Belinda Carlisle

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Belinda Carlisle (nascida Belinda Kerzcheski,[1] Los Angeles, Califórnia, 16 de Agosto de 1958) é uma cantora estadunidense e ex-integrante da banda de new wave oitentista The Go-Go's. Em carreira solo teve grande promeniência lançando clássicos da música pop como "Mad About You", "Heaven Is a Place on Earth" e "Circle in the Sand", assim como outros grandes sucessos. Em sua carreira solo vendeu mais de 7 milhões de álbuns e singles.

Filha de Howard e Joanne Carlisle a cantora é a primeira dos sete filhos do casal, três irmãos e três irmãs. Belinda foi criada em Thousand Oaks, California, foi líder de torcida e aos 19 anos de idade tinha o sonho de se tornar uma grande estrela.

The Go-Go's[editar | editar código-fonte]

Antes de ingressar na banda Belinda Carlisle integrou uma banda de punk chamada The Germs. Com a sua saída da banda Belinda co-fundou as The Go-Go's (antes chamada de The Misfits), com suas amigas e também musicistas Margot Olaverria, Elissa Bello e Jane Wiedlin. Olaverria e Bello incluíram no grupo Charlotte Caffey, que no futuro viria a trabalhar na carreira solo de Belinda, Kathy Valentine e Gina Shock.As Go-Go's tornaram-se uma das bandas femininas de maior sucesso da década de 1980 e de todos os tempos e uma das primeiras a serem totalmente formada por apenas garotas e estas empresariarem a própria carreira, logo, as integrantes assinaram contrato com a gravadora I.R.S. Records e lançaram o single "We Got the Beat", o qual tornou-se um hino da geração oitentista e despontou nas paradas norte-americanas. O grande sucesso do single gerou o álbum Beauty and the Beat, que rapidamente atingiu a primeira posição da parada de álbuns Billboard 200 e foi aclamado pela crítica e entrou na lista dos 500 Melhores Álbuns de Todos os Tempos da conceituada revista de música Rolling Stone, outro grande do sucesso do álbum foi a faixa "Our Lips Are Sealed". Logo após surgiram os álbuns Vacation em 1982, o qual emplacou a faixa título, e o último disco da banda nos anos 80 Talk Show, lançado em 1984 e que emplacou a faixa "Head Over Heels", por fim a banda dissolveu-se para seguir em projetos solo voltando somente em 2001 com o controverso álbum God Blessed The Go-Go's, o qual trazia as integrantes da banda vestidas como imagens santificadas na capa, o que causou a ira dos religiosos e o descontentamento da crítica e de muitos fãs resultando no fracasso crítico e comercial do disco.

Carreira Solo[editar | editar código-fonte]

Após o término das Go-Go's, em 1985, Belinda Carlisle seguiu em carreira solo trabalhando em parceria com a colega de banda Charlotte Caffey.

Seu primeiro álbum solo saiu em 1986 pela mesma gravadora de sua antiga banda, a I.R.S. Records. O auto-intulado Belinda emplacou o hit de verão "Mad About You", que ficou em 1# lugar na parada de singles do Canadá e em 3# na parada norte-americana Billboard Hot 100 e também foi Top 10 no chart da Austrália, logo o álbum ganhou certificado ouro nos Estados Unidos pela venda de mais 500 mil cópias e também ganhou o certificado de Platina no Canadá. As músicas deste álbum foram executadas exaustivamente em inúmeras trilhas sonoras de filmes como do longa Burglar com Whoopi Goldberg, e Mannequin.

No ano seguinte, Belinda mudou seu visual e se viu influenciada pelo pop dos anos 60 o que inspirou seu segundo álbum solo Heaven on Earth, lançado em Outubro de 1987. O disco foi um grande sucesso e ganhou certificados de Platina nos EUA, Reino Unido e Austrália, o primeiro single "Heaven Is a Place on Earth" tournou-se um hit mundial e emplacou nas primeiras posições dos charts norte-americano e britânico e recebeu uma indicação ao Grammy por Melhor Peformance Vocal Pop Feminina e tornou-se a sua canção assinatura, assim sendo executada incessantemente em filmes e regravadas por inúmeros artistas transformando-se assim e um clássico da música contemporânea. Outros singles de sucesso do álbum foram as faixas "I Get Weak", que fez parte da trilha sonora internacional da telenovela brasileira Vale Tudo em 1988 e "Circle in the Sand", a qual se tornou um grande sucesso nas paradas britânicas, as faixas "I Feel Free", cover da banda Cream, "World Without You" e "Love Never Dies" também foram lançadas como singles. O vídeo da faixa "Heaven Is a Place on Earth" foi dirigido pela atriz ganhadora do Oscar Diane Keaton.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Biography - Belinda Carlisle (em inglês). allmusic. Página visitada em 12 de Março de 2011.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]