Sociocracia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Sociocracia é um sistema de governo no qual as decisões são tomadas considerando-se a opinião dos indivíduos de sua sociedade.[1] Assim, as medidas governamentais receberiam sempre a consulta popular. Na Sociocracia uma sociedade atua como organismo vivo, sempre opinando e decidindo. É a forma de governo onde a soberania é exercida pela sociedade como um todo, não apenas por algumas de suas partes, na procura da melhor decisão para o conjunto da sociedade, ou no mínimo obtendo o consentimento dos que não concordarem com os pontos de vista da maioria. O poder decisório é exercido diretamente pela sociedade que substitui o parlamento. É fundamental na sociocracia o princípio de auto-organização, assentado nas teorias sistêmicas de inteligência coletiva.

O termo sociocracia foi cunhado por Augusto Comte na primeira metade do século XIX.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Buck, John and Sharon Villines (2007). We the People: Consenting to a Deeper Democracy, A Guide to Sociocratic Principles and Methods Sociocracy.info Press [S.l.] ISBN 978-0-9792827-0-6. 
  • Charest, Gilles (2007). La démocratie se meurt, vive la sociocratie [Democracy Is Dead, Long Live Sociocracy] Edizioni Esserci [S.l.] ISBN 88-87178-72-0. 
  • Endenburg, Gerard (1998). Sociocracy: The organization of decision-making Eburon [S.l.] ISBN 90-5166-605-5. 
  • Endenburg, Gerard (1998). Sociocracy As Social Design Eburon [S.l.] ISBN 90-5166-604-7. 

Referências

  1. Buck, John; Villines, Sharon (2007). We the People: Consenting to a Deeper Democracy First edition, second printing with corrections ed. (Washington DC: Sociocracy.info Press). pp. 31, 39. ISBN 978-0-9792827-0-6<!—None—> 

Ligação externa[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre política ou um cientista político é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.