American Economic Association

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
American Economic Association
Members of the 1923 American Economic Association.jpg
História
Fundação
Quadro profissional
Sigla
(en) AEA
Tipo
Domínios de atividade
Sede social
País
Língua
Organização
Afiliação
Allied Social Sciences Association (en)
American Council of Learned Societies (en)
Consortium of Social Science Associations (d)
Website

A American Economic Association (associação americana de economia, AEA) é a antiga e reconhecida das organizações profissionais em economia. Foi fundada em 1885. O seu atual presidente é William D. Nordhaus da Universidade de Yale.

A AEA publica três jornais academicos: o American Economic Review, o Journal of Economic Literature e o Journal of Economic Perspectives.

Desde janeiro de 2009 que publica quatro novas revistas: "American Economic Journal : Macroeconomics", "American Economic Journal: Economic Policy", "American Economic Journal: Applied Economics", e "American Economic Journal: Microeconomics".

A associação tem também a seu cargo uma base de dados bibliográfica que analisa e indexa, desde 1969, a literatura internacional no domínio das ciências económicas, financeiras e sociais, EconLit.

A AEA organiza uma reunião anual na qual os seus membros apresentam os artigos resultantes da sua pesquisa. Esta reunião é também um importante ponto para o recrutamento de jovens economistas (job market).

A associação atribui anualmente a medalha John Bates Clark. Até 2010 era atribuída a cada dois anos. Em 2009 foi atribuída pela primeira vez a um cidadão estrangeiro, Emmanuel Saez. Em 2007, Susan Athey foi a primeira mulher a ser agraciada [1].

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências