Belinda Carlisle

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Belinda Carlisle
Belinda em 2012.
Informação geral
Nome completo Belinda Jo Carlisle
Nascimento 17 de agosto de 1958 (58 anos)
Local de nascimento Los Angeles, California
 Estados Unidos
Gênero(s)
Ocupação(ões) Cantora
Instrumento(s) Vocal, percussão, violão
Extensão vocal mezzo-soprano
Período em atividade 1982–presente
Outras ocupações Compositora, produtora musical, multi-instrumentista, atriz, empresária
Gravadora(s) IRS, MCA , Virgin Records , Chrysalis Records
Afiliação(ões) The Go-Go's
Influência(s) Madonna,Cyndi Lauper,Cher,Diana Ross,Michael Jackson,Debbie Gibson,Dionne Warwick,Olivia Newton-John,Barbra Streisand, The Beatles, Marilyn Monroe,Donna Summer.[1][2]
Influenciado(s) Gwen Stefani,,Britney Spears,Christina Aguilera,Katy Perry,Kylie Minogue, Lady Gaga,Nelly FurtadoLana Del Rey e dentre outros.[3][4] [5]

Belinda Jo Carlisle, (Los Angeles, Califórnia, 16 de Agosto de 1958) é uma cantora estadunidense e ex-integrante da banda de new wave oitentista The Go-Go's. Em carreira solo teve grande promeniência lançando clássicos da música pop como "Mad About You", "Heaven Is a Place on Earth" e "Circle in the Sand", assim como outros grandes sucessos. Em sua carreira solo vendeu mais de 7 milhões de álbuns e singles.

Filha de Howard e Joanne Carlisle a cantora é a primeira dos sete filhos do casal, três irmãos e três irmãs. Belinda foi criada em Thousand Oaks, California, foi líder de torcida e aos 19 anos de idade tinha o sonho de se tornar uma grande estrela.

The Go-Go's[editar | editar código-fonte]

Antes de ingressar na banda Belinda Carlisle integrou uma banda de punk chamada The Germs. Com a sua saída da banda Belinda co-fundou as The Go-Go's (antes chamada de The Misfits), com suas amigas e também musicistas Margot Olaverria, Elissa Bello e Jane Wiedlin. Olaverria e Bello incluíram no grupo Charlotte Caffey, que no futuro viria a trabalhar na carreira solo de Belinda, Kathy Valentine e Gina Shock.As Go-Go's tornaram-se uma das bandas femininas de maior sucesso da década de 1980 e de todos os tempos e uma das primeiras a serem totalmente formada por apenas garotas e estas empresariarem a própria carreira, logo, as integrantes assinaram contrato com a gravadora I.R.S. Records e lançaram o single "We Got the Beat", o qual tornou-se um hino da geração oitentista e despontou nas paradas norte-americanas. O grande sucesso do single gerou o álbum Beauty and the Beat, que rapidamente atingiu a primeira posição da parada de álbuns Billboard 200 e foi aclamado pela crítica e entrou na lista dos 500 Melhores Álbuns de Todos os Tempos da conceituada revista de música Rolling Stone, outro grande do sucesso do álbum foi a faixa "Our Lips Are Sealed". Logo após surgiram os álbuns Vacation em 1982, o qual emplacou a faixa título, e o último disco da banda nos anos 80 Talk Show, lançado em 1984 e que emplacou a faixa "Head Over Heels", por fim a banda dissolveu-se para seguir em projetos solo voltando somente em 2001 com o controverso álbum God Blessed The Go-Go's, o qual trazia as integrantes da banda vestidas como imagens santificadas na capa, o que causou a ira dos religiosos e o descontentamento da crítica e de muitos fãs resultando no fracasso crítico e comercial do disco.

Carreira Solo[editar | editar código-fonte]

Após o término das Go-Go's, em 1985, Belinda Carlisle seguiu em carreira solo trabalhando em parceria com a colega de banda Charlotte Caffey.

Seu primeiro álbum solo saiu em 1986 pela mesma gravadora de sua antiga banda, a I.R.S. Records. O auto-intulado Belinda emplacou o hit de verão "Mad About You", que ficou em 1# lugar na parada de singles do Canadá e em 3# na parada norte-americana Billboard Hot 100 e também foi Top 10 no chart da Austrália, logo o álbum ganhou certificado ouro nos Estados Unidos pela venda de mais 500 mil cópias e também ganhou o certificado de Platina no Canadá. As músicas deste álbum foram executadas exaustivamente em inúmeras trilhas sonoras de filmes como do longa Burglar com Whoopi Goldberg, e Mannequin.

No ano seguinte, Belinda mudou seu visual e se viu influenciada pelo pop dos anos 60 o que inspirou seu segundo álbum solo Heaven on Earth, lançado em Outubro de 1987. O disco foi um grande sucesso e ganhou certificados de Platina nos EUA, Reino Unido e Austrália, o primeiro single "Heaven Is a Place on Earth" tournou-se um hit mundial e emplacou nas primeiras posições dos charts norte-americano e britânico e recebeu uma indicação ao Grammy por Melhor Performance Vocal Pop Feminina e tornou-se a sua canção assinatura, assim sendo executada incessantemente em filmes e regravadas por inúmeros artistas transformando-se assim e um clássico da música contemporânea. Outros singles de sucesso do álbum foram as faixas "I Get Weak", que fez parte da trilha sonora internacional da telenovela brasileira Vale Tudo em 1988 e "Circle in the Sand", a qual se tornou um grande sucesso nas paradas britânicas, as faixas "I Feel Free", cover da banda Cream, "World Without You" e "Love Never Dies" também foram lançadas como singles. O vídeo da faixa "Heaven Is a Place on Earth" foi dirigido pela atriz ganhadora do Oscar Diane Keaton.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Belinda Carlisle». MTV. Consultado em January 26, 2017  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  2. «Belinda Carlisle - Singer». Biography.com. The Biography Channel. Consultado em January 26, 2017  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  3. «Belinda J Carlisle was born on August 17, 1958 in Los Angeles County, California». The California Birth Index. Consultado em January 26, 2017  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  4. Eby, Margaret (June 2, 2010). «"Lips Unsealed": Belinda Carlisle comes clean». Salon. Consultado em January 26, 2017  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  5. «Belinda Carlisle Biography». AskMen.com. Consultado em November 27, 2010  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]