Bloco Esportivo Morgenau

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Morgenau
Bloco Esportivo Morgenau.png
Nome Bloco Esportivo Morgenau
Fundação 23 de maio de 1932
Localização Curitiba
editar

O Bloco Esportivo Morgenau foi um clube Brasileiro de futebol da cidade de Curitiba, estado do Paraná[1].

História[editar | editar código-fonte]

O Clube é fundado em 23 de maio de 1932 e o seu nome foi uma homenagem a Vila Morgenau, uma localidade na periferia da cidade de Curitiba do início do século XX. Esta região, atualmente, é onde se encontre o bairro do Cristo Rei.

O B.E. Morgenau era um time tricolor e a sua camisa estampava as cores vermelha, a preta e a branca (muito similar a camisa tradicional do tricolor paulista) e seu campo de futebol era próximo de uma indústria conhecida como fábrica Mimosa, com o nome de Estádio Moysés Lupion.[2]

O Morgenau participou de torneios amadores e também de campeonatos profissionais e de suas equipes saíram atletas que tiveram sucesso em times como o Ferroviário, Atlético Paranaense e Coritiba. Entre as décadas de 1930 e 1940 o Morgenau obteve alguns sucessos como time amador, chegando a ser bicampeão em 1950 e assim resolveu, em 1951, disputar o campeonato da 1º divisão de profissionais do futebol paranaense.[3]

Em sua primeira participação no estadual ficou em 8º lugar entre nove participantes, não tento muito sucesso nos certames em que participou até a década de 1960, sempre ficando em posições intermediarias ou nas últimas colocações. Sua última participação no estadual foi em 1964.

O clube de futebol B.E. Morgenau encerrou suas atividades quando ocorre a fusão do Bloco com a Sociedade Operária Beneficente Recreativa Vila Morgenau, criando assim a Sociedade Morgenau em 20 de maio de 1968. No local em que existia o campo de futebol do Bloco Esportivo foi construído uma das sedes da Sociedade e que, na atualidade, é uma das referências do bairro Cristo Rei, situado de frente para a Avenida Senador Souza Naves.

Títulos[4][editar | editar código-fonte]

O Bloco Esportivo Morgenau obteve, em toda a sua existência, as seguintes conquistas:

Ranking (1ª Divisão) do Campeonato Paranaense[editar | editar código-fonte]

  • Posição – 57º
  • Pontuação – 10

(atualização em ago/2008)

Referências

  1. Morgenau acessado em agosto de 2009
  2. Os gols que não existiram – um “causo” do futebol de antigamente Portal GRPCom - acessado em 28 de dezembro de 2010
  3. História de um Bairro (em português) acessado em julho de 2009
  4. *F.P.F. (em português) acessado em julho de 2009.