Alto do Taquaral

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Alto do Taquaral (também referenciado como Parque Alto Taquaral), na Região Leste de Campinas é uma região composta, em sua maioria, por residências de classe alta, sendo que nos últimos anos o bairro passa por um boom imobiliário, com o constante lançamento de novos condomínios verticais e horizontais e centros comerciais.

Bairros dentro do Alto do Taquaral[editar | editar código-fonte]

Como Campinas não possui uma divisão clara entre seus bairros, a região do Alto do Taquaral engloba vários sub-bairros, cada um com características próprias, e que estão situados entre o Parque Taquaral (ao sul do bairro) e o Shopping Parque Dom Pedro, situado ao norte. Dentro do Alto do Taquaral, é possível encontrar os seguintes bairros:

  • Alto do Taquaral: Localizado junto ao Parque Taquaral, o bairro se destaca por suas imponentes mansões, que chegam a valer R$ 3.000.000,00 e pela topografia, onde todas as suas ruas possuem fortes aclives. É uma região muito utilizada para aulas de autoescola.
  • Bolsão Alto do Taquaral: Possuindo casas mais simples que o Alto do Taquaral, mas ainda assim de bom padrão, o Bolsão Alto do Taquaral foi uma iniciativa dos moradores de algumas ruas de transformarem uma parte do bairro em condomínio. Hoje, o bolsão engloba aproximadamente 14 ruas, tendo 4 acessos possíveis por guaritas.
  • Chácara Primavera: Dentre os bairros da região do Alto do Taquaral, esse é o que possui a divisão menos clara, sendo um conjunto de 6 ruas paralelas que se mesclam com o Alto do Taquaral, Bolsão Alto do Taquaral e Mansões Santo Antônio. É a parte mais degradada da região, com casas e ruas cada vez mais afetadas pelo inchaço populacional que a região tem sofrido desde os anos 90.
  • Mansões Santo Antônio: um bairro predominantemente de classe média alta, o Mansões Santo Antônio é mais simples, de classe média. Se destaca pela extrema verticalização, tendo raras casas. É onde fica localizada a CPFL
  • Loteamento Residencial Villa Bella: Com o boom imobiliário que a região do Alto do Taquaral tem apresentado nos últimos anos, uma construtora lançou, em 2002, o Loteamento Residencial Villa Bella. Trata-se de um conjunto de condomínios verticais e horizontais localizados junto ao Shopping Parque Dom Pedro, sendo inclusive cortado pela avenida que dá acesso ao shopping. Além dos condomínios residenciais, existe também um Mall e um edifício comercial.


Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de São Paulo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.