Congresso dos Estudantes de Ciência e Engenharia de Materiais do Mercosul

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Congresso dos Estudantes de Ciência e Engenharia de Materiais do Mercosul (CECEMM) é um evento que tem sido realizado desde 1999 pelos estudantes de graduação em Engenharia de Materiais e ciências dos materiais de diferentes universidades do Mercosul, graças à parceria firmada entre universidades, estudantes, empresas e profissionais da área.

O congresso visa divulgar e debater a Ciência e Engenharia de Materiais entre estudantes e profissionais, além de estreitar as relações entre estudantes e empresas em um ambiente de integração.

Edições[editar | editar código-fonte]

A cada ano o evento é realizado em uma faculdade diferente. A anfitriã se responsabiliza pela organização do congresso em todos os âmbitos: programação científica, infraestrutura e logística. A integração dos estudantes da instituição é uma característica fundamental para o sucesso alcançado.

As edições foram as seguintes:

X CECEMM[editar | editar código-fonte]

Com o lema "Tradição e Inovação", o Décimo Congresso dos Estudantes de Ciência e Engenharia de Materiais do Mercosul foi realizado na Universidade Federal de São Carlos em 2008, contou com a participação de diversos professores do Departamento de Engenharia de Materias, profissionais de diversas empresas e congressistas de mais de 20 Universidades brasileiras e de outros países da América do Sul. Com um total de 10 mini-cursos, diversas palestras e visitas técnicas em 9 empresas da região, o Congresso foi um sucesso.

XI CECEMM[editar | editar código-fonte]

A realização do XI CECEMM no campus de Guaratinguetá, no estado de São Paulo, da Universidade Estadual PaulistaJúlio de Mesquita Filho” está fundamentada na preocupação do Curso de Engenharia de Materiais, com o objetivo de integrar uma grande gama de conhecimentos científicos, tecnológicos e sociais na formação de seus alunos. O evento visa divulgar com repercussão nacional e internacional, nos países do Mercosul, a excelência dos discentes desse curso. Pretende-se atingir esse objetivo através da participação de estudantes, profissionais, professores e empresas no Congresso, focando suas atenções no grande pólo industrial de São Paulo.

A décima primeira edição do evento teve patrocínio da TenarisConfab, fornecedora de tubos de aço soldados para a indústria energética.[1]

Durante o congresso foi também apresentada a mais recente inovação da área têxtil da empresa Rhodia, como sendo o tema principal da palestra da pesquisadora Tarcis Bastos.[2]

XIII CECEMM[editar | editar código-fonte]

Em 2011, pela primeira vez, a Cidade Maravilhosa receberá o evento. Organizado pelos alunos do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais (DMM) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o evento será realizado no Campus da Ilha do Fundão, principal da UFRJ.

XV CECEMM[editar | editar código-fonte]

Sendo sede pela segunda vez, a Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá - FEG/UNESP vai proporcionar ao congressistas diversas atividades relacionadas com a engenharia e a ciência dos materiais com palestras, workshops, visitas técnicas as empresas situadas no vale do paraíba e entre outros eventos na semana que será realizado o congresso.

XX CECEMM[editar | editar código-fonte]

Em sua vigésima edição, o congresso retorna à Universidade Federal de São Carlos.

Programação Científica[editar | editar código-fonte]

O evento conta com diversas palestras e mini-cursos, para aprofundamento das mais diferentes áreas da Engenharia de Materiais. Eles são ministrados por professores e profissionais na área.

As visitas técnicas são realizadas nas empresas parceiras, localizadas na região e nos principais pólos localizados próximos à universidade anfitriã.

Ainda, no congresso há apresentação de trabalhos em pôster e oralmente, caso haja interesse do congressista e se este for aceito após avaliação realizada.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]