Cao Xueqin

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Cao Xueqin
Estátua de Cao Xueqin no Jardim Botânico de Pequim.
Morte
Nacionalidade chinesa
Ocupação escritor

Cao Xueqin foi um escritor chinês do século XVIII. Foi o autor de O Sonho da Câmara Vermelha, o romance mais importante escrito na língua chinesa de todos os tempos.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Muito pouco se sabe da vida de Cao Xueqin, uma vez que este somente veio a alcançar fama após sua morte, sendo que até mesmo as datas de nascimento e óbito de Cao continuam a ser motivos de discussão entre os acadêmicos.

Cao viveu a parte final de sua vida em Pequim, em condições de pobreza, sustentando-se apenas com a venda de suas pinturas. Aparentemente, dedicou-se durante dez anos à produção de O Sonho da Câmara Vermelha, obra que deixou praticamente pronta antes de morrer. Faleceu em 1763 ou 1764, subitamente, deixando esposa e, ao que tudo indica, pelo menos um filho.

Publicação[editar | editar código-fonte]

Em 1791, Cheng Weiyuan e Gao E publicaram a primeira edição de O Sonho Da Câmara Vermelha, sendo que esta foi logo sucedida por uma reimpressão no ano seguinte que já trazia novas revisões. Com o passar dos anos, e mais tarde dos séculos, o livro se tornou um sucesso, alcançando a marca extraordinária de 100 milhões de impressões.

Referências[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre literatura é um esboço relacionado ao Projeto Literatura. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Cao Xueqin