Brussels Airlines

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Brussels Airlines
IATA SN
ICAO BEL
Indicativo de chamada BEE-LINE
Fundada em 7 de novembro de 2006 (11 anos)
Principais centros
de operações
Aeroporto de Bruxelas
Programa de milhagem Miles and More
Aliança comercial Star Alliance
Frota 51
Destinos 66
Companhia
administradora
SN Airholding N.V./S.A.
Lounge
  • HON
  • Senator Lounge
Subsidiária(s) Korongo Airlines
Slogan Flying your way
Sede Bélgica Machelen, Bélgica
Sítio oficial www.brusselsairlines.com
A sede da Brussels Airlines

A Brussels Airlines é uma companhia aérea belga, criada em Novembro de 2006 através da fusão das companhias aéreas SN Brussels Airlines e Virgin Express. A companhia tem como base (hub) o aeroporto de Bruxelas (Brussels National) com presença maioritária naquele aeroporto e sendo a principal companhia aérea belga. A empresa é também considerada a empresa herdeira da já extinta Sabena, principal companhia aérea belga até 2001, ano em que faliu.

Em Setembro de 2008, foi anunciado que a companhia aérea alemã Lufthansa pretendia adquirir 45% das acções da Brussels Airlines (deixando em aberto a opção de adquirir os restantes 55% até 2011), e desta forma, garantir a entrada da Brussels Airlines na aliança de companhias aéreas Star Alliance. Com a aprovação destas medidas por parte da Comissão Europeia em 2009, estas medidas estão a decorrer, e a empresa completou a sua entrada na Star Alliance em 9 de dezembro de 2009. Está também em curso a substituição gradual das aeronaves mais antigas da empresa, nomeadamente os aviões mais antigos do tipo Boeing 737, que a empresa adquiriu através da fusão com a Virgin Express. Para substituir os modelos mais antigos da frota, a empresa irá adquirir aviões do tipo Airbus A319 e/ou A320.
Sendo actualmente também uma das empresas com mais ofertas de voos de longo-curso para África, a empresa irá adquirir mais aviões do tipo Airbus A330, para aumentar a sua oferta e substituir os modelos mais antigos, do mesmo tipo.

Ao nível do serviço a bordo, para a maioria das suas rotas europeias (de médio curso), a companhia oferece nos seus voos três classes de serviço a bordo:
- b.business: Classe executiva da Brussels Airlines;
- b.flex: Classe económica flexivel da Brussels Airlines: inclui mais espaço entre assentos e um serviço a bordo completo;
- b.light: Classe económica de baixo custo da Brussels Airlines: refeições e bebidas a bordo à venda e maiores restrições ao nível das reservas e passagens aéreas.

Nos voos de longo curso (incluindo voos para Helsínquia, Moscovo e Tel Aviv), a empresa oferece duas classes tradicionais de serviço, classe executiva (business) e classe económica (economy).


A companhia é composta por uma frota de 50 aviões de médio e longo curso, voando diariamente para destinos na Europa, África e Médio Oriente. Através de parcerias com outras companhias aéreas, oferece também voos em regime de code-share para a Médio Oriente (Etihad Airways) e para a Ásia (Hainan Airlines da China e Jet Airways da Índia). Para além destas parcerias, a companhia também opera em conjunto os voos entre Bruxelas e a Suíça (em parceria com a Swiss).

Frota[editar | editar código-fonte]

A319-100 da Brussels Airlines

Em 12 de Outubro de 2017, a frota da empresa era composta por:[1]

Modelo avião Número de aviões Lugares Notas
Airbus A319-100 22 141 -
Airbus A320-200 10 180
Airbus A330-200 4 288 -
Airbus A330-300 6 270 -
Avro RJ100 3
Bombardier Dash 8 2 -
Embraer 145 1 49
Sukhoi Superjet 100 3
Total 51

A empresa irá adquirir brevemente quatro aviões do modelo Airbus A319 e quatro aviões do modelo Airbus A 330, que irão substituir modelos mais antigos ao serviço da empresa, nomeadamente os Boeing 737-400 e os A 330 mais antigos, actualmente ao serviço da empresa.

Presença em Portugal[editar | editar código-fonte]

Dando continuidade às operações de voo das antigas Virgin Express e SN Brussels Airlines, a companhia oferece actualmente a partir da sua base de Bruxelas duas frequências diárias para Lisboa no horário de inverno, aumentando para três frequências diárias durante o horário de verão, uma frequência diária para o Porto e várias frequências semanais para Faro (diárias durante o Verão). Em 2017, passou também a ter uma frequência semanal (ao sábado) para o Funchal.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Brussels Airlines
  1. «Brussels Airlines Fleet | Airfleets aviation». www.airfleets.net. Consultado em 3 de fevereiro de 2016