Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) é uma Organização Militar (OM) do Comando da Aeronáutica (COMAER) diretamente subordinada ao Comandante da Aeronáutica. O CENIPA é responsável pelas atividades de investigação e prevenção dos acidentes aeronáuticos que ocorram em território brasileiro. Sua sede fica em Brasília.

Histórico[editar | editar código-fonte]

  • 1951 - É criado o Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER).
  • 1971 - É criado o CENIPA, com a função de atuar como órgão central do SIPAER.

Laboratório de destroços[editar | editar código-fonte]

O CENIPA possui um Laboratório de Destroços,[1] espaço que contém peças de aeronaves acidentadas[2] e que é utilizado pela Divisão de Formação e Aperfeiçoamento (DFA) para treinamento nos cursos de segurança de voo[3] e de formação de investigadores de acidentes aeronáuticos[4] [2]

Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo (LabData)[editar | editar código-fonte]

É responsável pela leitura e interpretação de áudio e dados contidos na memória das caixas-pretas – como são chamados popularmente os gravadores de voo (CVR, FDR ou Comb). Essas informações são usadas na investigação de acidentes e incidentes aeronáuticos, aplicada na prevenção.

Formação e Aperfeiçoamento[editar | editar código-fonte]

O CENIPA oferta anualmente, cerca de 20 cursos, presenciais e a distância. Os cursos são gratuitos, destinados aos profissionais que trabalham na área aeronáutica e são voltados principalmente para a área de prevenção de acidentes aeronáuticos nas áreas de tráfego aéreo, aeroportos, fatores humanos, fatores materiais e manutenção de aeronaves. Há ainda um curso voltado exclusivamente para a formação de investigadores para o SIPAER.

Serviços Regionais de Investigação e Prevenção de Acidentes[editar | editar código-fonte]

Os Serviços Regionais de Investigação e Prevenção de Acidentes (SERIPA) são organizações regionais que realizam a investigação de acidentes e incidentes em respectivas áreas do país. Os SERIPAS são estruturados na seguinte forma:

SERIPA 1 - Abrange os Estados do Maranhão e Amapá;

SERIPA 2 - Abrange a região Nordeste do país (exceto Maranhão);

SERIPA 3 - Abrange os Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo;

SERIPA 4 - Abrange os Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul;

SERIPA 5 - Abrange a região sul do país;

SERIPA 6 - Abrange os Estados do Tocantins, Goiás, Mato Grosso e Distrito Federal;

SERIPA 7 - Abrange a região Norte do país (exceto Amapá).

Referências

  1. Organograma do CENIPA. Acesso em 2 de novembro de 2013.
  2. a b BRASIL. COMAER. CENIPA. Militares do Exército conhecem atividades do CENIPA. Brasília. Acesso em 2 de novembro de 2013.
  3. BRASIL. COMAER. CENIPA. Poder Judiciário debate segurança de voo com o CENIPA. Brasília. Acesso em 2 de novembro de 2013.
  4. BRASIL. COMAER. CENIPA. Vice-Comandante da Aeronáutica da China visita o CENIPA. Brasília. Acesso em 2 de novembro de 2013.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre aviação, integrado ao Projeto Aviação, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.