Catarina, Duquesa de Kent

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Catarina
Duquesa de Kent
Catarina no Trooping the Colour em junho de 2013
Marido Eduardo, Duque de Kent
Descendência Jorge Windsor, Conde de St. Andrews
Helen Taylor
Nicholas Windsor
Casa Hovingham Hall (por nascmento)
Windsor (por casamento)
Nome completo
Catarina Lúcia Maria Worsley
Nascimento 22 de janeiro de 1933 (84 anos)
  Hovingham, North Yorkshire, Reino Unido
Pai William Worsley
Mãe Joyce Morgan Brunner
Brasão

Catarina Lúcia Maria Worsley (Hovingham, 22 de janeiro de 1933) é a esposa do príncipe Eduardo, Duque de Kent, neto do rei Jorge V do Reino Unido e da rainha Maria de Teck. Ela e o marido realizam tarefas reais em nome da rainha Isabel II.

A Duquesa de Kent chamou atenção por sua conversão ao catolicismo em 1994. Associada com o mundo da música, ela tem participado de muitos coros. Ela também é bastante conhecida por entregar os troféus nas competições anuais do Torneio de Wimbledon, um papel que ela herdou de sua sogra, a falecida princesa Marina.

As maneiras informais e entusiasmadas da duquesa conquistaram muitos admiradores; em 2002, ela voluntariamente renunciou ao estilo de Alteza Real, embora continue a ser estilizada como tal nos círculos reais. Katharine prefere ser chamada de Katharine Kent ou Katharine, Duquesa de Kent, um estilo usualmente reservado para ex-esposas de nobres britânicos.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Katharine Lucy Mary Worsley nasceu em Hovingham Hall, Yorkshire. Era a única filha de sir William Worsley, 4° baronete, e de sua esposa, Joyce Morgan, filha de sir John Fowler Brunner e neta de sir John Tomlinson Brunner, o fundador da Brunner Mond, que mais tarde se tornou o produtor químico ICI.

Ela foi educada em Queen Margaret's School perto de York e em Runton Hill School em Norfolk. Na escola, foi introduzida à música, aprendendo a tocar piano, órgão e violino. Ela mais tarde trabalhou por algum tempo como babá e num jardim de infância em Londres. Katharine falhou em sua admissão para a Real Academia de Música, mas foi, como seus irmãos, para a Universidade de Oxford, devotando parte de seu tempo à música.

No dia 8 de junho de 1961, Katharine Worsley casou-se com o príncipe Eduardo de Kent, o filho mais velho do príncipe George, Duque de Kent e da princesa Marina da Grécia e Dinamarca, no Monastério de York. Depois da cerimônia, ela foi estilizada Sua Alteza Real A Duquesa de Kent.

O duque e a duquesa de Kent tiveram três filhos:

O casal teve uma criança natimorta em 1977. A perda causou uma depressão profunda à duquesa, que falou sobre o assunto publicamente.

Títulos e estilos[editar | editar código-fonte]

  • 22 de fevereiro de 1933 - 08 de junho de 1961: Senhorita Catarina Worsley
  • 8 de junho de 1961 - presente: Sua Alteza Real a Duquesa de Kent

Ascendência[editar | editar código-fonte]

Catarina é um descendente de Oliver Cromwell (25 de abril de 1599 - 03 de setembro de 1658), primeiro Lorde Protetor da comunidade de Inglaterra, Escócia e Irlanda (1653-1658), por sua última filha Frances Cromwell (1638-1720), através dos Russells, os Franklands e os Worsleys.