Caprimulgidae

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde agosto de 2015)
Por favor, melhore este artigo inserindo fontes no corpo do texto quando necessário.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaCaprimulgidae
Caprimulgus europaeus.jpg

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Caprimulgiformes
Família: Caprimulgidae
Géneros
Ver texto.

Caprimulgidae é uma família de aves caprimulgiformes que inclui os animais conhecidos como bacurau ou curiango no Brasil e noitibó na Europa. São aves noturnas, de asas longas e pernas curtas, que normalmente fazem o ninho perto do chão e que se alimentam de insectos como traças e mosquitos. Os membros deste grupo estão distribuídos por todo o globo.

Os caprimulgídeos são aves pouco conhecidas, sobretudo devido aos seus hábitos noturnos. Porém, estão espalhadas por todo o planeta, principalmente nas regiões quentes. Também são conhecidos como "engole-ventos" por causa de seu hábito de alimentação, no qual voa baixo com o bico aberto tentando apanhar insetos. Costumam viver perto de rebanhos, os quais garantem grande concentração de insetos.

Não constroem ninhos, enterram os ovos sobre palhas e folhas. Sua plumagem é acinzentada e seu canto é um grito penetrante que, com intervalos de tempo, é repetido durante horas pela noite.

Géneros[editar | editar código-fonte]

Algumas espécies[editar | editar código-fonte]

Referências

  • «Nightjars». IOC World Bird List (em inglês). International Ornithologists’ Union. Consultado em 10 de novembro de 2012 


Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Imagens e media no Commons
Wikispecies Diretório no Wikispecies
Ícone de esboço Este artigo sobre Aves, integrado no Projeto Aves é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.