Jardim Nossa Senhora de Lourdes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Jardim Nossa Senhora de Lourdes também conhecido como Querosene, fundado na década de 1920, invadida por um grupo de desabrigados, o bairro fica isolada na região sul de Campinas Nas proximidades estão os bairros São José (Campinas) e Jardim San Diego (Campinas)

Historia[editar | editar código-fonte]

Na década de 1920, foi invadido uma área perto da estação de trem, no começo a invasão era por Pessoas que não tinha ajuda do governo, construíram barracos de madeiras, a área foi expandindo ao decorrer do tempo, hoje é uma comunidade pacifica onde abriga mais de cinco mil habitantes.

Querosene[editar | editar código-fonte]

Conhecida como querosene pelo fato que na invasão as pessoas usavam querosene para acender os "Lampiões", desde então todos conhece como Querosene

Criminalidade[editar | editar código-fonte]

O bairro foi considerado gueto e com um alto nível de perigo para a sociedade até meados de 2005, Querosene já abrigou muitos criminosos, já foi cenário de confronto entre policias e bandidos, havia muitos toques de recolher onde os moradores tinham medo até de sair de casa.

Bar do gueto[editar | editar código-fonte]

um Bar onde os criminosos se encontravam, para se divertir, ficava na ultima rua do bairro( r José Fidélis filho ), o bar foi destruído pela policia local da cidade no começo de 2002.

Legalização[editar | editar código-fonte]

Asfaltada em 2008, com apenas a Rua José Fidélis filho sem asfalto, hoje o bairro já esta mais desenvolvido sem muita violência, com escola publica, lan house, mercados, igrejas e bares.

No bairro existem duas pessoas que são queridas pelos moradores; Rodrigo Purga, Paulo Negro. No Querosene existe uma Rua chamada Estrada do Felipão que liga o bairro Nossa Senhora de Lourdes e Jardim São Jose, porém a mais de 10 anos devido a uma grande chuva caiu a ponte onde passavam automóveis e desde então o transporte entre esses dois bairros só é possível por pedestres em uma passarela, ou deve-se dar uma grande volta entre a estrada Velha de Indaiatuba e Jardim Santa Cruz

José Fidélis Filho[editar | editar código-fonte]

A rua é considerada a Favela do Jardim Nossa Senhora de Lourdes. Antes conhecida por "Rua do Pontilhão" no final da rua fica uma ponte onde passava os trens de campinas... Antes atravessada por jovens para ir nadar no rio Capivari.

Festas e diversão[editar | editar código-fonte]

O bairro costuma ter muitas festas de igrejas, bares e até mesmo na escola.

Fim de ano[editar | editar código-fonte]

Todo fim de ano é feita uma comemoração no centro do bairro, onde todos os moradores se reúnem para festejar, também é feito a queima de fogos de artifícios.

Futebol[editar | editar código-fonte]

O bairro desde a década de 90 já conta com time de bairro.

Fim de Carreira[editar | editar código-fonte]

Time montado por uma turma do bairro na década de 90, todos do bairro gostava do time, até então os jogadores estão se aposentando e jogando só por diversão nos campos localizado no bairro.

Querosene F.C[editar | editar código-fonte]

Time atual do bairro, onde jovens e adultos jogam campeonatos regionais, quando jogos importantes contem uma torcida do bairro...

Querosene FC, Torcida do Querosene FC.