Anahí: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
www.anahi.com
Linha 18: Linha 18:
|website = [http://www.anahionline.com]
|website = [http://www.anahionline.com]
}}
}}
'''Anahí Giovanna Puente Portillo''' (n. [[14 de maio]] de [[1983]]), conhecida profissionalmente como Anahí Giovanna ou Anahí é uma [[cantora]], [[compositora]], [[estilista de moda]], [[empresária]] e [[atriz]] [[mexicana]]. Atuou em mais de doze [[telenovelas]] e sete [[filmes]]. Anahí hoje em dia é considerada uma das atrizes de carreira mais promissora da [[América Latina]]. Por seus trabalhos, Anahí já foi indicada a diversos prêmios, chegando a vencer vários deles. Ficou mundialmente conhecida por integrar o grupo [[RBD]] de [[2004]]-[[2009]]. Em carreira solo, tem quatro álbuns lançados e seis milhões de cópias vendidas. Em [[2009]] assinou contrato com a [[EMI]].


'''Anahí Giovanna Puente Portilla''' ([[Cidade do México]], [[14 de maio]] de [[1983]]) é uma [[cantora]], [[dançarina]], [[compositora]], [[empresária]], [[estilista de moda]] e [[atriz]] [[mexicana]]. Já atuou em mais de 10 [[telenovelas]], 7 [[filmes]]. Foi ganhadora do [[Prémio Ariel]] de melhor atriz infantil pela sua atuação no filme [[Había una vez una estrella]]. Foi à principal atração feminina da novela [[Rebelde]], que desde 2005 se tornou uma das maiores fontes de renda da [[Televisa]]. Ficou mundialmente famosa por ter sido integrante da banda pop mexicana [[RBD]] de [[2004]] [[2009]]. Em [[2009]] ira lançar seu primeiro álbum pós-RBD. Em [[2008]] foi uma das celebridades mais procurada na internet de acordo com o site de busca Google. <ref> ''[http://rbdliveinbrasilia.blogspot.com/2009/03/anahi-e-segunda-mais-buscada-no-google.html "Anahí é a segunda mais buscada no Google!"]''</ref>
Além de atriz e cantora, Anahí está atualmente trabalhando como compositora, uma vez que escreve músicas para seus álbuns solo. Como empresária, Anahí tem uma rede lojas no [[México]] intitulada Anahí World e também uma linha de roupas, criada em abril de 2008 no México.<ref> ''[http://rbdbr.my1blog.com/2006/08/07/anahi-lanca-sua-propria-grife-e-inaugura-loja/ "Anahí lança sua própria grife e inaugura loja"]''</ref>. Em 2008, foi considerada pela revista [[People]] a celebridade mais parecida com a [[Barbie]].

Recentemente, Anahí revelou que já sofreu de [[anorexia]] e que precisou passar por um rigoroso tratamento para superar a doença<ref>Esmas.com, ''[http://www.esmas.com/laoreja/noticias/440135.html "Lucha Anahí contra la anorexia"]''</ref>. No intento de evitar que outras pessoas passem pelo mesmo problema, ela participa ativamente de um projeto da Fundação [[Televisa]] que visa a informar os jovens dos perigos dos distúrbios alimentares.


== Biografia ==
== Biografia ==

Revisão das 18h00min de 17 de julho de 2009

Predefinição:Info artista musical

Anahí Giovanna Puente Portilla (Cidade do México, 14 de maio de 1983) é uma cantora, dançarina, compositora, empresária, estilista de moda e atriz mexicana. Já atuou em mais de 10 telenovelas, 7 filmes. Foi ganhadora do Prémio Ariel de melhor atriz infantil pela sua atuação no filme Había una vez una estrella. Foi à principal atração feminina da novela Rebelde, que desde 2005 se tornou uma das maiores fontes de renda da Televisa. Ficou mundialmente famosa por ter sido integrante da banda pop mexicana RBD de 2004 2009. Em 2009 ira lançar seu primeiro álbum pós-RBD. Em 2008 foi uma das celebridades mais procurada na internet de acordo com o site de busca Google. [1]

Biografia

A infância

Anahí nasceu na Cidade do México, filha de Marichelo P. Portillo e Henrique Puente. Ela tem duas irmãs, Marichelo e Diana. Aos dois anos, já estava na TV, no seriado infantil Chiquilladas. Aos quatro anos, era garota propaganda da Fanta e desde então não param de chegar novos convites de trabalho. Em 1989, no filme Había una vez una estrella, ela trabalhou pela primeira vez no cinema. Aos quatorze anos, precisou ter aulas particulares em casa, terminando o Ensino Médio em onze meses. [2].

Carreira

Iniciou sua carreira ainda criança na série infantil “Chiquilladas” e desde então passou a aparecer frequentemente na televisão Mexicana. Seu maior sucesso já realizado foi a telenovela “Rebelde”, exibida entre os anos de 2004-2006. Nela, Anahí deu vida a Mía Colucci, uma das protagonistas. Sucesso entre os jovens, a novela é exibida em dezenas de países até hoje.

No cinema, Anahí tem diversos filmes concluídos. ENtre eles estão Había una vez una estrella e Inesperado Amor. Boatos dizem que ela poderá protagonizar o filme de Christopher Uckermann, de nome '1985', que contará a história da tragédia ocorrida nesse mesmo ano no México.

Como cantora solo, Anahí já chegou à marca de sete milhões de álbuns vendidos e em 2006 atingiu a posição #7 na Billboard 100 na semana de estreia com seu álbum Una Rebelde en Solitario; no ano passado, participou de uma música com o cantor italiano Tiziano Ferro, ao lado de sua então companheira de RBD, Dulce María.

Em 1996, gravou seu primeiro álbum solo, Hoy es Mañana. O disco se tornou um dos mais vendidos naquele ano. Dois anos depois, em 1998, lançou um outro álbum solo, intitulado Anahí. Até então, suas músicas eram voltadas ao público infantil e adolescente.

Em 2000, Anahí, com o apoio de Pedro Damián, lança seu terceiro álbum solo, Baby Blue. Diferente dos anteriores, o álbum passa a ser voltado para o público 'teen'. Agora suas músicas passam a ter letras mais românticas e a seguir o estilo pop. Nesse mesmo ano, Anahí protagoniza a novela Primer amor... a mil por hora e segue com sua nova turnê “Tour 2000”. Ainda nesse ano Anahí precisou cancelar todos seus projetos, pois sofria de um conturbado distúrbio alimentar chamado anorexia, que atinge milhares de jovens. Seu coração parou de bater por oito segundos no dia 21 de abril de 2001. Em 2008, Anahí estrelou uma campanha contra a doença junto à Fundação Televisa.

Após sua recuperação, em 2004, Anahí é chamada para participar do novo trabalho de Pedro Damián, a novela Rebelde. O programa lança o grupo RBD, que teve seu fim anunciado no dia 15 de agosto de 2008 e seu último show dado em 21 de dezembro de 2008, em Madrid.

Em 2008, enquanto o RBD visitava a Europa em turnê, Anahí e Dulce María foram convidadas para gravar uma música com Tiziano Ferro da canção El Regalo Más Grande. Posteriormente, um clipe da canção foi lançado no mercado hispânico.

Atualmente, Anahí encontra-se gravando seu novo disco, denominado “Otra vez”. Desde o início de 2009, Anahí vem se preparando para uma mudança radical no visual. Seu primeiro single, "Mi Delirio", foi lançado no dia 16 de julho de 2009 durante a entrega dos Prêmios Juventud. Na premiação supracitada, ela foi uma das apresentadoras âncoras.

Carreira Com o RBD

As canções "Rebelde", "Sólo Quédate en Silencio" e "Sálvame" se torna um fenômeno e passa as mais escutadas nesse ano, e a cada dia que passa o grupo se torna mais popular. A primeira visita no Brasil ocorreu em fevereiro de 2006, em uma coletiva de autografo mal organizada resultou na morte de três jovens e quarenta feridos, o acontecimento deixa o grupo muito triste, porem os produtores divulgaram que a banda voltaria em maio em turnê. Após muito sucesso com seu disco e seus hits, o RBD lança seu segundo álbum “Nuestro amor” que vende mais de um milhão de cópias no Brasil. Em setembro o RBD embarca novamente ao Brasil, agora em turnê, em outubro de 2006 o RBD grava um DVD do show realizado no Estádio do Maracanã. Em 2007 lança o seriado da banda chamado de "RBD: La Familia" que narra a vida do seis integrantes em conjunto, e o álbum primeiro álbum em inglês Rebels. Após os projetos o RBD retornou em turnê e visitou vários países, em julho de 2007 foi gravado um DVD na Espanha que iria ser lançado em outubro de 2007. Em 2008 foi lançado o álbum "Empezar desde cero" e a turnê Empezar desde cero world tour. No dia 31 de abril de 2008 foi gravado o clipe da canção "empezar desde cero". No dia 15 de agosto de 2008, eles anunciam o fim do grupo e divulgam a turnê do adeus e o ultimo cd "Para Olvidarte De Mí".

Vida Pessoal

Em 2001, Anahí passa por um distúrbio alimentar chamado (Anorexia. Em 2004 é chamada para protagonizar a novela Rebelde e integrar a banda RBD que teve seu fim em 2009. Em 2008 Anahí namorou Rodrigo Ruiz de Tereza e na época as, fontes sempre afirmavam que os dois iriam se casar. Enquanto o RBD estava no Brasil na “Empezar desde cero world tour”, Anahí foi fotografada ficando com um ator em uma boate no Rio de Janeiro. Em 2009 Anahí é vista em varias fotos com um novo namorado mais a própria afirma que é Fotomontagem.

Produtos

Anahí já teve diversos produtos com seu nome lançados no Brasil, de calçados a bonecas. Desde 2006 Anahí tem contrato com a marca de coméstico Herbal. Em 2007 teve foi distribuido pela Mattel a barbie Anahí

Atualmente, é garota propaganda de duas grandes marcas mexicanas como higiene Asepxia (cosméticos) junto com Maite Perroni e Pepsi (Produto alimentícios) antes com RBD. Também possui uma loja de roupa titulada "Anahí World", aonde comercializa seus próprios produtos.

Álbuns

Coletânias

VHS-DVD

  • 2000: El Show De Anahí

Tours

Singles

Para ver as posições dos singles, veja Discografia de Anahí.

Filmografia

Televisão

Ano Série Papel Notas/Episódios
1992 Angeles sin Paraíso Claudia Telenovela - Protagonista
1995 Alondra Margarida Telenovela - Coadjuvante
1996 Hora marcada Raquel "Concierto para mano izquierda" & "Hasta que la muerte nos separe"
1996 Tu y yo Melissa Telenovela - Coadjuvante
1998 Vivo por Elena Talita Medeiros Telenovela - Coadjuvante
1998 El diario de Daniela Adélia Monroy Telenovela - Antagonista
1999 Mujeres engañadas Jessica 2° temporada / protagonista
2000 - 2001 Primer amor... a mil por hora Giovana Luna Telenovela - Protagonista
2003 Clase 406 Jessica 2° temporada / Antagonista
2004 - 2006 Rebelde Mía Colucci 425 episodios / protagonista
2007 Skimo Ela mesma Participação especial
2007 RBD: La Familia Annie Seriado - Protagonista

Filme

Ano Série Papel Notas
1989 Había una vez una estrella María Juana
1992 El ganador Mariana Sant Curta-metragem
1995 Asesinato a sangre fria Ela mesma TV movie
1996 No me defiendas compadre Estephania TV movie
1998 Tarde Azul Nicole
1999 Inesperado Amor Ana
2002 11'9"01 September 11 Garota da praia ''''

Peças de teatro

  • Ricitos de oro
  • Los extraterrestres
  • El soldadito de plomo
  • Tenemos que casar a papá
  • Tom Sawyer
  • Muñeca de trapo

Referências

Ligações externas


Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Anahí Giovanna Puente Portillo