Associação Atlética Iguaçu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Se procura o clube que disputa o Campeonato Paranaense de Futebol - Série Prata, veja Agex/Iguaçu.
Iguaçu
Iguaçu
Nome Associação Atlética Iguaçu
Alcunhas Pantera do Vale
Mascote Pantera
Fundação 15 de agosto de 1971 (45 anos)
Estádio Estádio Municipal Antiocho Pereira
Capacidade 12,000 lugares
Localização União da Vitória, Paraná PR,Brasil Brasil
Presidente Brasil Gabardo Taques Emanuel (2015-2017)
Website aaiguacu.net.br
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
editar

Associação Atlética Iguaçu é uma agremiação esportiva da cidade de União da Vitória, no sul do estado do Paraná[1]. Suas cores são o azul, amarelo e o branco.

História[editar | editar código-fonte]

Fundado em 15 de agosto de 1971 por Ricardo Gianordolli, coronel que à época comandava o então 5.º Batalhão de Engenharia de Combate (hoje Blindado)[2] em Porto União[3] (cidade vizinha a União da Vitória).

Após um recesso nas suas atividades, iniciadas no final de 1997, a equipe retornou ao futebol profissional em 2006,[3] disputando a Divisão de Acesso, onde sagrou-se campeã dentro de campo, mas problemas envolvendo documentação de um jogador fizeram o clube perder pontos e, conseqüentemente, sua vaga na elite do futebol paranaense. Em 2007 foi convidado a disputar a primeira divisão porque alguns clubes desistiram ou foram impedidos de disputar o campeonato por problemas de documentação. O Iguaçu disputou a competição e terminou na 13.ª colocação.

Para o campeonato de 2009, uma parceria com o Paraná Clube foi realizada para a montagem de um time na disputa da primeira divisão do estadual. Pela troca da cota de televisionamento que o clube teria direito, o Paraná Club forneceria um plantel completo de jogadores e comissão técnica, sem ônus para o Iguaçú. Ao final do campeonato, houve o rebaixamento do clube, terminando na última colocação (15ª), com apenas 14 pontos, em 42 disputados.

Em 2010, o Iguaçú participaria da 2ª Divisão (Série Prata), mas por pendências financeiras perante a FPF, não foi convidado ao arbitral, sendo automaticamente rebaixado para a 3ª Divisão (Série Bronze) deste mesmo ano. Tentou na Justiça Desportiva a manutenção na sua vaga, mas sem sucesso. Como as pendências financeiras não foram sanadas, não pode participar da 3ª Divisão de 2010.

Nesse período um outro time jogou representando a cidade, o Iguaçu Agex Futebol Clube, conhecido como Iguaçu Agex.

Oficialmente, desde abril de 2013, o clube esta impedido judicialmente de participar dos campeonatos administrados pela FPF.

Estádio[editar | editar código-fonte]

O clube manda seus jogos no Estádio Municipal Antiocho Pereira, ampliado em 1987, onde era o antigo Estádio do União EC (clube amador), com capacidade para 12.000 pessoas, que substituiu o antigo Estádio Enéas Muniz de Queiroz, da Rede Ferroviária Federal, ainda existente,[3]. Recorde de publico: Iguaçu X Atletico- PR, em 2008, que foi de 16.000 pessoas.

Títulos[editar | editar código-fonte]

Estaduais[editar | editar código-fonte]

Torcidas Organizadas[editar | editar código-fonte]

  • Barra do Vale
  • T.O.I - Torcida Organizada Iguaçuana
  • Torcida Organizada Fúria Iguaçuana

Rankings[editar | editar código-fonte]

Ranking criado pela Federação Paranaense de Futebol que pontua todos os times do Paraná.

Referências

  1. http://imagens.cbf.com.br/201303/document-20130319-234423.pdf, pág. 44. Acesso em 25.5.13.
  2. http://www.exercito.gov.br/web/guest/473
  3. a b c Assessoria. «Passando a perna no vovô». oiguassu.com.br 
  4. «RANKING (1ª Divisão) do Campeonato Paranaense». campeoesdofutebol.com.br. 5 de agosto de 2008. Consultado em 29 de junho de 2013 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Bandeira de BrasilSoccer icon Este artigo sobre clubes brasileiros de futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.