EuroAtlantic Airways

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
EuroAtlantic Airways
IATA YU
ICAO MMZ
Indicativo de chamada ATLANTIC
Fundada em 25 de Agosto 1993
Principais centros
de operações
Aeroporto Lisboa-Portela
Frota 10
Destinos EUA e Canadá, Caraíbas, Américas Central e do Sul, África, Médio Oriente, Pacífico, Austrália e Oceânea.
Sede Sintra, Portugal
Pessoas importantes Tomaz Metello (CEO), Euclides Batalha, António Menezes
Sítio oficial www.euroatlantic.pt
Boeing 757-200 na aterragem no aeroporto de Colónia em Abril 2010.

EuroAtlantic Airways S.A., é uma companhia aérea portuguesa especializada em leasing, charter e carga aérea com sede em Sintra, Portugal, e com base no Aeroporto de Lisboa. Foi fundada por Tomaz Metello, actual Presidente do Conselho de Administração e acionista, com o nome de Air Zarco em 25 de Agosto de 1993. A companhia adaptou primeiro o nome de Air Madeira até 17 de Maio de 2000. Depois foi redesignada para o nome atual EuroAtlantic Airways – Transportes Aéreos S.A.[1]. EuroAtlantic também é proprietária de 38% da companhia aérea nacional de São Tomé e Príncipe, STP Airways[2].

Historia[editar | editar código-fonte]

A 25 de Agosto de 1993 nasce a Air Zarco[3][4], comercialmente designada por Air Madeira, suportada pela Iti-Sociedade de Investimentos Turisticos na Ilha da Madeira S.A. da Ilha da Madeira, mais conhecida por Grupo Pestana[5]. Com um Lockheed L-1011 Tristar entretanto adquirido à TAP Portugal a 6 de Junho de 1997, começaram a explorar rotas antes esquecidas, como as Caraíbas e o Nordeste do Brasil. Inicialmente, operaram com os aviões sem qualquer indicação do nome da companhia, mas em Dezembro de 1999 as aeronaves passaram a ter a identificação de "Air Zarco" na fuselagem. Neste período destaca-se a realização em Março de 1998 da viagem presidencial a Macau com o então Presidente Jorge Sampaio. A 17 de Maio de 2000, é alteração o pacto social, sendo a nova designação EuroAtlantic Airways - Transportes Aéreos, S.A, sendo o seu capital social repartido por Tomaz Metello com 25%, Danielle Metello com 10% e as sociedades sedeadas no Luxemburgo Anglotel com 20% e a Quanlux com 45%[6].

Em Maio de 2001 recebe o seu primeiro Boeing 737-300, a que dá o nome de José de Oliveira Marques. Mais tarde um segundo se lhe junta, possibilitando a cobertura das rotas da Europa a partir do Funchal e Faro, principalmente. Tendo como objectivo quase exclusivo os voos para o exterior, evita a erosão de uma concorrência feroz no mercado nacional, e em 2003 negocia com a Varig a utilização partilhada de dois Boeing 767-300ER, perspectivando para 2004 o aumento da frota para quatro aeronaves deste tipo.

Em 2004 adquire uma pequena empresa moçambicana de avião, a Air Plus, que lhe permite aceder a este mercado africano onde o grupo possui fortes interesses em hotelaria[7]. Em Julho deste ano a companhia anunciou o registo em Portugal de um avião Boeing 767-300ER. Tratou-se do primeiro B767 com matrícula portuguesa. O avião manteria no entanto a pintura da Aviajet, indo operar inicialmente à partida de Dublin, na sequência do acordo de joint-venture assinado entre a EAA e a Aviajet – Aircraft Charter Services (UK). Neste ano a companhia apresenta resultados líquidos positivos no montante de 1,29 milhões de Euros, conformando-os em 2005 ao atingir os 2,5 milhões de Euros.

A EuroAtlantic Airways continua a sua expansão sustentada com o aluguer de mais três Boeing 767-300ER durante 2005, prevendo a entrada de dois Boeing 757-200 durante 2006, sendo uma vez mais a companhia pioneira na introdução de um modelo Boeing em Portugal. Em Fevereiro de 2006 a EuroAtlantic Airways confirmou publicamente estar a negociar a compra da Air Luxor.[8] Em 2009 a companhia adquiriu um Boeing 777-200ER, o maior avião bimotor de longo alcance, à Singapore Airlines[9]. A compra do aparelho de fabrico norte-americano aumentou os activos da EuroAtlantic Airways para 150 milhões de Euros, e acresceu aos outros aviões da construtora Boeing detidos pela companhia (B767 e B757).

Frota[editar | editar código-fonte]

Em Abril de 2016, a EuroAtlantic Airways tem a seguinte frota :

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre EuroAtlantic Airways