Vila Boa Vista

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Vila Boa Vista (Campinas))
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2016). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

A Vila Boa Vista Foi fundada em 26 de fevereiro de 1969 pelo ministro do Interior Costa Cavalcante e pelo então prefeito Orestes Quércia, é um bairro da Região Norte de Campinas, tendo ao norte e a leste o Parque Via Norte e ao sul a Jornalista Francisco Aguirra Proença (SP-101).

Região era dominada por plantações até anos 60[editar | editar código-fonte]

A Vila Boa Vista já foi uma fazenda dos tempos Àureos do café paulista. A fazenda pertencia a família Moraes de Barros, na década de 60 a fazenda foi vendida a COHAB (Companhia de Habitação). Onde a mesma Construiu 1534 casas populares, Financiadas pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH). As casas começaram a ser entregues no final de 1968 e habitadas em 1969. Na época o bairro era considerado distante do centro da cidade, 8km e tinha a Robert Bosch como referência.

O transporte coletivo chegava apenas ao trevo da Bosch e seus moradores sofriam para se deslocar ao centro da cidade. Os próprios moradores se intitulavam de "legião dos esquecidos", como uma forma de chamar a atenção das autoridades sobre o abandono do bairro. As crianças para estudar deslocavam-se até a escola João Alves dos Santos - localizada no bairro Boa Vista. Não havia posto de saúde, o único especialista a cuidar das crianças era o farmacêutico Natanael. Quando uma criança adoecia era entregue ou a própria sorte ou aos cuidados do Dr. Natanael. A área de lazer era a própria fazenda Boa Vista, com muitas árvores frutíferas para as crianças - apesar da fúria do seu caseiro, conhecido como seu Afonso. O primeiro campo de futebol localizava - se onde hoje fica a Mecânica e Auto Peças Boa Vista, foi denominado de Campo do Primavera, onde um dos primeiros time de futebol treinava e fazia ali suas partidas. Nos domingos à tarde grandes Clássicos aconteciam naquele campo, entre os times de futebol do Bairro. Entre os times de futebol destacam-se : Pinheiros, comandado pelo Seu Renato da Rua 6, Botafogo, fundado pelo mestre Zuza da Rua 4 e o próprio Primavera, comandado pelo saudoso seu Odair, morador da Rua 27. Outras equipes surgiram nos anos 80 como o União Galo, Inter da Rua 18, Caviúnas da Rua 24. Freijós da Rua 5, União Black do Hélião da Rua 24, além do próprio time do Conselho de Moradores, que nos anos 90 virou Campinágua e hoje é o atual Vila Boa Vista, que atua na série Ouro do Campeonato Amador e campeão por varias vezes da Liga Campineira de Futebol, que é considerado uma paixao pelos moradores.

Alem de casas o conjunto habitacional teve um Centro Comercial que reunia Farmácia, restaurante, açougue, bazar, varejão e lojas de roupas e calçados que ficava situada na 30 hoje rua das Figueiras.

Os primeiros comerciantes a chegar foram o irmãos Armando e Claro, com suas mercearias, hoje proprietários do Materiais de Construção Santa Isabel, localizado no Bairro do Rosolém em Hortolândia.

Em 1972 foram inauguradas a escola e posto de Saúde, as lampadas de mercúrio foi conseguida somente em 1982. A sociedade Amigos do bairro em conjunto da Ação Regional AR11 construíram em 1984 um posto policial que veio a desativar em 1991, Hoje o prédio é sede da casa de cultura do bairro. Em 1986 todas as ruas da Vila Boa Vista Receberam nomes de Árvores, até então as ruas eram conhecidas por números. A Vila Boa Vista talvez tenha sido o maior projeto Habitacional da COHAB em Campinas, hoje a Vila Boa Vista é uma importante base política em 2008 elegeu o vereador Dr. Élcio Batista (PSB), para o mandato 2009-2012 com 3.317 votos; já em 2012 o farmacêutico Jorge dos Santos Montanari mais conhecido como Jorge da Farmácia conseguiu se eleger com 3.740 votos pelo (PSDB), para gestão 2013-2016.(Fonte: Ricardo Faria e Jerry de Oliveira)[quem?]


Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de São Paulo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.