Royal Jordanian

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Royal Jordanian
IATA
RJ
ICAO
RJA
Indicativo de chamada
Jordanian
Fundada em 9 de dezembro de 1963, como Alia Airlines
Hub Aeroporto Internacional Rainha Alia
Programa de milhagem Royal Plus
Lounge CIP Lounge
Aliança aérea Oneworld
Frota 31 (+ 8 pedidos)
Destinos 57
Slogan "You're there" (Você está lá)
Sede Amã, Jordânia
Pessoa(s)
chave
CEO: Hussein Dabbas
Website www.rj.com/
Royaljord.a310-300.f-odvi.750pix.jpg

Royal Jordanian Airlines (Árabe: الملكية الأردنية; al-Malakiyah al-Orduniyah) é uma companhia aérea com base na cidade de Amã, Jordânia, no Aeroporto Internacional Rainha Alia (AMM). Opera voos internationais para quatro continentes. A Royal Jordanian é um membro da Arab Air Carriers Organization e da Oneworld, a aliança global de companhias aéreas.[1] A empresa opera mais de 500 voos por semana, com pelo menos 110 partidas diárias. A companhia aérea foi eleita a 'Companhia aérea do ano de 2007' pela Airfinance Journal.[2]

História[editar | editar código-fonte]

A companhia foi criada em 9 de dezembro de 1963 e iniciou suas operações em 15 de dezembro de 1963, após um decreto real do rei Hussein. A companhia foi fundada com capital de acionistas privados, mas mais tarde o governo da Jordânia assumiu a empresa.

A Royal Jordanian iniciou suas operações com duas Handley Page Dart Herald e um Douglas DC-7, servindo a Cidade do Kuwait (Kuwait), Beirute (Líbano) e Cairo (Egito) para Amã. Em 1964, um Douglas DC-7 foi adicionado a sua frota e começou a fazer voos para Jeddah (Arábia Saudita). Em 1965, a Royal Jordanian começou a operar voos regulares para Roma (Itália), era o primeiro destino europeu da companhia. Os progressos feitos pela companhia aérea foi ameaçado por um ataque aéreo israelita em 1967, quando dois Douglas DC-7 foram destruídos no ar. Eles foram substituídos por dois Fokker F-27.

Em 1968, a companhia expandiu sua rota para Nicósia (Chipre), Benghazi (Líbia), Dhahran (Arábia Saudita) e Doha (Catar). 1969, a companhia começou a operar voos regulares para Munique (Alemanha), Istambul (Turquia) e Teerão (Irã).

Em abril de 2007 a Royal Jordanian passou a fazer parte da aliança Oneworld, tornando-se assim a primeira companhia aérea árabe a participar como um sistema de aliança global.

Slogans[editar | editar código-fonte]

Slogans da Royal Jordanian
Slogan Ano de início Ano de término
"Da Jordânia para o mundo" 1963 1968
"Excelência no ar" 1968 1974
O jeito que você quer voar 1974 2005
"A mudança está no ar" 2006 2008
"A Jordânia na Copa no Brasil 2014" 2008 Atual

Referências

Ligação externa[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Royal Jordanian
Ícone de esboço Este artigo sobre aviação, integrado ao Projeto Aviação, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.