Congresso

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Merge-arrows 2.svg
Foi proposta a fusão deste artigo ou se(c)ção com Parlamento (pode-se discutir o procedimento aqui). (desde setembro de 2015)
Disambig grey.svg Nota: Se procura reunião entre lideres, veja Cimeira.
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

O Congresso, em determinados países de regime republicano, é o parlamento de instância nacional (ou federal).

No Brasil, o Congresso é o Poder Legislativo do país, composto pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal.

Na República Popular da China, o Congresso é o maior órgão legislativo do país.

Nos Estados Unidos, o Congresso é o equivalente a um parlamento. É formado por duas seções: a Câmara de Representantes e o Senado. Como aquele país é uma federação, existe um Congresso Federal, na cidade de Washington e um em cada estado, também com a mesma composição. O edifício onde se reúnem os Congressos chama-se normalmente Capitólio.

Via de regra, em sistemas federativos, o congresso é bicameral - caso do Brasil - com uma representatividade dupla: o povo, na Câmara baixa, e as Unidades da Federação na Câmara alta, que, no Brasil são, respectivamente, a Câmara dos Deputados e o Senado Federal.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Wikcionário
O Wikcionário possui o verbete congresso.
Ícone de esboço Este artigo sobre política ou um cientista político é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.