Câmara dos Senhores Prussianos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Cámara Alta da Prússia
Estilo dominante Neorrenacentista
Arquiteto Friedrich Schulze
Geografia
Localidade Berlim,  Alemanha
Endereço Leipziger Straße 3
Vista noturna.

Câmara dos Senhores Prussianos/Câmara Alta da Prússia (em alemão: Preußisches Herrenhaus), situada em Berlim, foi a câmara alta do Parlamento da Prússia (Preußischer Landtag) desde 1850 até 1918. Junto com a Câmara Baixa (a Câmara de Representantes ou Abgeordnetenhaus), formava a legislatura bicameral da Prússia.

Reino da Prússia[editar | editar código-fonte]

Inspirada na Câmara dos Lordes do Reino Unido, a Herrenhaus foi criada depois da Revolução de 1848 com a adoção da Constituição do Reino da Prússia imposta pelo Rei Federico Guillerme IV em 31 de Janeiro de 1850.

Aos membros da Câmara Alta denominava-se-lhes "Par", ou oficialmente "Membro da Câmara Alta da Prússia" (Mitglieder dês preußischen Herrenhauses, abreviado: MdH). A Câmara compunha-se de pares hereditários, pares vitalicios designados pelo Rei da Prússia, pares em virtude de sua posição, respresentantes de cidades e universidades… A maioria dos membros eram nobres, ainda que também tivesse burgueses, especialmente entre os representantes de cidades e universidades. A composição da câmara era a seguinte:

  • Príncipes da Casa Real de Hohenzollern que tinham atingido a maioria de idade
  • Membros com direitos hereditários:
  • Membros vitalícios:
    • Titulares dos quatro Grandes Nomeados da Corte (große Hofämter): administrador do Estado (Landhofmeister), chanceler (Kanzler), marechal (Obermarschall) e burgrave (Oberburggraf).
    • Membros de Confiança do Rei: Estes podiam ser nobres ou burgueses, e incluíam generais, almirantes, altos servidores públicos do Governo, líderes empresariais e filántropos.
    • Membros chamados em representação: Eram principalmente donos de propriedades nobiliárias, representantes de universidades e prefeitos de cidades com o direito de representação.

Estado Livre da Prússia[editar | editar código-fonte]

Com a Revolução de Novembro de 1918 e a queda da Monarquia Hohenzollern por causa da Primeira Guerra Mundial, a Câmara Alta da Prússia foi dissolvida pelo governo do Presidente Paul Hirsch. Segundo a constituição de 1920 do Estado Livre da Prússia, substituiu-a o Staatsrat (Conselho de Estado) de representantes delegados pelos Landtag provinciais. O prefeito de Colônia, Konrad Adenauer, foi presidente do Conselho de Estado desde 1921 até a Machtergreifung nazista de 1933.

História[editar | editar código-fonte]

Antiga residência de Mendelssohn, no 3 de Leipziger Straße, dantes de 1898.

Desde 1856 a Câmara Alta reunia-se num palácio barroco situado no número 3 de Leipziger Straße, para perto de Leipziger Platz, antigamente propriedade do comerciante Johann Ernst Gotzkowsky (1710-1775) e sede da Real Fábrica de Porcelana desde 1763. Em 1825 comprou-o Abraham Mendelssohn Bartholdy (1776-1835), pai de Felix e Fanny Mendelssohn. No verão de 1826, o jovem Felix Mendelssohn escreveu seu obertura O sonho de uma noite de verão, que estreou na casa de seu pai.

Após o Estado prusiano comprar o edifício em 1856, se usou para as reuniões do Reichstag da Confederação Alemã do Norte de 1867 até 1870. Depois da unificação alemã de 1871, se reconstruiu o edifício vizinho no número 4 de Leipziger Straße e o converteu na sede do Reichstag do Império Alemão, antes de que se transladasse ao novo Edifício do Reichstag em 1894. Os edifícios dos números 3 e 4 de Leipziger Straße foram demolidos em 1898 para permitir a construção de um novo edifício para a Câmara Alta.

Em 1904 completou-se o edifício Herrenhaus, de estilo neorrenacentista, desenhado pelo arquitecto Friedrich Schulze. Schulze também tinha construído o adjacente Abgeordnetenhaus em Prinz-Albrecht-Straße entre 1892 e 1898. Os dois edifícios estavam ligados por um asa trasera, que permitia aos deputados se mover livremente entre ambas câmaras. Desde 1993, o Abgeordnetenhaus é a sede da Câmara de Deputados de Berlim.

Sede do Conselho de Estado prusiano de 1921 até 1933, o antigo edifício da Herrenhaus serviu desde 1933 como sede da fundação Preußenhaus de Hermann Göring. Em 1934 inaugurou-se a Corte do Povo (Volksgerichtshof) e ao ano seguinte construiu-se o vizinho Ministério de Aviação. Nesse mesmo ano, foi reformado como o prestigioso Haus der Flieger da sede de Göring.

Duramente danificado pelos bombardeios aliados e a Batalha de Berlim, o edifício foi restaurado depois da guerra e, desde 1946, foi sede da Academia de Ciências de Alemanha Oriental. Desde o ano 2000, aloja de novo as sessões parlamentares do Conselho Federal (Bundesrat) de Alemanha.

Referências culturais[editar | editar código-fonte]

Uma das personagens de Crime e castigo de Fyodor Dostoevsky faz referência à Câmara Alta da Prússia quando fala sobre a irmã da personagem principal.

Veja também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Câmara dos Senhores Prussianos