Sociedade Educação Física Juventus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Juventus
SEFJuventus.png
Nome Sociedade Educação Física Juventus
Alcunhas Junak
Fundação 10 de abril de 1922
Estádio Estádio Franklin Delano Roosevelt
anteriormente
Estádio Palestra Itália
Localização Curitiba - PR, Brasil
editar

A Sociedade Educação Física Juventus foi um clube brasileiro de futebol da cidade de Curitiba, no Estado do Paraná.

História[editar | editar código-fonte]

Fundado em 10 de abril de 1922 com o nome Strzelec (em polonês significa atirador ou arqueiro), em pouco tempo mudou para Towarzystwo Wychowania Fizycznego Junak (ou em português Sociedade de Educação Física Junak). Na década de 1920 disputou o futebol amador de Curitiba e em 1935 começou a participar o futebol profissional paranaense. Em função de disputas políticas internas e da colonia polonesa, o Junak (em polonês significa jovem destemido e pronuncia-se iunaque) foi substituído por Juventus, em homenagem ao clube de Turim, pois no clube também havia muitos imigrantes italianos[1].

As cores do Junak eram o vermelho e o branco e com a mudança para Juventus, adotou o tricolor: vermelho, preto e branco.

O clube mandava seus jogos no Estádio Franklin Delano Roosevelt[2], localizado no Bigorrilho (onde estava localizado, até o início do século XXI a sede da Sociedade União Juventus e após um incêndio, o terreno foi vendido e instalado o hipermercado Angeloni[3]).

O campeonato paranaense de 1949 foi o último como profissional, pois a colônia polonesa, que administrava o clube, no início do ano de 1950, dispensou toda a equipe técnica e os jogadores. Durante as décadas de 1950 e 1960 o Juventus voltou a participar de torneios amadores[4].

Títulos[editar | editar código-fonte]

Estaduais[editar | editar código-fonte]

Referências

Bandeira de BrasilSoccer icon Este artigo sobre clubes brasileiros de futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.