista com outras duas mulheres, que parecem estar escolhendo acessórios para vestir-la para uma ocasião especial, com a própria cantora passando ''[[lip gloss]]'' em seus lábios. Estas cenas são transmitidas para o dono da mansão (interpretado por [[Eric Roberts]]),<ref>{{citar web|url=http://www.imdb.com/name/nm0000616/otherworks|título=Other works for Eric Roberts|obra=IMDb|acessodata=22 de janeiro de 2012}}</ref> que está em uma sala fechada e mostra interesse amoroso por Carey. Na cena seguinte, a cantora é mostrada vestindo-se, que logo depois entra na festa com outros dois homens para acompanhá-la, e é recebida fervorosamente pelos outros convidados. Logo após, Carey está assistindo a um jogo de [[sinuca]], e o dono da festa a adimira de longe. O vídeo avança novamente, e um novo convidado chega a festa. Aparentemente, é um ex-namorado de Carey (interpretado por [[Wentworth Miller]]),<ref>{{citar web|url=http://www.imdb.com/name/nm0589505/otherworks|título=Other works for Wentworth Miller|obra=IMDb|acessodata=22 de janeiro de 2012}}</ref> e a cantora fica surpresa com a presença dele na mansão, e aparece a frase "To be Continued".{{Nota de rodapé|em português: "Continua"}} O vídeo musical de "It's Like That" teve continuação no ''single'' seguinte da cantora, "[[We Belong Together]]".


==Recepção e apresentações ao vivo==
==Recepção e apresentações ao vivo==

Revisão das 05h51min de 22 de janeiro de 2012

"It's Like That"
Single de Mariah Carey
do álbum The Emancipation of Mimi
Lançamento 7 de janeiro de 2005
Formato(s) CD single, single de 12", Download digital
Gravação 2004
(Right Track Studios, Nova Iorque)
(Southside Studios, Atlanta)[1]
Gênero(s) R&B, hip-hop, pop
Duração 3:23
Gravadora(s) Island
Composição Mariah Carey, Jermaine Dupri, Johntá Austin, Manuel Seal
Produção Carey, Dupri, Seal (co-produção)
Cronologia de singles de Mariah Carey
"Bringin' on the Heartbreak"
(2003)
"We Belong Together"
(2005)
Lista de faixas de The Emancipation of Mimi
"We Belong Together"
(2)

"It's Like That" é uma canção da cantora estadounidense Mariah Carey, escrita por ela juntamente com Jermaine Dupri, Manuel Seal, e Johntá Austin, e produzida por ela, Dupri e Seal para o décimo álbum de estúdio da cantora, The Emancipation of Mimi (2005). A canção foi lançada como o primeiro single do álbum em 7 de janeiro de 2005. O refrão de "It's Like That" tem a mesma expressão "it's like that y'all", das canções "Hollis Crew" e "Here We Go", do grupo Run-D.M.C. A canção é sobre uma festa, com a protagonista declarando que todos devem ir se divertir na pista de dança.

"It's Like That" recebeu críticas geralmente positivas. Alguns disseram que era uma boa introdução para o sentimento de despreocupação que o álbum passava para o ouvinte, e outros elogiaram sua batida e letra, além de terem a intitulado como a canção que "recuperaria a popularidade da cantora no canal musical MTV." A canção alcançou a décima-sexta posição na Billboard Hot 100, tornando-se a maior posição na parada em quatro anos. Internacionalmente, "It's Like That" alcançou as dez primeiras posições em três países.

"It's Like That" foi apresentada no Echo Awards, no Top of the Tops e no The Ellen DeGeneres Show, além de ter incluído-a em suas turnês seguintes ao lançamento do álbum: The Adventures of Mimi Tour (2006), e Angels Advocate Tour (2010). O vídeo musical acompanhante, foi dirigido por Brett Ratner, e representa uma festa em uma mansão, em que o dono dela apaixona-se por Carey, ao mesmo tempo em que ela se interessa por outro convidado da festa. A canção foi indicada para um prêmio Grammy em 2006, na categoria "Best Female Pop Vocal Performance".

Antecedentes

Em 2001, Carey sofreu um ano de problemas pessoais, juntamente com o fracasso comercial do filme Glitter, e da trilha sonora de mesmo nome.[2] O filme foi muito criticado pelos críticos e rendeu menos de oito milhões de dólares nas bilheterias.[3][4] A trilha sonora para o filme foi ligeiramente melhor, gerando um single chegando à segunda posição nos Estados Unidos, e vendendo mais de três milhões de cópias em todo o mundo.[5] Em 26 de julho de 2001, a cantora foi internada num hospital em Connecticut, citando um "colapso emocional e físico".[6] Após o fraco desempenho do filme e da trilha sonora, a Virgin Records comprou o contrato da cantora por 50 milhões de dólares para ela deixar a gravadora.[3] Mariah voou para Capri, na Itália, após sua hospitalização de duas semanas.[4] Durante a sua estadia de cinco meses, ela começou a escrever e produzir material para um novo álbum de estúdio, usando algumas das experiências que ela tinha passado nos últimos meses como temas para o material de álbuns.[6]

Depois de assinar um contrato de gravação com a Island Records e iniciar sua própria editora, MonarC Entertainment, a cantora se preparava sua libertação apelidado de "a volta", Charmbracelet.[4] Críticos consideraram o álbum tinha uma forte melhoria em relação a Glitter, mas não algo que se recapturasse sua fama em todo o mundo e restabelecesse a sua popularidade como na década de 1990. Muitos tomaram conhecimento dos vocais arejado e bem iluminados que Carey apresentou, e alegaram que ela não seria mais capaz de conseugir mesmo grau de talento vocal que tinha exibido no início de sua carreira. Dois anos depois, em 2004, Carey começou as gravações para seu novo álbum.[3] Logo depois, ela anunciou o título do novo álbum, The Emancipation of Mimi.[7] Primeiramente, era planejado o lançamento de "Say Somethin'" como o primeiro lançamento do álbum.[8]

Gravação e desenvolvimento

O chefe da Island Records L.A. Reid sugeriu que a cantora compusesse singles mais fortes para garantir que o sucesso comercial do projeto.[9] Notando que ela tinha escrito um dos seus melhores trabalhos com Jermaine Dupri, Reid recomendou que Mariah se reunisse com Dupri em um estúdio de gravação.[9] Carey seguiu o conselho de Reid e foi para Atlanta colaborar com Dupri.[9] Durante este dois dias de viagem, a dupla escreveu e produziu as canções "Shake It Off" e "Get Your Number".[9] Após essa sessão de gravação, "Shake It Off" foi brevemente selecionada como o último single do álbum, posto que foi substituído por "Say Somethin'".[9]) Carey retornou a Atlanta para uma segunda reunião com Dupri. Durante esta viagem, Carey e Dupri escreveram as duas últimas músicas a serem incluídas no álbum, "We Belong Together" e "It's Like That".[9] Em uma entrevista à Billboard, descreveu Carey seus sentimentos em relação à canção durante a fase de produção:

Mariah Carey e os produtores, decidiram lançar "It's Like That" como o primeiro single do álbum, que Carey o chamou de "O acionador de partida de fogo".[9] Carey mais tarde relembrou sua experiência com Dupri: "Sou muito grata a ele quando fui para Atlanta. E eu tenho que dizer, que ele escreveu as minhas músicas favoritas no álbum e eu estou orgulhosa por Jermaine. Ele é tão focado, e sabia o que tinha de ser feito."[9] Em entrevista à MTV, Carey descreveu o álbum: "O álbum não é para deixar os executivos mais velhos felizes por eu derrubar a casa com baladaas dramaticas, ou [algo] mergulhado nos dramas da minha vida. O que eu tentei fazer foi gravar tudo em sessões muito escassas, subproduzidas, como na soul music dos anos 70 ... "[11]

Composição

"It's Like That" foi escrita por Mariah Carey, Jermaine Dupri, Manuel Seal, Johntá Austin, e foi produzida pelos três primeiros. A mixagem de áudio foi feita por Phil Tan, e masterizada por Herb Powers.[1] A canção é composta na chave de Lá menor, e apresenta instrumentais de piano e guitarra, além de trazer influência nos gêneros adult contemporary dance pop, e urban.[12] A canção tem 100 batidas por minuto, com o alcance vocal de Carey na canção vai de D3 até G5.[12] A canção apresenta assovios e palmas, enquanto apresenta versos de Dupri e Fatman Scoop. A forte linha de base e a progressão de acordes da canção são alinhadas com notas de piano e cordas.[13] Sua letra tem pontos onde Carey celebra sua emancipação: "I came to have a party/Open off that Bacardi... Purple taking me higher/I'm lifted and I like it."[nota 1][13]

Vídeo musical

O vídeo musical para "It's Like That" foi dirigido por Brett Ratner,[14][15] e foi gravado em Beverly Hills, Califórnia. O vídeo abre com Jermaine Dupri chegando numa festa em uma mansão, e na cena seguinte, Carey chega. O vídeo avança, e a cantora é levantada por um grupo de homens vestindo terno e com uma máscara branca. Carey é vista com outras duas mulheres, que parecem estar escolhendo acessórios para vestir-la para uma ocasião especial, com a própria cantora passando lip gloss em seus lábios. Estas cenas são transmitidas para o dono da mansão (interpretado por Eric Roberts),[16] que está em uma sala fechada e mostra interesse amoroso por Carey. Na cena seguinte, a cantora é mostrada vestindo-se, que logo depois entra na festa com outros dois homens para acompanhá-la, e é recebida fervorosamente pelos outros convidados. Logo após, Carey está assistindo a um jogo de sinuca, e o dono da festa a adimira de longe. O vídeo avança novamente, e um novo convidado chega a festa. Aparentemente, é um ex-namorado de Carey (interpretado por Wentworth Miller),[17] e a cantora fica surpresa com a presença dele na mansão, e aparece a frase "To be Continued".[nota 2] O vídeo musical de "It's Like That" teve continuação no single seguinte da cantora, "We Belong Together".

Recepção e apresentações ao vivo

Carey durante a The Adventures of Mimi Tour, a primeira turnê da cantora onde "It's Like That" foi incluída.

Depois de seu lançamento, "It's Like That" recebeu críticas positivas. Sal Cinquemani, da revista Slant elogiou a letra da canção e sua batida, e sentiu que a canção prepara seus ouvintes para o "tema de festa" do álbum.[18] Dimitri Ehrlich descreveu a canção como "atrativa e contagiosa", a canção que pode recuperar a popularidade de Carey dos telespectadores da MTV.[19][20] Em 2006, The Emancipation of Mimi recebeu oito nomeações para o Grammy Awards, entre elas para "It's Like That", por Best Female Pop Vocal Performance.[21]

Após o lançamento de "It's Like That", Carey abriu a cerimônia do Echo Awards, cantando a canção.[22] Logo depois, a apresentou novamente no programa alemão Wetten, dass..?.[23] Carey cantou novamente "It's Like That" no programa britânico Top of the Tops, onde também apresentou "We Belong Together" e "Shake It Off".[23] A cantora fez uma apresentação da canção no The Ellen DeGeneres Show, juntamente com "We Belong Together".[24] No Macy's Fourth of July Parade, Mariah Carey cantou "It's Like That", "We Belong Together" e "America the Beautiful".[25][26] Mariah Carey incluiu a canção em suas turnês seguintes, The Adventures of Mimi Tour (2006) e Angels Advocate Tour (2010).

Lista de faixas

Créditos

Os créditos de "It's Like That" foram retirados do encarte de The Emancipation of Mimi.[1]

Desempenho nas paradas de sucesso

Nos Estados Unidos, "It's Like That" estreou na posição cinquenta e três na Billboard Hot 100[32] e algumas semanas depois, chegou à posição 16.[33] "It's Like That" tem a maior posição de um single com Carey como artista principal em três anos.[34] A canção ficou nas primeiras quarenta posições por quinze semanas e chegou à colocação sessenta e nove na parada de fim de ano.[35] "It's Like That" foi certificada com disco de ouro pela Recording Industry Association of America (RIAA) em junho de 2006, por vendas de 500,000 cópias, tornando-se o primeiro single digital da cantora a ser certificado com disco de ouro.[36] Na Billboard Hot R&B/Hip-Hop Songs, "It's Like That" estreou na posição cinquenta e oito, sua maior posição de estreia em cinco anos.[37] Logo depois, chegou à posição dezessete.[38] "It's Like That" atingiu a primeira colocação na Billboard Hot Dance Club Play. "It's Like That" também entrou nas vinte primeiras posições da Billboard Pop 100 e Mainstream Top 40.[39]

Na Austrália, "It's Like That" estreou na nona posição, sendo esta seu maior pico, e ficou nas primeiras cinquenta posições por treze semanas.[40] A canção foi certificada com disco de outo pela Australian Recording Industry Association (ARIA), por suas vendas de 35,000 unidades.[41] No Reino Unido, a canção atingiu a quarta colocação, enquanto ficou na parada musical por onze semanas.[42]

Notas

  1. Em português: "Eu vim para participar da festa/Abra aí o Bacardi... Esta música está me deixando louca/Eu estou exaltada e estou gostando."
  2. em português: "Continua"

Referências

  1. a b c Carey, Mariah (2005). Créditos do álbum The Emancipation of Mimi (Encarte) por Mariah Carey [CD]. Island Records.
  2. Anderson, Joan (6 de Fevereiro de 2006). «Carey, On!». The Boston Globe. The New York Times Company. Consultado em 13 de Maio de 2011 
  3. a b c Meyer, Andre (13 de dezembro de 2005). «Carey On». Consultado em 24 de fevereiro de 2011  Parâmetro desconhecido |publicadoac= ignorado (ajuda)
  4. a b c «Bands A–Z: Mariah Carey». MTV. Viacom. Consultado em 24 de fevereiro de 2011 
  5. «Live Nation Store – Mariah Carey: Glitter». Live Nation. Live Nation Entertainment. Consultado em 24 de agosto de 2010 
  6. a b «Mariah Carey Released After Breakdown». The Free Lance–Star. The Free Lance–Star Publishing Company. 9 de agosto de 2001. Consultado em 15 de junho de 2011 
  7. Vineyard, Jennifer (18 de novembro de 2004). «Janet Has Damita Jo, Madonna Has Esther – Now, Mariah Has 'Mimi'». MTV News. Viacom. Consultado em 24 de fevereiro de 2011 
  8. «Bands A–Z: Mariah Carey». MTV. Viacom. Consultado em July 24, 2011  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  9. a b c d e f g h Vineyard, Jennifer (18 de maio de 2006). «Road To The Grammys: The Story Behind Mariah Carey's 'We Belong Together'». MTV News. Viacom. Consultado em 10 de maio de 2011 
  10. Martens, Todd (7 de janeiro de 2006). «Race For Record Of The Year, A Close Call». Billboard. Prometheus Global Media. Consultado em 27 de julho de 2011 
  11. «Bands A-Z: Mariah Carey». MTV. Viacom. Consultado em 24 de julho de 2011 
  12. a b http://www.musicnotes.com/sheetmusic/mtdFPE.asp?ppn=MN0068593#ProductDetails
  13. a b Cummings, Jozen (August 9, 2005). «Mariah Carey: The Emancipation of Mimi < Reviews». PopMatters. Consultado em February 21, 2010  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  14. «Other works for Brett Ratner». IMDb. Consultado em 22 de janeiro de 2012 
  15. «NEW RELEASE: Mariah Carey "It's Like That"». Video Static. 27 de abril de 2005. Consultado em 22 de janeiro de 2012 
  16. «Other works for Eric Roberts». IMDb. Consultado em 22 de janeiro de 2012 
  17. «Other works for Wentworth Miller». IMDb. Consultado em 22 de janeiro de 2012 
  18. Cinquemani, Sal (April 5, 2005). «Mariah Carey: The Emancipation Of Mimi». Slant Magazine. Consultado em February 21, 2010  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  19. Ehrlich, Dimitri (May 5, 2005). «Revolutions». Vibe. InterMedia Partners. Consultado em February 5, 2011  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  20. Cummings, Jozen (August 5, 2005). «Mariah Carey: The Emancipation of Mimi». PopMatters. Consultado em February 3, 2011  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  21. Gundersen, Edna (December 8, 2005). «Carey, West, Legend Lead The Grammy pack». USA Today. Gannett Company. Consultado em February 8, 2011  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  22. «Robbie Wins Top Award in Germany». BBC News. BBC. April 3, 2005. Consultado em April 10, 2011  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  23. a b Starr, Michael (May 10, 2005). «Last Minute Problems Dog Up CBS 'Early Show' Debut – Mariah Carey Fans Get the Silent Treatment». New York Post. News Corporation. Consultado em May 10, 2011  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  24. «TV Today». The Philadelphia Inquirer. Philadelphia Media Holdings. May 12, 2011. Consultado em May 10, 2011  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  25. Brown, Tina (July 3, 2005). «Fireworks and Frankfurters For the Fourth». The Washington Post. The Washington Post Company. Consultado em May 10, 2011  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  26. «Television Tonight». San Jose Mercury News. MediaNews Group. July 4, 2005. Consultado em May 10, 2011  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  27. (2005) Créditos do single It's Like That por Mariah Carey [Encarte do CD single europeu/britânico]. Island Records (060249881058).
  28. (2005) Créditos do single It's Like That por Mariah Carey [Encarte do maxi-single australiano/europeu]. Island Records (0602498810576).
  29. (2005) Créditos do single It's Like That por Mariah Carey [Encarte do maxi-single japonês]. Island Records (UICL 5018).
  30. (2005) Créditos do single It's Like That por Mariah Carey [Encarte do CD single francês]. Island Records (0602498817599).
  31. (2005) Créditos do single It's Like That por Mariah Carey [Encarte do CD single alemão]. Island Records (06024 9881145(0)).
  32. «The Billboard Hot 100: Week Ending January 6, 2005». Billboard. Nielsen Business Media, Inc. 5 de janeiro de 2005. Consultado em 25 de novembro de 2011 
  33. a b c d e «Billboard - Mariah Carey - It's Like That». Billboard. Nielsen Business Media, Inc. Consultado em 26 de novembro de 2011 
  34. Bronson, Fred (26 de fevereiro de 2005). «Chart Beat: 'That' Girl». Nielsen Business Media, Inc. Billboard. 117 (7): 57. ISSN 0006-2510 
  35. a b «2005 Year End Charts – Hot 100 Songs». Billboard. Nielsen Business Media, Inc. November 26, 2005. Consultado em July 27, 2011  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  36. a b «RIAA - Searchable Database». Recording Industry Association of America. 6 de junho de 2006. Consultado em 27 de novembro de 2011 
  37. Bronson, Fred (22 de janeiro de 2005). «Chart Beat: Mariah's On». Nielsen Business Media, Inc. Billboard. 117 (4): 32. ISSN 0006-2510 
  38. Paoletta, Michael (26 de março de 2005). «Lady Bunny Hops To Pen And Paper». Nielsen Business Media, Inc. Billboard. 117 (11): 23. ISSN 0006-2510 
  39. a b «The Emancipation of Mimi: Billboard Singles». Allmusic. Rovi Corporation. Consultado em 27 de novembro de 2011 
  40. «Mariah Carey - It's Like That (Song)». Australian Recording Industry Association. Hung Medien. Consultado em 27 de novembro de 2011 
  41. a b «ARIA Charts - Accreditations - 2005 Singles». Australian Recording Industry Association. Consultado em 27 de novembro de 2011 
  42. a b «Artists - Mariah Carey». The Official Charts Company. Consultado em 27 de novembro de 2011 
  43. German Singles Chart
  44. a b c d e f g h i j k «Mariah Carey - It's Like That (Song)». Ultratop. Hung Medien. Consultado em 27 de novembro de 2011 
  45. European Singles Chart
  46. Hungarian Singles Chart
  47. Irish Singles Chart
  48. Japanese Singles Chart
  49. «ARIA Charts – End Of Year Charts – Top 100 Singles 2005». Australian Recording Industry Association. Consultado em July 27, 2011  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  50. «UK Year-End Chart 2005» (pdf). The Official Charts Company. Consultado em July 27, 2011  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  51. «Swiss Year-end singles chart for 2005». Swiss Music Charts. Consultado em July 27, 2011  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  52. «Year End European Hot 100 Singles Chart 2005 01 – 2005 52» (PDF). Billboard. Nielsen Business Media, Inc. Consultado em July 27, 2011  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)