Aegean Airlines

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde novembro de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Aegean Airlines
IATA A3
ICAO AEE
Indicativo de chamada AEGEAN
Fundada em 1987
Principais centros
de operações
Aeroporto Internacional de Atenas
Programa de milhagem Miles & Bonus
Aliança comercial Star Alliance
Frota 47
Destinos 33
Slogan I want to fly now!
Sede Grécia Kifissia, Grécia
Pessoas importantes Theodoros Vassilakis (Chairman & CEO)
Sítio oficial www.aegeanair.com


A Aegean Airlines é uma companhia aérea grega privada, com sede em Atenas, Grécia. É actualmente a maior companhia aérea daquele país e opera a maioria dos seus voos a partir das suas bases (hubs) de Atenas e Salónica (Thessaloniki).

A companhia foi criada em 1987 como empresa de aviação privada, tendo crescido significativamente desde então. Atualmente, ela é composta por uma frota que resulta da fusão entre mais duas companhias privadas, a Cronus Airlines e a Air Greece, tornando-se então na segunda maior companhia aérea da Grécia. Desde 2005, a companhia tem um acordo comercial com a Lufthansa. Actualmente é composta por uma frota de 24 aviões e oferece voos regulares dentro da Grécia e para a Europa. Para Portugal, a empresa tem um acordo de partilha de códigos com a Tap Portugal (em vigor desde Março de 2006), mas não existem voos directos regulares entre os dois países.
Em Fevereiro de 2010, foi confirmada a fusão da Aegean Airlines com a sua maior concorrente grega, a Olympic Air. O acordo prevê a integração progressiva das frotas das duas empresas, o ajustamento de horários de voo em rotas, nas quais ambas as empresas concorrem directamente, bem como o fim da marca Aegean. A fusão está prevista para ocorrer ainda durante o ano de 2010.

Destinos[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Destinos da Aegean Airlines

 Grécia[editar | editar código-fonte]

Europa[editar | editar código-fonte]

África[editar | editar código-fonte]

Frota[editar | editar código-fonte]

In its history, the airline has so far made two strategic moves concerning its fleet. The first was meant to withdraw all turboprop planes from the fleet, which was accomplished in May 2004.[1] Subsequently, Aegean Airlines placed a large order for Airbus A320 and A321 aircraft to drastically renew the fleet with various additions of same type aircraft over the recent years.[1]

On March 28th 2018 Aegean signed a Memorandum of Understanding with Airbus for 30 aircraft of the Airbus A320neo family, with a further 12 options. The engine option is expected to be announced in June 2018.[2]

Aegean Airlines operates an all-Airbus fleet, currently consisting of the following aircraft as of April 2018:[3]

Aegean Airlines fleet
Aircraft In Service Orders Options Passengers Notes
C Y Total
Airbus A319-100 1 12 132 144
Airbus A320-200 37 12 162 174
Airbus A321-200 11 12 189 201
Total 49 0 0

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Página oficial da companhia aérea

Referências