Baker (teste nuclear)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
A nuvem de cogumelo formada pela detonação nuclear.

Baker foi uma bomba nuclear detonada durante a Operação Crossroads, conduzida pelos Estados Unidos da América com o objetivo de testar que efeitos a detonação de um artefato nuclear abaixo da linha d'água teria contra navios. Ela foi a quinta bomba nuclear da história e a primeira a ser detonada abaixo do mar. A imagem da detonação tornou-se um modelo a ser usado em vídeos detalhando explosões de bombas nucleares.

Detonação[editar | editar código-fonte]

O objetivo da detonação da bomba denominada Baker era verificar quantos navios afundariam com a explosão. O teste foi mais bem sucedido que o realizado com a bomba Able: a detonação debaixo da água criou uma onda de choque que rompeu os cascos dos navios. A bomba foi fundeada e detonada a 27 metros abaixo da linha d'água em 25 de julho de 1946. O navio anfíbio LSM-60 estava no ponto zero e nenhuma parte identificável desta embarcação foi encontrada; presumiu-se ter sido o navio vaporizado pela bola de fogo.

Tal como ocorreu depois da detonação da Able, todos as embarcações em um raio de um quilômetro foram seriamente danificadas - desta vez, foram atingidos por baixo. Depois do teste, procedeu-se à descontaminação da área, o que se provou ser mais difícil desta vez: apenas cinco navios ficaram livres da radiação; os demais tiveram que ser afundados.

Alvos[editar | editar código-fonte]

Crossroads Baker Target Ship Map.png
Alvos afundados pelo Baker:
N Nome Tipo Distância
50 LSM-60 Anfíbio 0
3 Arkansas Cruzador 170
8 Pilotfish Submarino 363
10 Saratoga Porta-Aviões 450
12 YO-160 Navio lubrificador 520
7 Nagato Cruzador 770
41 Skipjack Submarino 800
2 Apogon Submarino 850
11 ARDC-13 Doca seca flutuante 1,150
36 Prinz Eugen Cruzador 1,800

Cobaias[editar | editar código-fonte]

No teste havia porcos (todos mortos) e ratos - destes, alguns poucos sobreviveram.

Galeria de fotos[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]